Uma pergunta que sempre recebo no consultório das minhas pacientes futuras mamães é: como se preparar para o momento da amamentação? Para que ele seja o mais tranquilo possível? Ou então, o que eu preciso fazer para preparar os seios para amamentar?
A verdade é que a amamentação é sempre uma caixinha de surpresas. Inclusive, a mesma mãe pode ter experiências completamente diferentes com cada filho. Mas é claro que existem algumas coisas que podemos fazer para ficarmos bem informadas sobre o assunto. E até mesmo saber a quem recorrer caso uma ajuda seja necessária.
Não esfregue o peito
Em primeiro lugar, é preciso saber que não é necessário ficar esfregando o peito para a amamentação. O próprio corpo já se encarrega da produção do leite e desse preparo. Em alguns casos utilizar alguns objetos antes de começar a amamentar, como a concha de amamentação, pode até prejudicar a produção do leite.
Não use muito hidratante
Hidratar demais pode deixar a pele mais fina e suscetível a fissuras. Fazer estímulos intensos na região, com uma bucha por exemplo, podem acelerar a produção de ocitocina, o que não é muito bom.
O próprio corpo se encarregue da preparação dos seios
A verdade é que não é necessário fazer muito para preparar os seios para amamentar. O próprio corpo e os hormônios produzidos durante a gestação já se encarregam disso. O mais importante é se preparar procurando o máximo de informação possível, sempre.
Por exemplo, é preciso saber a importância da avaliação do padrão de sucção para evitar maiores problemas. Se logo nas primeiras mamadas você perceber que o pequeno está machucando, começou a doer ou apareceram algumas fissuras, procure rapidamente um profissional para avaliar o padrão de sucção do bebê. Não é somente a pega que precisa estar correta e, sim, o movimento que o bebê faz com a linguinha para retirar o leite da mama durante a sucção. Ficou claro?
Leia mais: