Ler para ser protagonista da sua história

abr 7, 2022 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

O que um livro pode fazer por uma criança? Por uma família? E por uma sociedade inteira? 💜📚 Os livros incentivam a imaginação, estimulam o pensamento crítico e ampliam a consciência de mundo dos pequenos e pequenas. São inúmeras as possibilidades proporcionadas pela leitura: podemos ler para ser astronauta, ler para ser chefe de cozinha, ler para ser artista, ler para ser cientista e, acima de tudo, ler para ser protagonista da nossa história!

Afinal, um livro muda tudo! Agora é a hora de construir o presente e preparar as crianças para o futuro. Por isso, vamos conversar sobre como os livros incentivam os pequenos e pequenas na descoberta de si mesmos e podem ajudar na transformação do mundo? Acompanhe o texto!

Leia mais:
👉 10 poemas famosos para ler com as crianças
👉 5 clássicos da literatura infantil brasileira

👉 10 livros com mulheres inspiradoras para crianças

Por que incentivar a leitura para as crianças?

Ler abre mentes e também abre portas, já que os livros apresentam novos universos e oferecem oportunidades inéditas para os leitores. Por meio das histórias, conhecemos outras perspectivas, diversas realidades e variados pontos de vista, por exemplo. Dessa forma, a leitura nos torna capazes de compreender a vida de uma forma totalmente diferente!

Além disso, a leitura é uma atividade bastante importante porque nos influencia, especialmente nas tomadas de decisão. Livros, jornais, revistas, blogs e até os textos nas redes sociais têm um grande poder de influência em nossas escolhas. 💭 Assim, a leitura pauta as conversas do cotidiano, serve de fonte de informação e incentiva a reflexão sobre inúmeros assuntos.

Por isso, é preciso ler: ler para se informar, ler para compreender o mundo, ler para ser e se expressar, ler para ser uma pessoa mais consciente, ler para ser uma pessoa melhor e muito mais. Portanto, um livro pode transformar a vida de uma criança, a história de uma família e o destino de uma sociedade inteira!

Ler para ser protagonista da sua história

No antigo teatro grego, protagonista era o nome dado ao ator principal de uma peça. Até hoje, utilizamos esse termo para nos referir aos principais personagens de um filme, uma série ou uma obra literária. Mas o que significa ser protagonista da sua história? 🤔

Ser protagonista da sua história significa ser um participante ativo da sua própria vida. Ou seja, é ser uma pessoa que expressa suas opiniões, faz suas escolhas e toma suas decisões. Para além de se destacar, ser protagonista é agir de forma consciente e responsável por cada passo do seu caminho.

Nesse sentido, incentivar o protagonismo infantil é fundamental para criar pequenos e pequenas cada vez mais confiantes e independentes. Para isso, desde cedo, as crianças devem ser estimuladas a exercitar o poder de escolha, ainda que em pequenos momentos do dia a dia.

Pouco a pouco, a criança poderá definir sua cor favorita, seu brinquedo preferido, a comida da qual ela mais gosta e até seu próprio estilo na hora de se vestir. Cabe aos adultos acolher os pequenos e pequenas, respeitando suas preferências e, sobretudo, valorizando suas escolhas.

Por isso, se a sua criança gosta muito de animais e da natureza, por exemplo, por que não encorajar esse interesse? Os livros infantis são uma ótima maneira de incentivar a curiosidade e o entusiasmo das crianças! Afinal, as histórias têm o poder de inspirar seus leitores, estimulando a criatividade e os sonhos, além de contribuir para a descoberta de nós mesmos.

Pensando nisso, que tal conhecer algumas histórias que irão encantar os pequenos e pequenas? ✨ Acompanhe algumas sugestões da Loja Leiturinha para incentivar o protagonismo infantil em sua casa:

Ler para ser astronauta

Rita e o Manual para Ser Astronauta

Por um acaso, a sua criança também é apaixonada pelos mistérios do universo? 🪐 Então, ela precisa conhecer a Rita, uma garota esperta, cheia de imaginação e que sonha em um dia ser uma grande astronauta! Ela até está escrevendo um manual com tudo o que aprende sobre o espaço, capacetes e aeronaves.

Pela janela do abrigo para menores em que mora, Rita viu a queima de fogos do ano-novo, e pediu para a estrela mais brilhante, que sua vida mudasse completamente. Após o pedido, uma luz “espantatosa” riscou o céu, trazendo para Rita TiDx10, um amigo de outro planeta, além de muitas aventuras e transformações.

Se o seu pequeno ou pequena também ama os planetas, as constelações e as estrelas, aventurem-se com Rita e TiDx10 na busca por carinho, viagens para o espaço e pessoas que os amam de verdade!

👉 Clique aqui para comprar o livro “Rita e o Manual para Ser Astronauta” na Loja Leiturinha!

Ler para ser chefe de cozinha

Que Monstro Te Mordeu: Livro de Receitas Doces

Quem não gosta de provar uma receita deliciosa, saborosa e muito cheirosa? Pois é! 😋 Se a sua criança também gosta de se aventurar na cozinha, nada melhor do que ensiná-la a preparar quitutes irresistíveis, com muita segurança e cuidado!

Com a coleção Que Monstro Te Mordeu?, os pequenos e pequenas podem brincar de ser chefes de cozinha! São dois livros: um de receitas salgadas e outro de receitas doces. Assim, as crianças poderão colocar a mão na massa, aprender truques incríveis e descobrir um pouco mais sobre o universo maravilhoso dos alimentos! Parece uma ótima ideia, não é mesmo?

👉 Clique aqui para ver o “Livro de Receitas Salgadas” na Loja Leiturinha!

👉 Clique aqui para ver o “Livro de Receitas Doces” na Loja Leiturinha!

Ler para ser cientista

Gente Pequena, Grandes Sonhos: Marie Curie

Sua criança é apaixonada pela ciência e sonha em ganhar um prêmio Nobel? Pois, então, nada melhor do que conhecer a história de uma das mais famosas cientistas! A coleção Gente Pequena, Grandes Sonhos, conta a trajetória de personagens famosos: desde desenhistas e artistas até cientistas. Todos eles foram crianças com grandes sonhos e, ao crescer, conseguiram coisas incríveis.

Nesta edição, os pequenos e pequenas irão descobrir a história de Marie Curie. Quando ela era jovem, não pôde frequentar a universidade por ser mulher. Mas quando se tornou adulta, seu trabalho científico foi reconhecido em todo o mundo. Suas descobertas envolvendo o rádio e polônio foram de fundamental importância para lutar contra o câncer, e Marie Curie logo ganhou o Prêmio Nobel de Física!

Então, que tal apresentar para os pequenos e pequenas a história inspiradora dessa mulher inteligente e corajosa? Não perca essa oportunidade! 😍

👉 Clique aqui para descobrir o livro “Gente Pequena, Grandes Sonhos: Marie Curie” na Loja Leiturinha!

Ler para ser filósofo(a)

Coleção Filosofinhas

Quem disse que filosofia é coisa de adulto? 🤨 A Coleção Filosofinhas, coordenada pela filósofa Maria de Nazareth Agra Hassen, convida o pequeno leitor a conhecer um pouco da filosofia, acompanhando histórias cujas personagens são grandes pensadoras quando ainda eram pequenas. Nessas histórias, elas são crianças, mas já apresentam algumas de suas ideias revolucionárias!

Todas as crianças são naturalmente curiosas, característica fundamental para buscar o saber, e a filosofia introduzida de forma lúdica favorece a exploração do universo do conhecimento. Essa coleção também ajuda os adultos a pensarem o mundo e a compreenderem as crianças, mas principalmente mostra como é bom ser curioso e perguntador!

👉 Clique aqui para conferir a coleção “Filosofinhas” na Loja Leiturinha!

Ler para ser artista

Gente Pequena, Grandes Sonhos: Frida Kahlo

O trabalho dos artistas transforma vidas e muda o mundo. E uma das maiores artistas de todos os tempos foi a mexicana Frida Kahlo! Por isso, se a sua criança também sonha em ser uma grande artista, não deixe de apresentar essa história para ela.

Quando Frida era jovem, sofreu um grave acidente de trânsito que mudou sua vida para sempre. Como não podia caminhar, começou a pintar deitada na cama. 🎨 Seus autorretratos, que refletem seu sofrimento e dor, mas também sua paixão pela vida e seu instinto de sobrevivência, a tornaram uma das artistas mais famosas do século XX!

👉 Clique aqui para ver o livro “Gente Pequena, Grandes Sonhos: Frida Kahlo” na Loja Leiturinha!

Ler para ser músico(a)

O Violoncelista

Quem não gosta de uma boa música para cantar, dançar, relaxar ou viajar sem sair do lugar? A música é muito importante para o desenvolvimento infantil e pode até virar uma paixão para alguns pequenos e pequenas! 🎵 E se a sua criança também é apaixonada por música, ela irá adorar conhecer a história de Goshu, o violoncelista de uma orquestra que faz o acompanhamento musical de filmes mudos.

Apesar de todo o esforço do jovem, o maestro nunca está satisfeito. O pior é que parece faltar ao violoncelista mais do que técnica: falta sentimento. Depois dos ensaios, em casa, Goshu tenta aprimorar-se e toca a ponto de quase perder os sentidos. Até que visitas inesperadas – um gato, um cuco, um guaxinim e uma ratinha – fazem com que ele comece a expressar sentimentos antes contidos!

Essa narrativa incrível faz alusões a seres mitológicos do Japão antigo e a referências culturais e artísticas mundiais, como a música de Beethoven. Gostou da sugestão?

👉 Clique aqui para conferir o livro “O Violoncelista” na Loja Leiturinha!

Ler para ser biólogo(a)

O Mundo dos Animais

Por meio dos livros, podemos aprender (e muito!) sobre a natureza, as florestas e também os animais. Por isso, se esse assunto também faz sucesso em sua casa, não deixe de conhecer um atlas interativo dos animais!

Com Mundo dos Animais, a sua criança irá embarcar em uma jornada para os quatro cantos da terra e descobrir como os animais sobrevivem e se adaptam aos ambientes. Da pequena, mas resistente, formiga-cortadeira à majestosa baleia-azul, há muito para explorar neste atlas interativo dos animais, repleto de fatos e abas que dão vida ao mundo natural!

👉 Clique aqui para saber mais sobre o atlas “Mundo dos Animais” na Loja Leiturinha!

Ler para ser inventor(a)

Construa Os Seus Próprios Animais Mecânicos

Desde pequenas, muitas crianças já deixam claro que gostam é de botar a mão na massa e aprender a construir seus próprios brinquedos e objetos! Se esse é o caso do seu pequeno ou pequena, que tal incentivar suas habilidades manuais com um livro-brinquedo interativo?

Com o livro Construa Os Seus Próprios Animais Mecânicos, as crianças irão construir vários animais! Para isso, é só seguir o passo a passo e utilizar os vários acessórios que acompanham o material, deixando os animais ainda mais legais, reais e divertidos!

👉 Clique aqui para adquirir o livro “Construa Os Seus Próprios Animais Mecânicos” na Loja Leiturinha!

Ler para ser quem você quiser!

Os livros encorajam, ensinam, divertem, acalmam e encantam. Livros dão asas à imaginação! Eles geram identificação e convidam a criança a viver aventuras e desafios, estimulando seus interesses e incentivando sonhos. Porém, é importante lembrar que, ao longo da vida, os sonhos podem mudar, não é mesmo?

Durante a infância, seu filho pode sonhar com um futuro entre as estrelas. Pode até parecer que ele será um astronauta! Mas, amanhã, a criança pode mudar de ideia e escolher outro caminho. Acontece! Neste momento, é preciso que os adultos respeitem as escolhas de seus filhos e filhas.

Por isso, não deixe de apresentar livros de diferentes temáticas e diversos formatos para as crianças. Dessa forma, elas poderão ler para ser quem elas quiserem! Independente da profissão a seguir no futuro, propiciar um ambiente imaginativo e fantasioso no presente é algo maravilhoso para o desenvolvimento das crianças.

Então, permita que suas crianças sonhem, descubram suas preferências, formem sua própria identidade e vivam os desafios de hoje. Afinal, é preciso enxergar as crianças como indivíduos no agora, e não apenas no futuro! 😉

Você gostou das dicas da Leiturinha para incentivar o protagonismo infantil? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Daniella Orsi

Midiáloga e editora do Blog Leiturinha, é apaixonada pela comunicação. Por meio das palavras, deseja ensinar e encorajar as pessoas, inspirando-as a alcançar seus sonhos e transformar suas vidas.

    Acompanhe nossas redes sociais