A maioria das mães que está se preparando para dar de mamar tem a maior preocupação com a pega correta na amamentação. Nos dias de hoje, se tem instaurada uma cultura de que a pega é o principal ponto durante a amamentação. Mas, sabemos que na prática, não é bem assim.
O que é o principal ponto?
Na realidade, quem suga é a linguinha do bebê. Por isso, o mais importante é que o pequeno consiga sugar corretamente. Às vezes avaliar a pega ajuda a corrigir algum movimento e melhorar essa sucção. Mas o que pode acontecer e geralmente é o que acontece, é da pega estar certinha e ainda assim o bebê não ter uma amamentação eficiente. Dessa forma, não consegue ganhar peso e ainda, machuca a mãe.
O problema não é a mãe.
Muitas mães acreditam quando isso acontece, que o problema está nelas. Com o leite delas ou qualquer outra coisa, quando na verdade não é. Até mesmo na produção de leite, as mães acreditam que o leite delas é fraco. Quando na verdade, o que acontece, é que a má sucção do bebê interfere nessa produção de leite também.
Infelizmente muitas pessoas ainda não tem acesso à informação de que quem “manda” na amamentação é o movimento que a linguinha do pequeno faz para sugar o leite. Problemas de amamentação não se resumem a pega. Ela faz parte de um conjunto e não é a única coisa que deve ser avaliada.
Muitas mães esperam para ir atrás do tratamento…
Por acreditarem que a pega é o ponto principal da amamentação, muitas mães esperam passar tempo demais até procurar o tratamento adequado. Porém, na maioria das vezes, a pega está correta. E pela demora na busca pelo tratamento, acaba sendo muito prejudicial para o aleitamento materno.
Por isso, é tão importante que as mães procurem informação e saibam para quem recorrer quando precisarem de ajuda. Muitas vezes um simples ajuste nessa sucção do pequeno já resolve o problema de amamentação. Assim o aleitamento materno pode seguir normalmente.
Leia mais: