Aniversário da Leiturinha, os melhores descontos pra incentivar a leitura infantil. Vem pro Clube! Assine agora

Como criar pequenos artistas?

por | abr 29, 2022 | 0 Comentários

Ter liberdade, espaço e autonomia para desenvolver a imaginação, a fantasia e, sobretudo, a criatividade é bastante importante para os pequenos e pequenas. E saber como criar pequenos artistas ajuda os adultos a incentivarem essas competências desde a infância! Quer saber mais? Acompanhe o texto a seguir e confira dicas para estimular a consciência artística das crianças! 🎨❤️

Leia mais:
👉 Como criar crianças curiosas?
👉 Como trabalhar a empatia com crianças?
👉 A importância do contato com a natureza para as crianças

Por que criar pequenos artistas?

Crianças são criativas: elas fazem suas próprias investigações e descobertas, exploram o ambiente ao seu redor, inventam histórias e brincam de faz de conta. 🌈 Mesmo quando não têm brinquedos para usar como personagens!

Porém, os pais, mães e pessoas responsáveis também podem encorajar o lado artístico de seus pequenos e pequenas, seja através da pintura, do desenho, da escultura e das invenções, por exemplo. Afinal, essas habilidades são fundamentais para o presente e também para o futuro das crianças.

Mas, então, como incentivar a consciência artística? Como criar pequenos artistas? Se você também tem essas dúvidas, confira nossas dicas e sugestões a seguir!

Como criar pequenos artistas?

Para os adultos que estão se perguntando como criar pequenos artistas, a dica não poderia ser mais simples: traga a arte para a vida das crianças! 😍 E isso pode ser feito de inúmeras maneiras, desde visitando exposições de arte com os pequenos e pequenas até incentivando as suas próprias criações originais. 

Veja mais algumas sugestões:

1. Faça da sua casa um ateliê

A arte pode acontecer de tantas maneiras diferentes! Afinal, um artista pode ser ilustrador, pintor, músico, ceramista, escritor e muito mais. Nesse sentido, apresentar e explorar diversos tipos de arte com as crianças é uma das melhores maneiras de incentivar a criatividade e a sua consciência artística.

Por isso, uma dica incrível é fazer da sua própria casa um ateliê! Ou seja, leve a arte em todas as formas para casa, colocando as crianças em contato com instrumentos musicais, pinturas, desenhos, esculturas e livros. E deixe que elas toquem, experimentem e façam suas próprias reflexões! 💭

2. Coloquem a mão na massa

Como criar pequenos artistas? Deixando que eles façam arte! Não tenham medo de colocar a mão na massa e se sujar. 😜 Isso porque criar é um processo de imersão, com erros e acertos. E é muito importante que os pequenos e pequenas tenham consciência disso!

Aqui no Blog Leiturinha, inclusive, sua família já encontra inúmeros tutorias e dicas de atividades com as crianças. Por exemplo, você sabia que é possível fazer sua própria tinta caseira? Ou, então, sua massinha de modelar?

Desenhar e recortar bonecas de papel é outra brincadeira antiga, mas que ainda diverte muito os pequenos e pequenas. Por isso, volte ao passado, quando tudo era analógico, e retorne com as brincadeiras das antigas gerações.

E lembre-se: atividades manuais fazem bagunça, mas incentivam a imaginação e a criatividade! Se possível, forre as mesas, cadeiras e demais superfícies utilizadas, com jornal ou papelão, por exemplo. Assim, você elimina a maior parte da bagunça sem muito esforço.

3. Explorem juntos as exposições de arte

Infelizmente, para algumas pessoas, os museus ainda não parecem bons lugares para levar as crianças. Porém, visitá-los com os pequenos e pequenas é uma forma muito efetiva de incentivar o gosto pela arte e aguçar a criatividade, já que encorajam a curiosidade!

É importante, no entanto, envolver as crianças nas visitas aos museus. Por isso, que tal levar os pequenos e pequenas em exposições modernas e interativas, que interessam toda a família? Além disso, uma outra opção é fazer uma visita virtual pela internet. Assim, é possível visitar os museus mais famosos do mundo, sem sair de casa!

4. Incentive a leitura para ser artista

A leitura é um hábito importantíssimo, que contribui para vários aspectos do desenvolvimento infantil. Ler melhora a comunicação, estreita os laços familiares, nos ensina lições diversas e, claro, estimula a curiosidade e a criatividade.

Nesse sentido, livros sobre arte ou artistas famosos, por exemplo, são boas maneiras de incentivar a consciência artística. Porém, você sabia que toda leitura pode ajudar a criar pequenos artistas? Isso porque ler é uma maneira de encorajar perguntas e reflexões!

Por isso, tenha muitos livros em casa, para todas as faixas etárias. Se possível, crie até uma biblioteca infantil em casa! E lembre-se de que a família toda pode se beneficiar de uma visita à biblioteca local ou à livraria. 😉

5. Desenvolvam seus próprios talentos

Qual foi a última vez que você tentou investir em um hobby criativo? Por conta da rotina agitada, muitos pais, mães e pessoas responsáveis dividem seu tempo apenas entre o trabalho, o cuidado com a casa e a criação dos filhos. Sem encontrar momentos para desenvolver a própria criatividade!

Entretanto, saiba que o exemplo é muito mais eficiente do que a palavra. Se você não encontra tempo para expressar a própria criatividade, como as crianças pensariam que isso é importante?

Assim, mesmo que seja por algumas horas por semana (ou mesmo minutos por dia), busque maneiras de se expressar artisticamente. Pode ser pintando um livro de colorir, cantando suas músicas prediletas, fazendo desenhos, tocando um instrumento ou descobrindo um hobby totalmente novo! 💡

6. Façam atividades juntos

Diante de tudo isso, já deu para perceber que não existe uma única fórmula mágica para criar pequenos artistas, não é mesmo? Fazer atividades manuais, ter uma hora especial para a leitura, ouvir e também fazer música são todas ótimas maneiras de incentivar a criatividade.

Portanto, o importante é oferecer todos os estímulos possíveis, para que seu filho ou filha desenvolva uma consciência artística! Por isso, além dos diversos textos sobre atividades artísticas, também temos um e-Book cheio de atividades para fazer com as crianças. Não deixe de descobrir esse material exclusivo!

🎨 Clique aqui e baixe grátis o nosso “Livro de Atividades para Fazer com as Crianças”!

Dicas de livros infantis para criar pequenos artistas

Você sabia que a Loja Leiturinha está recheada de obras literárias que ajudam as famílias a criar pequenos artistas? Pensando nisso, nossa equipe de Curadoria preparou uma seleção especial para ajudar as crianças (e os adultos) a expressarem o lado artístico com muitos desenhos, pintura, imaginação e diversão! Vem ver:

Hipopótamo Roxo

Hipopótamo Roxo

A curiosidade pela arte e a expressão criativa podem começar desde cedo. E você pode encorajar seu bebê a entrar no mundo das artes com livros como esse! 👶 Em Hipopótamo Roxo, os pequenos e pequenas aprendem sobre as cores com animais divertidos!

👉 Clique aqui para ver o livro de banho “Hipopótamo Roxo” na Loja Leiturinha!

A Zebra e as Cores

A Zebra e as Cores

Em A Zebra e as Cores, as crianças conhecem uma zebrinha quer mudar as cores de suas listras. 🦓 Mas qual será a melhor cor? Com janelinhas, as crianças exploram as ilustrações e aprendem as cores. Como o rosa dos flamingos e o verde dos crocodilos!

👉 Clique aqui para conferir o livro “A Zebra e as Cores” na Loja Leiturinha!

Colorir e Montar: Unicórnios, Bichos-preguiça, Flamingos

Unicórnios, Bichos-preguiça, Flamingos

Neste livro interativo, as crianças pintam e montam animais com suas cores favoritas! Elas podem usar canetinhas, lápis de cor, giz de cera ou qualquer outro material que quiserem. Unicórnios, Bichos-preguiça, Flamingos é um livro cheio de ilustrações divertidas, fofas e criativas para despertar a imaginação das crianças! 🦄

👉 Clique aqui para comprar o livro “Unicórnios, Bichos-preguiça, Flamingos” na Loja Leiturinha!

Colorir e Montar: Dinossauros, Dragões, Monstros

Dinossauros, Dragões, Monstros

Seu pequeno ou pequena prefere dragões a unicórnios? Sem problemas! Nesta versão de Colorir e Montar, os personagens principais são os Dinossauros, Dragões, Monstros e outros seres que povoam a imaginação das crianças. 🐲 Mas a proposta ainda é mesma: pintar, recortar, montar e colocar a criatividade em prática! 

👉 Clique aqui para descobrir o livro “Dinossauros, Dragões, Monstros” na Loja Leiturinha!

Você gostou das dicas da Leiturinha para criar pequenos artistas? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Escrito por Blog Leiturinha
A equipe do Blog Leiturinha é formada por especialistas em educação, literatura infantil, parentalidade e desenvolvimento infantil.
E-book exclusivo Leiturinha
Relacionados
Pesadelo e terror noturno infantil: o que fazer em cada caso?

Pesadelo e terror noturno infantil: o que fazer em cada caso?

Imagine a seguinte situação: de repente, seu pequeno ou pequena começa a gritar durante a noite, transpirando e se debatendo. O que você faria? 😟 É comum que, diante de um caso de pesadelo ou terror noturno infantil, os adultos fiquem bastante preocupados e até...

A importância do contato com a natureza para as crianças

A importância do contato com a natureza para as crianças

Cuidar das plantas e das flores, respirar ar puro, tomar banho de chuva e brincar na terra são hábitos muito saudáveis! 🌱 Afinal, o contato com a natureza é muito importante para o desenvolvimento dos pequenos e pequenas. Por isso, essas atividades devem ser...

Até quando as crianças devem acreditar no Coelhinho da Páscoa?

Até quando as crianças devem acreditar no Coelhinho da Páscoa?

Participar do universo fantasioso dos pequenos e pequenas é mesmo uma delícia! Nesse sentido, a Páscoa pode ser um momento bastante especial para estimular o pensamento inventivo das crianças. Afinal, as idealizações que permeiam as datas comemorativas são importantes...

Pesadelo e terror noturno infantil: o que fazer em cada caso?

Pesadelo e terror noturno infantil: o que fazer em cada caso?

Imagine a seguinte situação: de repente, seu pequeno ou pequena começa a gritar durante a noite, transpirando e se debatendo. O que você faria? 😟 É comum que, diante de um caso de pesadelo ou terror noturno infantil, os adultos fiquem bastante preocupados e até...

A importância do contato com a natureza para as crianças

A importância do contato com a natureza para as crianças

Cuidar das plantas e das flores, respirar ar puro, tomar banho de chuva e brincar na terra são hábitos muito saudáveis! 🌱 Afinal, o contato com a natureza é muito importante para o desenvolvimento dos pequenos e pequenas. Por isso, essas atividades devem ser...

Até quando as crianças devem acreditar no Coelhinho da Páscoa?

Até quando as crianças devem acreditar no Coelhinho da Páscoa?

Participar do universo fantasioso dos pequenos e pequenas é mesmo uma delícia! Nesse sentido, a Páscoa pode ser um momento bastante especial para estimular o pensamento inventivo das crianças. Afinal, as idealizações que permeiam as datas comemorativas são importantes...

Bilinguismo infantil: mitos e verdades

Bilinguismo infantil: mitos e verdades

Infelizmente, ainda circulam muitas informações falsas sobre o bilinguismo, sobretudo infantil. Afinal, será mesmo que falar uma segunda língua pode atrasar o desenvolvimento da fala? Ou, então, atrapalhar a alfabetização? Para ajudar a sua família, chegou a hora de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Boa leitura!