A Disciplina Positiva tem como princípio uma educação mais gentil e firme com os filhos. Ajuda as crianças a parar com comportamentos ruins e ensina-lhes autodisciplina, responsabilidade, cooperação e habilidades de resolução de problemas. Porém, como aplicar a disciplina positiva na prática?
Disciplina Positiva na Prática: Uma educação mais gentil e firme com os filhos
A disciplina positiva consiste em não ser permissivo, nem rígido, mas um equilíbrio: ser gentil e firme ao mesmo tempo. Eliminar a rigidez e a punição em um lar, não consiste em deixar o filho fazer o que quiser, mas fortalecer a responsabilidade e oferecer escolhas limitadas. Quando as crianças têm alguma escolha, elas se sentem mais fortalecidas e gera conexão.
Existem quatro critérios para uma disciplina positiva efetiva:
1. Seja gentil e firme ao mesmo tempo.
2. Ajuda as crianças a desenvolverem um senso de aceitação e de importância.
3. É efetiva a longo prazo, ao contrário da punição, por exemplo que funciona a curto prazo.
4. Ensina habilidades de vida valiosas na formação de um bom caráter, como respeito, preocupação com os outros, resolução de problemas, responsabilidade, contribuição e cooperação.
Não podemos esquecer, que crianças são crianças. Portanto, pensam como crianças e seus cérebros estão em desenvolvimento. Precisam muito do apoio dos adultos no ajustamento do seu comportamento e regulação das emoções e não apenas serem criticadas em um comportamento desajustado.
Conta para a gente, como você aplica a disciplina positiva na sua casa?
Leia mais: