10 coisas que não podem faltar na sua lista de resoluções de Ano Novo

por | dez 28, 2020 | 3 Comentários

Praticar mais exercícios, reclamar menos, se alimentar melhor… É, mais um ano está chegando ao fim! Com isso, também entram em cena todos os desejos para o novo ano que se inicia. O clima de renovação e recomeço contagia a todos! E não há quem resista na hora de fazer a sua lista de resoluções de Ano Novo, não é mesmo?

Afinal, fim de ano é tempo de refletir sobre tudo o que passou e fazer um balanço dos melhores e piores momentos nesses 365 dias que se passaram. É tempo de agradecer e tomar fôlego para o ano novinho em folha que nos espera! Vamos lá?

10 coisas que não podem faltar na sua lista de resoluções de Ano Novo

Para ajudar você a fazer sua própria lista de resoluções de Ano Novo, nós elencamos aqui 10 coisas que não podem ficar de fora das suas metas para o próximo ano. Confira!

1. Conhecer um lugar novo

Que tal conhecer um espaço diferente? E nem precisa gastar muito dinheiro viajando para longe não… Você já parou para pensar na quantidade de lugares pertinho de você, que você tem vontade de conhecer, mas nunca consegue por causa da correria do dia a dia? Ou porque sempre pensa “depois eu volto”, mas na verdade nunca volta? A biblioteca da cidade, um parque ou praça, por exemplo. Liste cada um desses lugares e se organize para conhecê-los neste próximo ano. Com segurança e proteção, é claro!

2. Cuidar mais de você mesmo(a)

Por falar em correria do dia a dia, temos uma pergunta! Quantas vezes você deixou a sua saúde mental e física de lado neste ano que passou? Seja para trabalhar mais ou porque a rotina estava muito desorganizada. Infelizmente, é comum negligenciarmos nosso próprio bem-estar. No entanto, precisamos entender que o autocuidado é fundamental. Inclusive, para que possamos trabalhar melhor, cuidar melhor e viver melhor! Por isso, se alimente bem, durma mais, se exercite, respeite seus limites e dedique ao menos alguns minutos por dia para você mesmo(a), fazendo o que você gosta!

3. Aprender coisas novas

Uma receita, um idioma, uma dança, um esporte… Aprender coisas novas é super importante para mantermos nosso cérebro ativo, sairmos da zona de conforto, nos divertirmos e nos reinventarmos! Sempre quis tocar um instrumento ou aprender a nadar? Que tal deixar a vontade de lado e partir para a ação este ano? Você pode se inscrever em alguma aula, fazer um curso on-line ou até mesmo testar uma receita nova junto com seu pequeno ou pequena!

4. Criar memórias inesquecíveis com as crianças

A infância passa muito rápido, e as crianças crescem em um piscar de olhos! Pensando nisso, que tal criar lembranças especiais com os pequenos e pequenas? O que importa é estar presente, aproveitando cada momento e fortalecendo os vínculos de afeto entre a família. Vale cozinhar uma receita de família, assistir a um filme clássico, passar um dia inteirinho juntos e por aí vai!

Quer dicas incríveis para criar momentos marcantes com seus filhos? Conheça o livro 101 Coisas Para Fazer Com As Crianças Antes Que Elas Cresçam! Um livro especial para se viver ao lado dos pequenos e pequenas, disponível na Loja Leiturinha!

5. Não se cobrar tanto

Sabemos o quanto pode ser difícil lidar com as cobranças que nos cercam, seja no trabalho ou na família. O tempo todo somos cobrados para sermos excelentes profissionais, pais/mães perfeitos(as), filhos(as) ideais, bons(as) maridos/esposas… São muitos os papeis e existem expectativas demais. Contudo, é muito importante colocarmos limites nas cobranças dos outros em relação a nós. E, principalmente, nas nossas próprias cobranças em relação a nós mesmos. Portanto, entre as suas resoluções de ano novo, inclua ser mais gentil com você mesmo(a), respeitando seus limites e não se cobrando tanto.

6. Plantar uma árvore

Por mais clichê e singelo que possa parecer, plantar uma árvore é um grande gesto! Em tempos de escassez e descuido com nossa natureza, preservar o verde à nossa volta é um ato fundamental. Você pode combinar de plantar uma árvore com seu filho ou filha durante este novo ano, além de descobrir as outras diversas formas de cuidar do meio ambiente!

7. Ler mais

Ler é uma atividade prazerosa e muito benéfica em todas as etapas de nossas vidas. Por isso, acrescentar essa meta na sua lista de resoluções de Ano Novo é algo que irá lhe trazer diversos benefícios! Além de conhecer obras e autores incríveis (sejam eles antigos ou atuais), ler é uma ótima maneira de viajar sem sair do lugar! Sem falar que essa meta pode (e deve!) incluir ler mais histórias para seu pequeno ou pequena também. Assim, você incentiva o hábito da leitura e o inclui na rotina das crianças desde cedo, proporcionando deliciosos momentos de leitura e afeto em família.

Que tal viver as melhores histórias com as crianças? Faça parte do maior clube de livros infantis do Brasil! O livro ideal para seu pequeno ou pequena, todo mês na sua casa. Conheça agora mesmo o Clube Leiturinha!

8. Valorizar o que realmente importa

Por mais que a gente sempre tente, valorizar o que realmente importa não é fácil. Em tempos de muito materialismo e superficialidade, saber dar valor aos afetos, momentos e pequenos gestos do nosso cotidiano não é uma tarefa tão simples. De fato, é preciso estar sempre atento(a) para zelar e valorizar as pessoas que amamos, os momentos especiais com nossos entes e amigos queridos, ou mesmo quando estamos fazendo algo que realmente nos faz feliz. Portanto, que no próximo ano você não só reconheça as coisas de verdadeiro valor em sua vida, mas saiba aproveitá-las e ser grato(a) por cada uma delas!

9. Dizer e mostrar o que sente

Muitas vezes, deixamos de dizer o que realmente pensamos ou sentimos, por medo, vergonha ou pressa, por exemplo. Seja algo bom ou ruim, expressar o que sentimos é fundamental para nos relacionarmos melhor com os outros e com nós mesmos. Então, coloque como uma de suas metas aprender a expressar melhor seus sentimentos. Isto é, dizer o que incomoda e também o que agrada. Falar “eu te amo”, “desculpe”, “sinto sua falta”, “preciso da sua ajuda” e “não faça mais isso”. São coisas tão simples, mas que nos custam dizer. Inclusive, por orgulho ou por não acharmos que isso é importante. Libere suas emoções e trabalhe sua inteligência emocional. Dessa forma, você também incentiva e ajuda seu pequeno ou pequena a fazer isso também!

10. Viver mais momentos em família!

Definitivamente, 2020 não foi um ano fácil, não é mesmo? Por isso, esperamos que o próximo ano seja ainda mais recheado de momentos em família! Seja para ler junto, passear, viajar, cozinhar, brincar, estudar ou mesmo para não fazer nada! Este ano aprendemos que estar cercado(a) daqueles que amamos não tem preço. E por mais que a correria, o trabalho, a falta de tempo ou as preocupações diárias ainda não permitam que você esteja tão presente quanto gostaria, desejamos que neste próximo ano você se dedique a transformar cada momento junto dos seus amados em momentos mais do que especiais! <3

Leia também:

Categorias:
0 - 3 | 10+ | 4 - 6 | 7 - 10 | Família
Escrito por Ana Clara Oliveira
Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.
Relacionados
Como explicar a depressão para crianças?

Como explicar a depressão para crianças?

Infelizmente, a depressão infantil tem se tornado cada vez mais frequente. Apesar do difícil diagnóstico em muitos dos casos, é importante que os pais e responsáveis estejam atentos ao comportamento das crianças e adolescentes. Afinal, quanto mais cedo for feita a...

Como explicar a depressão para crianças?

Como explicar a depressão para crianças?

Infelizmente, a depressão infantil tem se tornado cada vez mais frequente. Apesar do difícil diagnóstico em muitos dos casos, é importante que os pais e responsáveis estejam atentos ao comportamento das crianças e adolescentes. Afinal, quanto mais cedo for feita a...

A Casa dos Pequenos Cientistas: um livro para fazer ciência

A Casa dos Pequenos Cientistas: um livro para fazer ciência

Que tal conhecer um livro que convida as crianças a fazerem suas próprias experiências científicas? É exatamente o que propõe o livro A Casa dos Pequenos Cientistas! Neste livro, que integra ciência e infância, os pequenos e pequenas serão desafiados a fazer ciência....

3 Comentários

  1. Avatar

    Adoro o Blog da Leiturinha. Desejo um ano repleto de posts interessantes e conhecimentos incríveis. Esse ano eu viro assinante. Rs

    Responder
  2. Avatar

    Amei as ideias. Não tinha pensado em muitas. Forte abraço! Gratidão por compartilhar!

    Responder
  3. Avatar

    Adoro ler o conhecimento e muito importante

    Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *