A literatura na sala de aula e as diversas possibilidades de trabalhar um livro

mar 12, 2019 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança, Dicas, Escola, Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Não é nenhuma novidade falar em estudo da Literatura nas escolas. Porém, existem muitas maneiras diferentes de se estudar a Literatura e de se utilizar a Literatura na sala de aula. Uma dessas maneiras é o uso de livros literários como ponto de partida no trabalho com projetos pedagógicos.

Em minha experiência enquanto professor, posso afirmar que uma excelente maneira de estudar a literatura é utilizá-la não somente no estudo do livro pelo livro ou da literatura pela literatura, mas sim como ponto de partida para o estudo de várias áreas do conhecimento.

A interdisciplinaridade e a Literatura como ponto de partida

Em uma das escolas em que trabalho, utilizamos livros literários como base para o projeto pedagógico há anos. Nesses projetos, todas as disciplinas têm como ponto de partida algo que esteja presente em uma obra que será lida pelos estudantes em sala de aula com o acompanhamento dos professores.

Nesse modelo de estudo, as barreiras entre as disciplinas se eliminam, vários professores participam da leitura da obra com os alunos, e partem dessa leitura para explorarem os temas que nela vão surgindo. Assim, cada professor trabalha em sua área do conhecimento, mas sempre em diálogo com o livro e com os outros professores.

Deste modo, para os estudantes fica muito mais fácil entender a obra literária, seu contexto histórico e geográfico, além das referências a conceitos de qualquer outra disciplina. Também fica mais claro para eles estudarem conceitos abstratos, como os de ciências e matemática, quando estão relacionados a algo palpável, como uma narrativa que eles acompanharão durante alguns meses.

O papel da Literatura na formação de alunos mais críticos

Com o uso da Literatura em sala de aula, temos conseguido ver em nossos alunos o surgimento do pensamento crítico e da capacidade de relacionar diferentes áreas do conhecimento no entendimento do mundo, de seus problemas e na proposição de soluções. Vemos neles o desenvolvimento da criatividade em diversos sentidos. Tudo isso, porém, sem perdermos a capacidade de admirarmos a narrativa bem construída, a poesia presente na escolha das palavras e a visão do mundo através da lente da literatura, que nos permite enxergar além do mundo concreto e vislumbrar mundos possíveis, mágicos, fantásticos e, acima de tudo, mundo belos pelos quais vale a pena lutar.

Leia também:

Vinícius Hilário

Pai da pequena Cecília, formado em Letras e professor de Língua Portuguesa e Literatura. Acredita no poder transformador da educação, da infância e dos livros! *Vinícius é escritor e foi convidado pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais