Por que seu filho precisa de histórias infantis ilustradas?

maio 17, 2017 | 0 - 3 anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Leiturinha, Literatura, Sem autor

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Desde cedo, a criança é exposta a diversos hábitos dos pais, familiares, professores e outros conhecidos. A educação, nesse ponto, torna-se fundamental para que ela possa diferenciar as boas maneiras das ruins e, assim, formar seu caráter da forma mais adequada; portanto, os adultos devem reforçar certos comportamentos que ajudam os pequenos a amadurecer e refletir sobre questões que fazem parte do universo infantil. E não existe ferramenta maior de aprendizado do que a leitura!

A vantagem da literatura infantil é que pode ser introduzida na rotina dos filhos de um jeito leve e divertido, para que eles não a considerem uma atividade cansativa nem percam o interesse pelos livros. Para isso, a história infantil ilustrada é ideal: tanto para aqueles que não sabem ler quanto para quem já está familiarizado com as palavras, as ilustrações são muito mais do que enfeites nas narrativas – são, na verdade, uma forma de ajudar a visualizar a história sem que eles percam a capacidade imaginativa.

Uma experiência completa

Assim que as crianças têm contato com um livro de história infantil, é muito importante para elas que a experiência seja bastante sensorial. Então, quanto mais recursos capazes de estimular os sentidos, maior será o interesse delas pela literatura. As ilustrações na história infantil possuem esta finalidade: vão muito além da estética nos livros, são elas que dão apoio à narrativa, que não deve ser complexa para essa faixa etária, e fazem com que os pequenos acompanhem a história e reflitam sobre ela forma simples e lúdica.

Vínculos com familiares

Uma das maiores vantagens de ser um contador de histórias para seus filhos é poder criar laços mais fortes com eles. Uma dica é reservar um espaço na rotina algumas vezes por semana para fazer a “hora da leitura”, assim, é possível criar o hábito e o gosto pelos livros, mesmo quando os filhos são menores; além disso, a história infantil ilustrada é perfeita também para os pais incentivarem as crianças a imaginar personagens, cenas e ambientes com mais profundidade.

Dos livros para a vida

Os recursos visuais dos livros, principalmente para os filhos mais novos, são essenciais para que eles criem assimilações com o mundo ao redor: tudo que observam nas histórias pode colaborar para o desenvolvimento cognitivo, intelectual e até social das crianças. Por isso as ilustrações nas histórias infantis são importantes: nos contos e fábulas, em que sempre há uma moral, esse recurso permite que os pequenos reflitam enquanto se divertem. Por começarem cedo, a literatura torna-se um apoio à criança e um hábito para a vida.

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais