E quando os pais e a escola entram em conflito?

dez 9, 2019 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança, Educação, Escola, Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Educar não é uma tarefa fácil. Muitos dizem que não existem fórmulas para tal. Mas, é fato que existem diferentes formas de educar e nem sempre escolas e famílias estão de acordo a abordagem de algumas questões. O que fazer quando os pais e a escola entram em conflito?

O momento da escolha da escola

Primeiro é importante entender sobre a prática e a linha pedagógica, da escola que escolheu para seu filho. Isso porque a estrutura das atividades, bem como o tratamento das questões que surgem ao longo do tempo que os pequenos estão na escola estão relacionados ao modelo da escola. Assim, alguns dos costumes referentes à pedagogia da escola, podem ou não ser condizentes aos que a família pratica com os pequenos. Por isso é imprescindível que os pais e a escola estejam bem alinhadas quantos aos hábitos e abordagens junto às crianças.

O diálogo como via de regra

Desde o primeiro contato com a escola, é importante que os pais e escola tenham um diálogo aberto e pautado na confiança para o bom convívio entre as duas partes, e também para o melhor da criança. Como forma de estabelecer esse diálogo de maneira saudável, os pais precisam dizer sobre as expectativas quanto ao manejo do tempo da criança dentro da escola para entender se a instituição irá ou não atendê-las. 

Por isso, a anamnese é tão importante para que a escola também possa compreender a realidade da família que irá acolher. Este tipo de entrevista pode ser feita de várias formas. Mas é importante que família e escola tenham um momento de diálogo cara a cara. Assim, quaisquer dúvidas sobre a rotina da criança, sua alimentação, seus medos e suas preferências, entre outros detalhes que são extremamente importantes serem esclarecidos para evitar situações chatas entre os pais e escola. 

Pais, não tenham medo de falar com a escola!

A relação entre família e escola necessita ser de extrema confiança. Afinal, é lá que nossos pequenos irão passar maior parte do seu tempo. E nem sempre temos a disponibilidade para levá-los e buscá-los diariamente, precisando dividir essa tarefa com nossos pares, o que impossibilita estarmos sempre perguntando sobre o dia da criança para seus responsáveis. Por isso, separamos algumas dicas que quando implementadas na rotina, podem deixar a relação entre família e escola mais saudável.

1. Acompanhe a agenda do seu pequeno

Separe um momento para acompanhar a agenda do seu filho diariamente. Geralmente, a maior parte das escolas resume a rotina das crianças nesses espaços e, quando necessário, manda recados por ela. Use esse espaço também, quando não for possível comunicar diretamente com professores ou cuidadores do seu pequeno. A agenda pode ser uma via de comunicação para ambas as partes.

2. Converse com as pessoas que cuidam do seu filho

É imprescindível ter uma relação com certo grau de proximidade com os membros da escola. Não, isso não quer dizer que você precise dizer para seu filho chamar a professora de tia ou algo do tipo. Mas perguntar sobre como ela está, saber seu nome, entender sobre como ela vê a presença do seu pequeno na escola. Isso é muito importante para que ela/ele sinta confiança em transmitir preocupações que possam surgir no dia a dia e também se sinta acolhido por você e sua família. 

3. Observe como seu filho percebe a escola

Crianças sabem demonstrar, mesmo quando ainda não possuem a linguagem desenvolvida, quando estão incomodadas com algo. Caso perceba que seu filho tem evitado ir à escola ou apresenta desconforto ao chegar, não hesite em conversar com a escola para entender se tem algo acontecendo. O diálogo é nosso principal aliado para esclarecer questões da vida escolar dos nossos pequenos. 

4. Confie nos profissionais

É essencial que tenhamos confiança nas pessoas que estão cuidando dos nossos filhos. Para que essa confiança seja construída, é necessário muito diálogo e proximidade. Por isso, esteja presente na escola do seu filho. Afinal, como todo espaço comunitário, a escola é construída pela sua comunidade. 

5. Esteja presente!

Estar presente na vida do seu filho e estar ativo na comunidade escolar é importante para que estejamos seguros sobre esse espaço. Frequente reuniões, fale com as professoras, converse com seu pequeno e tenha sempre um contato direto com os profissionais da escola. Também converse com outros pais e divida com eles angústias ou questões sobre a rotina escolar. Compartilhar é sempre positivo para que tenhamos uma rede a qual confiar. 

Leia também: 

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais