Jogo Overwatch: Um guia para pais e educadores

out 21, 2019 | 10+ anos, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Quando a premissa é a terra em um futuro próximo e batalhas para a proteção da humanidade, o jogo é Overwatch. Com sucesso inegável, o jogo ficou conhecido pelo enredo e pela experiência incrível de um atirador para o público mais amplo. Desenvolvido pela Blizzard Entertainment, o jogo Overwatch tem o formato de partidas cooperativas de multijogadores. 

Para adentrarmos esse universo, conversamos com Fellipe Callegas, jogador, cuja experiência e domínio da trama lhe renderam participações em Campeonatos de Overwatch.

Do que se trata o jogo Overwatch?

Overwatch tem uma proposta bastante interessante. Por mais que seja um jogo de atirador, a trama e as premissas centrais, assim como o cenário e os personagens, trazem um frescor e uma índole bacana para o participante, que performa como um herói, um defensor da humanidade. Como o próprio criador Michael Morhaime disse em entrevista para a Venture Beat, “o jogo é a melhor tecnologia de Titan e World of Warcraft , de forma que o jogo se torna-se mais atraente e completo, e isso fez com que criássemos um jogo incrível e um universo incrível”. 

Para Fellipe, o ponto alto de Overwatch são os personagens, “Todos possuem características bem únicas, além de uma história e sinergia que se entrelaçam com os outros personagens. Isso faz com que o jogo mude completamente de acordo com o personagem escolhido”. Outro ponto, que Fellipe ressalta é a ambientação cartoon, com características de ficção científica, que torna a experiência rica. E de fato, são essas características, somadas à jornada do herói, que definem a amplitude de faixa-etária, em comparação a outros jogos de atiradores em primeira pessoa que existem no mercado

Overwatch é um jogo violento?

Quanto à violência, Fellipe ressalta “O jogo em si possui sim um tom de violência leve,  similar a desenhos de super-heróis, pois um dos objetivos envolve derrotar o inimigo. Porém os traços de cartoon não demonstram impactos, sangue ou qualquer coisa do tipo”. De fato, Overwatch destina-se a crianças a partir de 12 anos de idade. Tal é diálogo com os pré-adolescentes e adolescentes, que é possível adquirir os personagens do game em Lego, assim como acontece com outros tipos de entretenimento para a mesma idade, como StarWars e Jurassic Park. 

Sobre esse ponto, uma dica é sempre conversar sobre violência de forma geral, configurando o que vemos nos filmes e jogos, e o que acontece no mundo real. Acredito que a temática pode ambientar reflexões sobre o que vemos frequentemente nos jornais e notícias, e debates sobre qual a extensão aceitável ou não. Uma vez que estamos falando de adolescentes já capacitados intelectualmente e formativamente para esse tipo de diálogo.

Existe algum problema em meu filho querer jogar profissionalmente?

Agora se o seu filho, está pensando em jogar profissionalmente, Fillipe conta “Jogar competitivamente é uma experiência bem diferente. Overwatch foi o primeiro jogo que me envolvi no cenário competitivo e tive oportunidade de disputar vários campeonatos. O maior e mais conhecido foi a Open Division South America, divisão de acesso ao profissional, onde possuem cerca de 150-200 times, onde os quatro melhores tem a chance de disputar acesso ao profissional (Contenders). 

A principal diferença é que por mais que um jogo seja em equipe, você só consegue entender todo esse sentimento quando você está jogando em um time, pois existem funções específicas, planejamentos, líder de equipe, técnico, etc… Com certeza a experiência renderá muitos ganhos, como o trabalho em equipe, a liderança, e o pensamento rápido. Esses pontos são bastante interessantes e positivos para a formação do adolescente nas habilidades socioemocionais. Além da experiência da exposição em si, que alimenta habilidades de concentração, ansiedade e auto-controle. Não à toa que as competições de games são E-sports, afinal a pressão interna é a mesma de qualquer outra prática esportiva. As habilidades a serem desenvolvidas permeiam os mesmos campos. 

Quais as recomendações em relação ao jogo Overwatch?

Uma vez que falamos de adolescentes, é sempre importante alertar os pais de que as crianças precisam de diferentes estímulos para o bom desenvolvimento. Então, recomendamos que os pais se atentem ao tempo destinado ao jogo, e que este permita que a criança também se envolva em esportes, atividades sociais e momentos de estudos e descansos. A mesma atenção, principalmente se seu filho estiver jogando competitivamente, é atenção ao teor das conversas nas comunidades do jogo, assim como a atenção ao nível de estresse que pode se derivar dessa prática. Mais uma vez, o equilíbrio e o diálogo devem ser frequentes.

Leia também: 

Nathalia Pontes

Mestre em Psicologia da Educação, educadora e escritora, acredita que aprender é uma combinação entre autoconhecimento, troca e curiosidade pelo novo. É apaixonada por educação, desenhos, viagens e literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais