Como criar crianças curiosas?

mar 29, 2022 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Por vezes, as crianças parecem curiosas por natureza, não é mesmo? Vira e mexe, elas estão explorando o ambiente, fazendo novos amigos e realizando inúmeras descobertas. E, claro, não podemos nos esquecer da fase das muitas e muitas perguntas! De fato, a curiosidade abre as portas para novos conhecimentos e incentiva o prazer em aprender. Nesse sentido, é indispensável valorizar e, principalmente, estimular a curiosidade dos pequenos e pequenas! Mas, então, como criar crianças curiosas? 🔎😊 Se você também quer saber a resposta para essa pergunta, acompanhe o texto abaixo e descubra agora mesmo!

Leia mais:
👉 Como trabalhar a empatia com crianças?
👉 Qual a importância da educação ambiental para crianças?
👉 Meninas felizes, mulheres seguras: 10 coisas que você pode fazer por sua filha

Por que a curiosidade é importante?

A curiosidade é bastante importante para o desenvolvimento infantil. Afinal, uma criança curiosa se desafia a aprender e não costuma desistir facilmente frente às dificuldades, por exemplo. Assim, a curiosidade pode ser vista como um verdadeiro motor para o conhecimento!

Inclusive, há muitos especialistas que afirmam que a curiosidade é tão importante quanto a inteligência. ⚡ De acordo com testes de leitura e matemática aplicados pela Universidade de Michigan, por exemplo, aquelas crianças que mais fazem perguntas têm um desempenho superior em relação aos colegas. Incrível, não é mesmo?

Pensando nisso, o desafio de criar crianças curiosas deve ser compartilhado por toda a sociedade: pais, mães, responsáveis e também educadores devem ter a missão de estimular a curiosidade dos pequenos e pequenas. Dessa maneira, ao motivar os alunos e alunas a fazer novas descobertas, incentivamos também o aprendizado e preparamos nossas crianças para o futuro!

Como criar crianças curiosas?

Diante de tudo isso, como é possível despertar a curiosidade dos pequenos e pequenas no dia a dia da família? 🤔 Confira a seguir cinco iniciativas!

Massinha de modelar

Já bem conhecida dos pequenos e pequenas, a massinha de modelar funciona muito bem na hora de brincar e despertar a curiosidade! Isso porque o manuseio da massinha motiva a criançada a interagir com diferentes formatos e tamanhos, estimulando as percepções sensoriais.

Ainda, com a massinha de modelar, os dedinhos ágeis das crianças irão mexer com um material diferente daqueles que estão acostumados. Além de barata, é também uma brincadeira prática e diretamente relacionada à aprendizagem criativa. Uma outra dica legal é juntar palitinhos de fósforo e botões, para estimular ainda mais os pequenos e pequenas a usarem a imaginação na construção de formas inusitadas!

🌈 Que tal fazer a sua própria massinha de modelar em casa? Aprenda!

Coleções

Se a sua criança também é uma pequena exploradora, que tal sugerir a criação de coleções? Juntos, vocês podem colecionar livros infantis, gibis, carrinhos de brinquedo, figurinhas, conchas, bonecas ou qualquer coisa das quais as crianças gostem muito!

As coleções podem aguçar o interesse dos pequenos e pequenas, que passam a pesquisar mais sobre esses objetos e até conversar sobre eles com outras pessoas. Dessa maneira, ter uma coleção também incentiva a curiosidade e a atenção das crianças.

O Reizinho Mandou!

Nessa brincadeira, o adulto interpreta o reizinho 👑, que pede aos súditos (no caso, as crianças) que percorram o ambiente e tragam, o mais rápido possível, certos objetos. Por exemplo, chinelo, folha de árvore, balas, livros de histórias, um enfeite de Natal ou até mesmo uma outra pessoa que esteja naquele espaço (a vovó, o vovô ou a titia, quem sabe!).

Pouco a pouco, o reizinho recebe as suas encomendas. E ganha o jogo quem trouxer mais objetos ao final das partidas! Assim, O Reizinho Mandou! é uma atividade lúdica, que permite divertimento e estimula a agilidade, a curiosidade e a competição saudável entre os pequenos e pequenas.

Trilha de Pistas

Foi dada a largada! 🏁 Aqui, as crianças devem percorrer uma trilha de pedaços de papel ou flechas desenhadas pelo chão, que vão mostrando a direção a ser percorrida pelos participantes. Contudo, em vários trechos do caminho, podem ser dadas pistas, que facilitam alcançar o alvo final.

Ao final da trilha de pistas, os pequenos e pequenos encontram um tesouro! Que pode ser um presentinho, como um ingresso pro cinema ou circo, ou moedas para os seus cofrinhos. A brincadeira é antiga e interessante. Afinal, as crianças adoram e ficam entusiasmadas cada vez que avançam nesse caminho até a chegada ao objetivo.

Além disso, a trilha de pistas é uma atividade que aumenta a autoestima, a independência e incentiva o raciocínio lógico. E isso tudo também colabora para a curiosidade!

Leitura e escrita

Sabemos que para aumentar a bagagem cultural, as habilidades socioemocionais e o repertório das crianças, a leitura é indispensável, não é mesmo? No entanto, você pode ir além e não apenas estimular o hábito da leitura, como ainda pedir para as crianças contarem sobre o que leram, seja em voz alta ou escrevendo!

Em seguida, elas também podem escrever se já fizeram algo parecido ou vivenciaram uma situação semelhante, por exemplo. Afinal, além de estimular a linguagem, a escrita é uma maneira de expressar os sentimentos e emoções. E então, a curiosidade se desenvolve naturalmente neste processo!

Para finalizar, outra opção incrível para os pequenos e pequenas são os jogos literários, já que são atividades lúdicas que propõem brincadeiras, tarefas e exercícios. É o caso dos diários interativos, das folhas de atividades e caixas de histórias, por exemplo, que incentivam o desenvolvimento de habilidades enquanto divertem as crianças!

📚 Leia mais: Qual a relação entre leitura e alfabetização?

Dicas da Leiturinha para criar crianças curiosas

Que tal encorajar ainda mais a curiosidade das crianças com livros e jogos divertidos, educativos e cheios de perguntas? Na Loja Leiturinha você encontra várias opções que vão agradar em cheio os pequenos e pequenas! Por isso, confira abaixo algumas indicações para criar crianças curiosas:

O Que São Germes?

O Que São Germes

O que são germes? Como eles se espalham? E como os medicamentos nos ajudam? 🤧 Se você ainda se questiona sobre como criar crianças curiosas, vai amar desvendar esse livrinho incrível junto aos seus pequenos ou pequenas!

Com o livro O Que São Germes, será possível ver mais de perto as bactérias e os vírus, em uma fascinante introdução aos germes e à higiene! Além disso, o livro contém 30 abas para levantar e dicas sobre como lavar as mãos e se manter saudável, por exemplo.

👉 Clique aqui para ver o livro “O Que São Germes?” na Loja Leiturinha!

Destrua Este Diário

Destrua Este Diário

Um diário costuma servir para anotar ideias, memórias ou registros do cotidiano. Contudo, Keri Smith, ilustradora e artista canadense, inventou um tipo diferente de diário, que exige do usuário uma interação mais lúdica e inusitada!

Com a proposta de estimular a criatividade e questionar convenções sobre a forma como lidamos com os objetos, Destrua Este Diário nos convida a rasgar páginas, rabiscar, pintar fora das linhas, manchar e até mesmo levar o livro para o banho. 💥 É ou não é uma ótima ideia para incentivar a curiosidade das crianças?

👉 Clique aqui para comprar o livro “Destrua Este Diário” na Loja Leiturinha!

Tem Criança Na Cozinha – Culinária Divertida

Tem Criança Na Cozinha - Culinária Divertida

Que tal conhecer as receitas dos chefs do Tem Criança Na Cozinha e dar o toque especial da sua família para cada uma? Cozinhar é uma atividade que pode despertar a curiosidade dos pequenos e pequenas! Por isso, coloquem a mão na massa, aprendam truques incríveis e descubram curiosidades sobre os alimentos. E não se esqueçam de reunir os amigos para compartilhar sabores e descobertas!

No livro Tem Criança Na Cozinha – Culinária Divertida, as receitas são explicadas com um passo a passo simples, para que os pratos saiam deliciosos! 🍳 E lembrem-se de usar os adesivos para indicar suas receitas favoritas ou as que fizeram mais sucesso com a família. Cada momento com as crianças na cozinha será inesquecível, temos certeza!

👉 Clique aqui para saber mais sobre o livro “Tem Criança na Cozinha – Culinária Divertida” na Loja Leiturinha!

Construa Os Seus Próprios Animais Mecânicos

Construa Os Seus Próprios Animais Mecânicos

As crianças vão amar brincar e aprender com Construa Os Seus Próprios Animais Mecânicos, um livro interativo que ensina os pequenos e pequenas a produzirem vários animais! Para isso, as crianças devem seguir o passo a passo. E o livro conta ainda com vários acessórios, que deixam os animais mecânicos ainda mais legais, reais e divertidos!

👉 Clique aqui para conferir o livro “Construa Os Seus Próprios Animais Mecânicos” na Loja Leiturinha!

Você gostou das dicas da Leiturinha para criar crianças curiosas? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias em família? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais