Aniversário da Leiturinha, os melhores descontos pra incentivar a leitura infantil. Vem pro Clube! Assine agora

Vamos falar sobre animais em extinção?

por | jun 10, 2022 | 0 Comentários

Infelizmente, ao longo dos séculos, muitas espécies de animais desapareceram do planeta Terra. Por vezes, essa extinção faz parte do processo evolutivo da natureza. Porém, há também alguns fatores que aceleram (e muito!) essa situação, o que pode ser bastante preocupante. Afinal, nós podemos evitar a extinção? O que podemos fazer para ajudar os animais e o meio ambiente? Leia o texto abaixo e saiba mais sobre os animais em extinção! 🚨

Leia mais:
👉 5 curiosidades sobre as abelhas
👉 7 curiosidades sobre a Floresta Amazônica
👉 6 curiosidades divertidas sobre o fundo do mar

O que são animais em extinção?

São consideradas “em extinção” aquelas espécies de animais que ainda não foram extintas do nosso planeta. Nesse sentido, essa é uma classificação importante para a proteção e cuidado dos animais que estão em risco de desaparecer.

Somente quando já não existe mais nenhum indivíduo de tal espécie na Terra, ela é dada como extinta. É o caso, por exemplo, dos dinossauros. 🦕 Já uma espécie em extinção, ou ameaçada de extinção, tem uma população bastante reduzida.

Além disso, para que uma espécie seja considerada em extinção, leva-se em conta o tempo geracional. Ou seja, o tempo que um indivíduo leva para chegar à fase reprodutiva. Também se considera a extensão de ocorrência e a fragmentação da população, que indica se seus indivíduos se unem em grupos muito pequenos ou se estão isolados.

Assim, para determinar o que são animais em extinção, há muitos fatores a serem considerados. De forma geral, esses animais costumam estar isolados, sua população tem poucos indivíduos reprodutores e há um tempo geracional muito alto, o que dificulta a reprodução e o crescimento da espécie.

O que causa a extinção dos animais?

A extinção é um processo complexo. E, ainda que pareça uma situação bastante ruim, é também muito comum. Afinal, muitas das espécies de animais que já estiveram por aqui, não estão mais entre nós! Surpreendente, não é mesmo? 😉

A extinção, enquanto processo natural, pode acontecer por muitos motivos. Desde a destruição do habitat por fenômenos naturais (como tsunamis, terremotos ou alterações climáticas) até a competição entre espécies, por exemplo.

Porém, quando falamos de animais em extinção, precisamos pensar também na influência do ser humano neste processo. Isso porque muitas das ações humanas, que prejudicam a natureza e o meio ambiente, têm acelerado os processos de extinção.

Pensando em tudo isso, confira a seguir algumas questões que aceleram a extinção e expõem os animais ao perigo. 😕 Acompanhe 4 delas:

1. Caça predatória

A natureza depende das cadeias alimentares. Portanto, é natural que os animais se alimentem uns dos outros. A caça predatória, no entanto, é um caso bem diferente.

Ela ocorre, geralmente, para extrair partes específicas dos animais. Por exemplo, as presas dos elefantes ou a pele dos alces. Assim, esse tipo de caça acaba dizimando populações animais e expõe muitas delas à extinção.

2. Contaminação do meio ambiente

A contaminação da natureza pode ocorrer através do solo, água ou ar. E os animais que vivem nesses ambientes acabam se contaminando pelo contato com substâncias tóxicas.

Além disso, em alguns casos, mesmo que não contaminem os animais, esses detritos destroem o meio ambiente. Dessa forma, as populações são fragmentadas e correm risco de extinção, por não ter mais onde morar.

3. Alterações climáticas

As alterações climáticas mudam drasticamente as condições de vida para alguns animais. Afinal, eles já não conseguem viver onde viviam, seja por conta da temperatura, das condições do solo e da geração de alimentos.

Por isso, acabam escapando para onde for mais conveniente, fragmentando a população. E, com o tempo, essa situação afeta a capacidade reprodutiva da espécie.

4. Tráfico de animais

O tráfico de animais pode deixar animais em extinção, já que retira indivíduos de seus habitats naturais. Aliás, apenas esse ato, mais o transporte para outra região, já pode por si só adoecer os animais de maneira fatal.

Por outro lado, a reintrodução dos animais em outro habitat também pode levar à extinção de animais nativos. As espécies podem ser predadoras umas das outras ou mesmo competir pelos recursos, o que pode levar à extinção de uma delas.

Quais animais estão em extinção?

No mundo todo, mais de 26 mil espécies estão em extinção. Só no Brasil, são mais de mil espécies. Abaixo, conheça algumas delas:

Ariranha

Animais em extinção: Ariranha

A ariranha é um mamífero subaquático brasileiro. Normalmente, ela vive nas bacias do Pantanal e do Amazonas. Com até 1,80m, ela caça peixes de grande porte.

Sua extinção está acontecendo, principalmente, por causa da degradação do habitat. Afinal, contamina os peixes que elas comem.

Baleia-franca-austral

Animais em extinção: Baleia-franca-austral

Desde o século XIX, a população da baleia-franca-austral foi reduzida a 10% da população original. Esse animal pode pesar até 100 toneladas e ter até 16m de comprimento.

A principal causa da extinção é a pesca predatória, por conta da gordura que pode ser extraída do seu corpo.

Boto cor-de-rosa

Animais em extinção: Boto cor-de-rosa

Esse animal, que habita o nosso folclore, também está em extinção. Ele é o maior golfinho de água doce que existe e apresenta uma coloração rosada, principalmente nos machos.

A caça predatória também é a principal causa da sua extinção, já que a carne do boto é usada como isca para a pesca de alguns peixes carnívoros.

Cervo-do-pantanal

Animais em extinção: Cervo-do-pantanal

O cervo-do-pantanal já é considerado extinto em alguns países. Na América do Sul, ele é a maior espécie da família dos cervídeos.

A caça, a construção de barragens e a drenagem dos pântanos são alguns dos motivos da extinção desses cervos.

Lobo-guará

Animais em extinção: Lobo-guará

O lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul. Ele é fácil de reconhecer por seus pelos alaranjados e pelos membros longos e finos. Além disso, o lobo-guará é essencial para a preservação do seu habitat, já que a espécie espalha sementes por onde passa.

Porém, o lobo-guará está em extinção por conta da degradação do cerrado, onde vive.

Livros infantis para falar de animais em extinção

O contato com a natureza e a educação ambiental são bastante importantes para os pequenos e pequenas. Por isso, que tal conferir algumas dicas de livros infantis incríveis, que irão ajudar sua família a introduzir o assunto dos animais em extinção em casa?

Descubra a seguir como envolver as crianças nessa conversa, com sugestões especiais da Loja Leiturinha! ✨

Em Perigo de Extinção

Em Perigo de Extinção

Em Perigo de Extinção é um livro Inédito Leiturinha, a opção ideal para quem ama ciência e aventuras! 😍 De forma bem-humorada e, muitas vezes, poética, ele conta sobre os problemas que os animais enfrentam e que os levam à extinção. Tudo isso do ponto de vista de personagens vivendo histórias fantásticas em seus mundos.

👉 Clique aqui para ver o livro “Em Perigo de Extinção” na Loja Leiturinha!

Nossos Bichos

Nossos Bichos

Nossos Bichos é um livro de atividades, que apresenta para as crianças algumas das espécies de animais ameaçados de extinção no Brasil. Afinal, além das imagens, as cartas trazem informações e curiosidades de cada um! E a melhor parte é que 20% dessa compra vai para a ONG Ipê, que luta pela preservação ambiental. ❤️ Demais, não?

👉 Clique aqui para comprar o jogo “Nossos Bichos” na Loja Leiturinha!

Conheça a Iara, a arara-azul da Leiturinha!

A arara-azul é outra espécie ameaçada de extinção. De plumagem azul-cobalto e amarelo intenso ao redor dos olhos, as araras-azuis são aves sociais, que vivem em famílias, bandos ou grupos. Elas podem medir até 1 metro de altura e pesar cerca de 1,3kg.

Infelizmente, ela também é vítima da caça, do tráfico de animais e da degradação do seu habitat natural, especialmente o pantanal brasileiro. Por conta do risco de extinção, existem organizações dedicadas a proteger as espécies de araras-azuis, como é o caso do Instituto Arara Azul (ITA).

Então, pensando nessa espécie tão especial, criamos a Iara, a arara-azul da Leiturinha! Além de ser a mais nova personagem da turma da Leiturinha, ela ama estudar e ama também a liberdade das suas asas. 💙 Além disso, a Iara entende muito de cultura brasileira, é inteligente e uma curiosa nata!

Por isso, se você e as crianças também se apaixonaram pela Iara, não deixe de conhecer os itens exclusivos da nossa ararinha-azul na Loja Leiturinha:

Almofada da Iara

Almofada da Iara

Com um visual repaginado e personalidades marcantes, os personagens de Leiturinha esbanjam fofura. E o melhor: agora eles podem estar na sua casa! Com essas almofadas encantadoras, você pode deixar o cantinho da Leiturinha ainda mais aconchegante e divertido.

Com a Almofada da Iara, sua criança pode ler um livro, abraçar algo fofo, sentir-se acalentada e aconchegada… Tudo isso ao mesmo tempo! Impossível resistir, não é mesmo?

👉 Clique aqui para comprar a “Almofada da Iara” na Loja Leiturinha!

Você gostou das nossas dicas de livros infantis sobre animais em extinção? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Categorias:
Educação
Escrito por Blog Leiturinha
A equipe do Blog Leiturinha é formada por especialistas em educação, literatura infantil, parentalidade e desenvolvimento infantil.
E-book exclusivo Leiturinha
Relacionados
5 curiosidades sobre as abelhas

5 curiosidades sobre as abelhas

Você sabia que 20 de maio é o Dia Mundial das Abelhas? Pois é! Este dia é uma homenagem ao nascimento do esloveno Anton Janša, considerado pioneiro da apicultura moderna. Além disso, a data é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para estimular a...

A escola como primeiro contato da criança com o mundo

A escola como primeiro contato da criança com o mundo

Você também acredita que a escola é o primeiro contato da criança com o mundo? Para muitos, independente da idade em que os pequenos e pequenas iniciam a educação formal, é na escola que eles terão o primeiro contato com a vida em sociedade. Afinal, é nesse espaço que...

15 mulheres cientistas para inspirar as crianças

15 mulheres cientistas para inspirar as crianças

Infelizmente, ao pensarmos em nomes que fizeram e fazem parte da história mundial, nem sempre pensamos em mulheres cientistas, não é mesmo? Isso ocorre porque, na educação tradicional, ouvimos principalmente sobre os homens que revolucionaram a ciência. É o caso de...

5 curiosidades sobre as abelhas

5 curiosidades sobre as abelhas

Você sabia que 20 de maio é o Dia Mundial das Abelhas? Pois é! Este dia é uma homenagem ao nascimento do esloveno Anton Janša, considerado pioneiro da apicultura moderna. Além disso, a data é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para estimular a...

A escola como primeiro contato da criança com o mundo

A escola como primeiro contato da criança com o mundo

Você também acredita que a escola é o primeiro contato da criança com o mundo? Para muitos, independente da idade em que os pequenos e pequenas iniciam a educação formal, é na escola que eles terão o primeiro contato com a vida em sociedade. Afinal, é nesse espaço que...

15 mulheres cientistas para inspirar as crianças

15 mulheres cientistas para inspirar as crianças

Infelizmente, ao pensarmos em nomes que fizeram e fazem parte da história mundial, nem sempre pensamos em mulheres cientistas, não é mesmo? Isso ocorre porque, na educação tradicional, ouvimos principalmente sobre os homens que revolucionaram a ciência. É o caso de...

7 curiosidades sobre a Floresta Amazônica

7 curiosidades sobre a Floresta Amazônica

Você já conhece a Floresta Amazônica? Com um território que abrange nove países, ela abriga a maior biodiversidade do planeta: são mais de 40 mil espécies de plantas, 1.300 espécies de pássaros, 3 mil tipos de peixes, 430 mamíferos diferentes e 2,5 milhões espécies de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book gratuito! Vamos falar de conscientização ambiental com as crianças?

Descubra a importância do tema e o papel da literatura nessa jornada!

Boa leitura!