Como cuidar da saúde das crianças?

mar 31, 2022 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Você sabia que o dia 31 de março é o Dia da Saúde e Nutrição? Essa é uma data especial para refletir sobre hábitos alimentares, vida saudável, esportes e cuidado, seja com o corpo, com o outro, com nós mesmos e com quem amamos. E, claro, isso inclui também as crianças! Uma alimentação adequada permite que os pequenos e pequenas desenvolvam cérebros potentes, e a boa nutrição garante que as crianças tenham energia necessária para absorver e assimilar todos os aprendizados. 💪 Por isso, vamos conversar sobre como cuidar da saúde das crianças? Continue a leitura e confira nossas dicas!

Leia mais:
👉 Qual a importância da alimentação das crianças para o aprendizado?
👉 Qual a importância da educação ambiental para crianças?
👉 8 dicas para praticar o consumo consciente em casa

Por que é importante cuidar da saúde das crianças?

É inevitável se preocupar com a saúde das crianças, não é mesmo? 😰 De fato, os pais, mães e pessoas responsáveis precisam estar atentos aos hábitos dos pequenos e pequenas, já que incentivar um estilo de vida ativo e saudável pode fazer toda a diferença no presente e também no futuro das crianças!

A nutrição infantil, por exemplo, está diretamente relacionada ao aprendizado, assim como as boas noites de sono e a prática regular de exercícios físicos. Apesar disso, muitos adultos encontram dificuldades para estimular uma alimentação equilibrada, seja devido a correria do dia a dia ou mesmo diante da praticidade que os alimentos industrializados proporcionam.

No entanto, cuidar da saúde e da nutrição das crianças é também uma forma de cuidado e afeto com os pequenos e pequenas. Afinal, encorajar uma relação saudável com os nossos corpos e nossas mentes é fundamental para a autoestima, a independência e a confiança das crianças.

Como cuidar da saúde das crianças?

Pensando em tudo isso, que tal descobrir algumas dicas para cuidar da saúde das crianças? Acompanhe nossas sugestões a seguir e confira também opções incríveis de livros infantis, que irão te ajudar a introduzir esse assunto em sua casa!

1. Cuide dos hábitos alimentares dos pequenos e pequenas

Os maus hábitos alimentares (como consumir em excesso produtos industrializados, doces e bebidas gaseificadas) podem ocasionar uma série de problemas de saúde, na infância e também na vida adulta dos pequenos e pequenas. 🙁 É o caso da gastrite, da diabetes, do colesterol alto e da hipertensão.

Contudo, dividir os alimentos simplesmente entre “bons” e “ruins” também pode prejudicar a relação das crianças com a comida. Afinal, os pequenos e pequenas podem sentir culpa e até vergonha ao consumirem determinados alimentos, ainda que o façam de forma esporádica e sem regularidade.

Outro ponto de atenção é não utilizar a comida (normalmente, as sobremesas e os doces) como recompensa ou punição para o consumo de alimentos saudáveis, como verduras e legumes. Isso porque esse comportamento também pode levar a distúrbios de percepção em relação à comida. O que, por sua vez, pode desencadear transtornos alimentares, como a compulsão.

Nesse sentido, é fundamental ensinar as crianças a priorizar os alimentos nutritivos, de forma equilibrada e saudável. Sobretudo, durante a rotina. Por isso, no dia a dia, preparem juntos os alimentos, façam as refeições em família e mostre para as crianças como colorir o prato pode ser divertido e muito gostoso! 😋

2. Invista em uma alimentação balanceada

De forma geral, uma alimentação balanceada é aquela que contém alimentos de vários grupos alimentares, como frutas, legumes, hortaliças e cereais. 🥦 Dessa forma, é possível entregar para as crianças uma dieta rica em nutrientes, o que colabora para a prevenção de inúmeras doenças.

Por isso, ainda que a rotina da sua família seja muito agitada, alguns truques podem ajudar:

  1. Limite o consumo de alimentos ultraprocessados e industrializados;
  2. Ensine as crianças a mastigar bem os alimentos e não ter pressa durante as refeições;
  3. Comam com regularidade e tentem realizar mais de três refeições ao dia, evitando grandes porções;
  4. Evitem beber água ou qualquer bebida durante as refeições, o que pode atrapalhar a absorção dos nutrientes;
  5. Experimentem consumir alimentos saudáveis congelados, como feijão, lentilha, grão-de-bico e sopas.

Além disso, caso as crianças sejam resistentes na hora de conhecer novos alimentos, leve-as para a cozinha! Lá, elas poderão ganhar familiaridade com os alimentos (inclusive, crus) e aprender mais sobre a preparação dos pratos. Contudo, se essa dificuldade persistir, é importante procurar ajuda profissional, já que a seletividade alimentar é uma questão bastante séria, tudo bem?

3. Incentive a prática de atividades físicas

Que tal transformar o momento das atividades físicas em uma grande brincadeira? Pular corda, andar de bicicleta, passear de patins, brincar com o cachorro e até correr na pracinha são todos ótimos exercícios para as crianças, inclusive para as mais pequeninas. O importante é não ficar parado! 🤸‍♀️

Já para as crianças mais velhas, há também a opção de aulas e a prática de esportes individuais ou coletivos. Neste caso, as aulas de dança (como balé ou jazz), lutas (como judô ou caratê) e natação, além das aulas de futebol, basquete e vôlei, por exemplo, podem ser alternativas excelentes para manter as crianças ativas.

E por que não propor momentos em família que também promovam as atividades físicas? No fim de semana, saiam todos juntos para pedalar, conhecer trilhas de caminhada na região e curtam mais a vida offline. Com certeza, esses momentos ficarão na lembrança dos pequenos e pequenas para sempre!

4. Mantenha a vacinação em dia

Você sabia que, durante a pandemia, muitos brasileiros e brasileiras atrasaram a imunização de suas crianças? 😱 Infelizmente, muitas famílias já não estão com a vacinação dos pequenos e pequenas em dia, o que representa um risco bastante sério para a saúde e o bem-estar das crianças.

A vacinação é uma forma segura e cientificamente comprovada de proteger os pequenos e pequenas de muitas doenças, que podem, inclusive, ter consequências graves. Como a poliomielite, a meningite, a catapora e o sarampo, por exemplo.

Por isso, não deixe de vacinar seu filho ou sua filha. As vacinas salvam vidas e são um ato de amor e cuidado! Acompanhe o calendário de vacinação das crianças, descubra as vacinas que são oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e garanta a imunização dos pequenos e pequenas durante toda a infância!

5. Dê atenção à saúde mental

Já que estamos conversando sobre como cuidar da saúde das crianças, não podemos deixar de falar sobre a saúde mental dos pequenos e pequenas! Afinal, as crianças também podem desenvolver quadros de estresse, transtornos de comportamento e depressão infantil.

Dessa maneira, é imprescindível que os adultos redobrem a atenção quanto às mudanças de comportamento das crianças. De repente, elas podem demonstrar mais agressividade, pessimismo, dificuldades de concentração e fazer queixas, como dores e falta de apetite. Esses são sinais claros de que algo não vai bem!

Algumas das principais causas para as doenças mentais em crianças, para além da violência, são o bullying, o excesso de exposição a telas e até a cobrança exagerada da família. Assim, os pais, mães e responsáveis devem estar sempre por perto, garantindo que as crianças se sintam confortáveis e seguras para conversar sobre seus medos, angústias, sonhos e desejos. 😉

Livros para falar de saúde com as crianças

Que tal conversar com as crianças sobre alimentação e cuidado de forma lúdica, leve e divertida? Então, confira sugestões de livros bastante especiais da Loja Leiturinha, que vão ajudar a sua família a conversar e, sobretudo, cuidar da saúde das crianças!

Meu Livro do Corpo

Meu Livro do Corpo

Meu Livro do Corpo faz parte da coleção Pequenos Curiosos. É um livro interativo e lúdico, que estimula os pequenos e pequenas a descobrirem o corpo e os sentimentos com imagens divertidas e fáceis de brincar! 😊

Além disso, as páginas coloridas e com cenários que se movimentam vão encantar as crianças ao interagirem com o livro! Por isso, faça girar as rodas ou deslize as imagens para descobrir as respostas. Uma coleção de livros para pequenos exploradores e pequenos descobridores!

👉 Clique aqui para conferir o livro “Meu Livro do Corpo” na Loja Leiturinha!

Que Monstro te Mordeu?

Que Monstro Te Mordeu - Livro de Receitas Salgadas

A coleção Que Monstro te Mordeu? é perfeita para levar as crianças para a cozinha! São duas edições: um Livro de Receitas Salgadas 🍝 e um Livro de Receitas Doces 🧁, que vão divertir e ensinar a culinária para os pequenos e pequenas.

Nestes dois livros, apresentamos receitas monstruosamente irresistíveis, deliciosas e fáceis de fazer, que deixam a vida docinha e os monstrinhos mais felizes. Também tivemos o cuidado de preparar uma tabela de conversão com alimentos consumíveis por pessoas, no caso de este livro cair em mãos humanas. Ponha a mão na lesma (ops… na massa), chame seus monstrinhos (ops… amigos) e bom apetite!

👉 Clique aqui para ver o “Livro de Receitas Salgadas” na Loja Leiturinha!

👉 Clique aqui para ver o “Livro de Receitas Doces” na Loja Leiturinha!

Não Contém Leite: Receitas para Alérgicos à Caseína e Intolerantes à Lactose

Não Contém Leite

Não Contém Leite é um livro de receitas muito especial. Elaborado por uma mãe de criança que foi alérgica à proteína do leite de vaca (APVL) e seus derivados, a obra traz receitas de doces e salgados, onde o leite é substituído por bebidas vegetais para que famílias de alérgicos e intolerantes possam manter o prazer gastronômico à mesa.

Assim, o pudim de leite, o brigadeiro, o molho bechamel, biscoitos doces e salgados, dentre inúmeras receitas, são apresentados com o objetivo de colaborar com outras pessoas que vivenciam essa restrição alimentar! 😍

👉 Clique aqui para comprar o livro “Não Contém Leite” na Loja Leiturinha!

Você gostou das dicas da Leiturinha para falar sobre saúde com as crianças? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais