O que é Metodologia STEAM e o que ela pode fazer pelas crianças?

As inteligências são múltiplas! E, felizmente, cada vez mais fugimos da segmentação para a pluralidade quando o assunto é educação infantil. 

O STEAM é um exemplo disso. A sigla STEAM corresponde às palavras, em inglês: science, technology, engineering, arts e mathematics; que em português são: ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemáticaA metodologia parte do princípio que as matérias se encontram, colaboram umas com as outras, em uma relação de complementaridade.

Você sabe como funciona a metodologia e como aplicá-la em casa e na escola? Continue a leitura e descubra!

O que é a Metodologia STEAM?

O modelo tradicional de ensino já vem sendo questionado há muitos anos. Será que um ensino restrito, que aborda sempre os mesmos assuntos e não valoriza as particularidades de cada aluno, é mesmo a melhor forma de aprender?

A metodologia STEAM vem justamente para integrar conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática para preparar os alunos para os desafios do futuro.

Na prática, o STEAM incentiva a formação dos pequenos por meio de cinco etapas:

  1. Investigar
  2. Descobrir
  3. Conectar
  4. Criar
  5. Refletir

Para isso, os educadores assumem um papel de condutores, apoiando na busca por respostas das crianças, mas sem influenciar nas conclusões. Afinal, é importante que eles criem seus próprios critérios e desenvolvam na prática suas habilidades investigativas e de tentativa e erro.

Metodologia STEAM na prática

No ambiente escolar, esta metodologia é aplicada através de projetos que podem variar de um experimento específico, como entender a refração da luz, até projetos mais macro, como resolver o problema de excesso de lixo em São Paulo.

Ao realizar esse tipo de dinâmica, as crianças vivenciam como é forte a intersecção entre as disciplinas. Os projetos também impulsionam o diálogo, o trabalho em equipe e o protagonismo dos jovens. Ou seja, a metodologia provoca um desenvolvimento bastante completo.

O interessante sobre isso, é que essa tendência invalida preferências por um campo de conhecimento em detrimento a outro. Uma vez que a segmentação torna-se cada vez mais simbólica, já que uma disciplina impulsiona a outra.

Outro ponto extremamente interessante é notar a aplicabilidade do STEAM. A metodologia se afasta da teoria e conduz os alunos para a prática. De acordo com o psiquiatra americano William Glasser, o aprendizado mão-na-massa apresenta 80% de eficiência, contra os 20% de quando apenas escutamos uma aula.

Além dessas vantagens, a aula STEAM capacita os alunos para resolução de problemas futuros. Similares àqueles que resolvemos diariamente em nossos trabalhos, que envolvem campos e áreas diferentes, como finanças, marketing, vendas, entre outras.

Dicas da Loja Leiturinha

Inventor box: Espada Inventora

Foto principal de Inventor Box - Espada Inventora
Preparado para inventar sua própria espada de luz? Descubra como criar esse incrível projeto mão na massa enquanto acompanha os inventores Berta e Pedro numa incrível jornada pelo conhecimento!

Trata-se de uma caixa de atividades maker que tem por objetivo ensinar de forma lúdica e mão na massa conceitos científicos ligados aos circuitos elétricos e a história de um grande inventor: Nikola Tesla. O produto foi desenvolvido pela Escola de Inventor, empresa pioneira no desenvolvimento de conteúdos STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts & math) para jovens e crianças no Brasil.

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Inventor box – Disco de Newton

Foto principal de Inventor box - Disco de Newton

Nessa Inventor Box você irá construir um incrível projeto inspirado nas cores do arco-íris chamado Disco de Newton. Acompanhe os pequenos inventores Berta e Pedro e aprenda a montar circuitos elétricos enquanto se diverte com um incrível projeto mão na massa!

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Inventor Box – Máquina de rabisco

Foto principal de Inventor Box - Máquina de rabisco
Já pensou em construir um incrível robôs artista? Essa é o projeto trazido a você pelos pequenos invetores Berta e Pedro. Acompanha eles nessa jornada e aprenda sobre  circuitos elétricos botando a mão na massa enquanto cria uma Máquina de Rabiscos!

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