Que ler para bebês traz inúmeros benefícios para eles, ninguém nega. Ler para um bebê, além de ser um verdadeiro prazer e um momento único de carinho com quem acaba de chegar ao mundo, favorece seu desenvolvimento de forma integral, estimulando aspectos físicos, cognitivos e emocionais.
Assim, ao ler uma história, por mais que o bebê não compreenda ainda o sentido das palavras ditas, ele apreende, aos poucos, a entonação de voz, os fonemas da língua materna, desenvolve a memória, a concentração e, mais tarde, o gosto pela leitura! Tudo isso sem mencionar o ganho afetivo entre bebê e adulto, entre outros benefícios.
No Clube Leiturinha, os Leitores de Berço recebem livros que estimulam os mais variados aspectos do desenvolvimento, sendo que, a cada mês, chega um livro para bebê diferente, mas com algo em comum: todos eles tornam o momento da leitura ainda mais atrativo e enriquecedor! Se você já tem este hábito de amor em casa, ou se pretende começar, elencamos aqui 7 dicas de livros e materiais que podem tornar a experiência literária de seu pequeno muito rica e diversificada, desde os primeiros dias de vida. Confira!
1. Contraste
|
2. Tummy Time
|
3. Sensorialidade
|
4. Naninha
|
5. Musicalidade
|
6. Oralidade
|
7. Literatura
Além disso, ler para um bebê pode ser muito reconfortante, já que a voz materna o remete ao ambiente intra uterino. Quando outro adulto (ou mesmo outra criança) se aventurar a ler para alguém que acaba de chegar ao mundo, estará certo de que esta é uma das melhores maneiras de estabelecer e estreitar os vínculos de afeto! Um bom exemplo do que falamos, é o livro Gato Preto, Gata Branca, da Editora Carochinha, enviado para os pequenos da categoria Leitores de Berço. |
E quais livros seu bebê mais gosta? Conte para a gente!
Você também pode gostar de: