Por que ensinar as crianças a amar os animais?

jun 14, 2022 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

O convívio com os animais pode ser muito benéfico para as crianças, já que essa relação trabalha as habilidades sociais e emocionais dos pequenos e pequenas, por exemplo. Além disso, saber mais sobre outras espécies é fundamental para a educação ambiental. Pensando em tudo isso, vamos conversar sobre por que ensinar as crianças a amar os animais? Acompanhe o texto abaixo e conheça as vantagens desse contato para as novas gerações e também para o planeta! 🌎💕

Leia mais:
👉 4 coleções de livros sobre meio ambiente para crianças
👉 Literatura e meio ambiente: qual a relação entre os dois?
👉 A importância do contato com a natureza para as crianças

Qual a importância do convívio com os animais?

Aos poucos, qualquer criança que tem um animal de estimação em casa, se acostuma com certas tarefas diárias. É o caso dos cuidados com a alimentação, a higiene e as atividades dos bichinhos, por exemplo. Por isso, essa é uma maneira de trabalhar a empatia, disciplina e responsabilidade desde cedo.

No entanto, quando falamos da importância do convívio com os animais, é possível ir muito além: conviver com outras espécies é, sobretudo, uma forma de compreender que não vivemos sozinhos e que, no planeta Terra, deve haver espaço para todos nós!

Dessa maneira, o contato com a natureza permite que os pequenos e pequenas reconheçam que o ser humano é apenas mais uma espécie, dentre tantas outras. E que, apesar disso, o meio ambiente também depende (e muito) de nós e das nossas atitudes.

Então, mais do que ter um cachorro ou um gato de estimação, é importante que as crianças percebam como é possível amar os animais. Sem, necessariamente, tê-los em casa! Afinal, nem todos os animais são da esfera doméstica, não é mesmo? Portanto, proteger e respeitar o espaço de cada um é também uma forma de amar os animais. 😉

Por que ensinar as crianças a amar os animais?

Há muitos estudos que sugerem os benefícios físicos e psicológicos do contato com os animais, especialmente para crianças. De acordo com um estudo da Universidade de Alberta (Canadá), por exemplo, bebês de famílias que incluem animais de estimação têm menos propensão a desenvolver alergias e obesidade.

Além disso, com os animais de estimação, as crianças podem desenvolver uma relação de afeto, cheia de brincadeiras e carinho. ❤️ Há animais, inclusive, que são utilizados em terapias e sessões de reabilitação, já que podem ajudar os pequenos e pequenas a lidar com diversas questões, como o medo, a ansiedade ou a timidez, além de trabalhar o desenvolvimento motor.

Já com os animais silvestres e selvagens, por exemplo, as crianças podem desenvolver uma relação respeitosa, de proteção e cuidado. Por isso, é fundamental conversar com os pequenos e pequenas sobre animais em extinção, consumo consciente e empatia ambiental, por exemplo.

Como ensinar as crianças a amar os animais?

Amar os animais não é importante apenas para as crianças, mas também para o futuro do nosso planeta. E existem muitas formas de incentivar a conexão dos pequenos e pequenas com a natureza e os animais. Quer saber mais? Confira algumas sugestões:

1. Contato com a natureza

Que tal aproximar os pequenos e pequenas da natureza? 🌱 Doses de natureza são fundamentais, especialmente para crianças que vivem em grandes centros urbanos. Por isso, tente desconectar e usufruir mais da natureza em passeios e atividades ao ar livre, por exemplo. Outra sugestão é propor um acampamento ou piquenique no fim de semana!

2. Filmes e documentários

Se a sua família também é fã da sétima arte, saiba que existem títulos muito especiais, com a temática do meio ambiente! É o caso de Wall-E (2008), de Rio (2011) O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida (2012). Todas essas dicas demonstram a importância da natureza e da conscientização ambiental para os pequenos e pequenas.

3. Literatura infantil

Os animais, a floresta e os elementos naturais presentes nos livros infantis não estão apenas a serviço da diversão das crianças. Eles servem para aproximá-las e sensibilizá-las para a temática ambiental, além de introduzir assuntos considerados complexos de forma adequada ao imaginário das crianças. Afinal, quando conhecemos os animais e criamos apreço por eles, ajudar na preservação da natureza fica bem mais fácil. 🥰

Livros infantis sobre os animais e a natureza

Uma forma lúdica, leve e divertida de falar com as crianças sobre a importância de cuidar da natureza e dos animais é a literatura infantil. Por isso, descubra a seguir algumas sugestões de livros incríveis da Loja Leiturinha para sua família:

Animais: Quem é Quem?

Animais: Quem é Quem?

Com o adorável livro Animais: Quem é Quem?, as crianças irão abrir as janelinhas e descobrir as respostas para muitas perguntas sobre os animais! Ideal para os primeiros anos de vida, este livro é repleto de interatividade através das abas. 🌈

👉 Clique aqui para conferir o livro “Animais: Quem é Quem?” na Loja Leiturinha!

Super Memória: Animais da Floresta

Super Memória: Animais da Floresta

Com o jogo Super Memória: Animais da Floresta, você e as crianças irão se divertir e viver momentos incríveis em família! Para isso, memorize e encontre os pares desses adoráveis animais. O jogador com o maior número de peças é o ganhador!

👉 Clique aqui para ver o jogo “Super Memória: Animais da Floresta” na Loja Leiturinha!

Cartilha de Atividades de Ciências: Animais

Cartilha de Atividades de Ciências: Animais

Desenvolvida com o apoio pedagógico de especialistas da área de educação, a Cartilha de Atividades de Ciências: Animais diverte e ensina a diferenciar os animais aquáticos, domésticos, selvagens e terrestres. Durante as atividades, as crianças são estimuladas a usar a criatividade, coordenação motora e raciocínio lógico para pintar, colar adesivos, ligar numerais, fazer relações, encontrar palavras no caça-palavras e responder charadas.

👉 Clique aqui para descobrir a “Cartilha de Atividades de Ciências: Animais” na Loja Leiturinha!

Você gostou das nossas dicas para ensinar as crianças a amar os animais? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais