10 dicas para incentivar a leitura na pré-adolescência

fev 29, 2024 | 10+ anos, Dicas, Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

 

Incentivar a leitura na pré-adolescência pode não ser fácil: Um sofá, uma televisão sempre ligada. Um game, olhares concentrados. Um convite dos amigos para brincar, muitos cursos extracurriculares. Tempo ou disponibilidade para ler por prazer? Quase nada. Cenas como esta são comuns quando se tem uma criança de 10 anos ou mais em casa. Não é mesmo?

Os anos passam e, se antes era mais fácil controlar as atividades que sua criança fazia, agora é quase impossível, já que quanto mais velhos, mais definidos os seus gostos, preferências e personalidade ficam. Neste momento, quem tem a oportunidade de acompanhar de perto esta fase, verá que a intensidade dos sentimentos muda bem como os interesses e hábitos. 

Como manter o interesse pelos livros nesta fase?

É sempre algo desafiador. Passa primeiro pelo perfil de leitura de quem faz o convite. Do que você mais gosta de ler? Como foi seu contato com a leitura desde a infância? Quanto tempo dedica por dia/semana para ler? Tudo isso importa quando tentamos incentivar a leitura, já que, como nos diz Michèle Petit, em A Arte de Ler (1999), o hábito de ler não se ensina, se transmite, e o exemplo é a melhor maneira.

Para contagiar alguém e dar a esse alguém um pouco do seu desejo de ler é preciso sentir verdadeiramente esse desejo. É como estar apaixonado e contar ao outro sobre sua paixão.

10 dicas para continuar a incentivar a leitura na pré-adolescência

Pensando em todos estes desafios, listamos aqui alguns aspectos a serem levados em consideração para melhorar o hábito de leitura em casa com seu pequeno. Confira 10 dicas para continuar a incentivar a leitura na pré-adolescência:

1. Leia um bom livro você também! Exemplos sempre são positivos, se possível, conte sobre o que você está lendo.

2. Leve sua criança a bibliotecas públicas e livrarias. Estes espaços são um prato cheio para quem ama ler e para quem ainda está desenvolvendo o hábito.

3. Sobre o que sua criança gosta? Busque aprender sobre livros infantis que são sucesso entre crianças da mesma idade de seu pequeno.

4. Construa um cantinho de leitura! Escolham um local mais calmo da casa, reorganizem e decorem juntos.

5. Cada um com seu livro, vocês podem combinar horários para lerem juntos e, depois, compartilharem sobre o que leram.

6. Leia para sua criança antes de dormir. Quando isso vira um hábito, vocês tem um momento só de vocês todos os dias.

7. Deixe que sua criança leia para você! Assim, você passa adiante este ato de amor que é a contação de histórias!

8. Se tiver irmãos, melhor ainda! Crie momentos em que um conte histórias para o outro.

9. Os livros podem ajudar a introduzir ou aprofundar em temas delicados ou importantes, pelos quais a família ou a criança esteja passando. Por exemplo: morte, medos, separação, bullying, respeito, temas políticos e sociais, entre outros!

10. Diversifique os livros! Procure oferecer tipos de livro e gêneros literários diferenciados. 

E você? Como faz em casa com sua criança? Conta pra gente!

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais