A importância de ensinar gratidão às crianças

dez 29, 2020 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Ensinar gratidão é fundamental. Agradecer um presente, dizer “Bom dia!” ao chegar em um lugar e dar “Tchau!” antes de ir embora, por exemplo. Essas são simples ações do dia a dia! E, por meio delas, incentivamos que as crianças sejam pessoas educadas e que respeitem também as demais. No entanto, a gratidão começa quando entendemos, de fato, o valor dessas pequenas trocas de gentileza. Vamos lá?

Por que ensinar gratidão para as crianças?

Quando criamos uma criança preocupada com os outros, não estamos apenas ensinando sobre viver em sociedade. Além disso, estimulamos também o seu desenvolvimento socioemocional. Afinal, entender o esforço e valorizar as boas atitudes das outras pessoas é um exercício de reflexão e consciência. Pensando nisso, confira 4 motivos para ensinar gratidão para os pequenos e pequenas!

1. Boa convivência

Quando encorajamos que as crianças usem as chamadas palavras mágicas, como “por favor” e “obrigado(a)”, estamos incentivando o exercício da cidadania. Ainda, ajudamos os pequenos e pequenas a perceberem que o egoísmo, que pode ser natural até por volta dos 6 anos, deve dar espaço para a generosidade e a gentileza.

Dessa forma, aos poucos, a criança irá desenvolvendo a sua maturidade. E poderá tornar-se no futuro um(a) adulto(a) que se importa com os outros e respeita os demais.

2. Habilidades emocionais

Quando a criança vivencia experiências de gratidão e respeito, ela desenvolve habilidades como a aceitação do outro, o trabalho em equipe e o convívio com as diferenças. Ou seja, habilidades socioemocionais essenciais para seu desenvolvimento e a sua formação humana.

3. Reconhecimento do que se tem

Ao ensinar os pequenos e pequenas a agradecerem quando recebem algo, também estamos dando condições para que eles reconheçam as boas atitudes. Ainda, as crianças passam a perceber o valor material e imaterial das coisas, seja um presente ou a presença de pessoas queridas, por exemplo.

4. Bons relacionamentos

Demonstrar gratidão ou empatia, tratando os outros com bom humor e gentileza, gera momentos de cumplicidade e conexões humanas. Portanto, ajuda a construir bons relacionamentos e ambientes saudáveis. E isso é importante tanto para as crianças quanto para os adultos!

Quer ter momentos mágicos com as crianças? Faça parte do Clube Leiturinha e aproveite para ler e viver as melhores histórias! Acesse o site e escolha o plano ideal para a sua família.

Leia também: 

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais