O importante é competir e aprender!

A competitividade é algo natural entre os pequenos a partir de 3 anos e, até certa medida, é saudável, sendo muito mais do que simplesmente perder ou ganhar. Em uma disputa, muitas outras coisas estão em jogo, como novas habilidades a serem aprendidas, o exercício da memória, do raciocínio e da criatividade, além de deliciosos momentos em família e uma ótima oportunidade para conquistar novos amigos. Mas como superar a frustração de quando perdemos? 

Meu filho não sabe perder!

É comum associar a derrota a um sentimento de fracasso, no entanto, ensinar o filho a perder é essencial para sua formação e o seu desenvolvimento emocional. Quando os pequenos não têm a oportunidade de sofrer uma derrota – seja em um jogo com os amigos, uma competição na escola ou até mesmo a derrota do time do coração – eles perdem a chance de aprender a lidar com as frustrações e altos e baixos da vida. Afinal, a perda está presente em diversos momentos – desde uma prova na escola, um emprego, até uma pessoa querida. Perder é inevitável e aprender a lidar com isso colabora para a nossa formação e desenvolvimento emocional, nos tornando mais resilientes. O importante é ensinar aos pequenos que alguns dias são melhores do que outros e que, mais do que a competição, a cooperação e o aprendizado são muito importantes!

5 dicas para ajudar o seu pequeno a superar a frustração da perda

Reunimos aqui algumas dicas para ajudar pais e mães a ensinar os pequenos a lidar com a frustração da perda. Confira:

1. Explique ao seu pequeno que se sentir frustrado é algo normal e que nos torna mais fortes e resilientes.

2. Se o pequeno chorar, acolha, abrace e converse sobre o assunto.

3. Evite desviar a atenção do ocorrido para outros assuntos. Ao invés disso, aproveite a oportunidade para conversar sobre isso.

4. Uma outra dica é contar histórias de superação para que seu pequeno entenda o ciclo do esporte e da vida, afinal, a alternância entre ganhar e perder é natural.

5. Também é importante que a família como um todo controle a frustração neste momento. Claro que todo mundo fica chateado quando perde algo, mas como nós, adultos, conseguimos lidar com isso melhor podemos ajudar os pequenos!

Leia também:

Profile photo of Ana Clara Oliveira

Jornalista e autora no Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.