Por vezes, as crianças não se interessam por um ou outro conteúdo escolar. Quando isso acontece, os adultos costumam ouvir reclamações e também muitas perguntas dos pequenos e pequenas, que questionam a utilidade de estudar certos assuntos. Mas, será que todo aprendizado deve ter uma aplicação prática no curto prazo? Se você também não sabe como responder essa questão, fique tranquilo(a)! Convidamos Taís e Roberta Bento, da SOS Educação, para nos ajudar a entender qual é a importância do ensino multidisciplinar. Acompanhe!
Leia mais:
A escola como primeiro contato da criança com o mundo
Como preparar seu pequeno para a alfabetização infantil
Qual é o papel do professor na formação de novos leitores?
Qual é a importância do ensino multidisciplinar?
Por Taís e Roberta Bento, da SOS Educação
“Nunca vou usar essa matéria na vida real!”
Certamente, você já ouviu a frase acima da sua criança. E se viu na dúvida sobre como responder, não é mesmo? De fato, não faz sentido que a escola reveja os conteúdos a serem ensinados, simplesmente porque seu pequeno ou pequena não vê hoje função para aquele conhecimento. Mas, então, como responder essa pergunta?
Por um lado, é desafio da escola tornar os conteúdos mais envolventes, ajudando o estudante a conectar cada novo aprendizado aos desafios reais que a vida apresenta. Ao mesmo tempo, também é papel da família propiciar um ambiente saudável, que favoreça o desenvolvimento de habilidades que levam à motivação para o aprendizado.
Por mais que a escola se adapte e consiga, cada vez mais, se aproximar dos interesses dos alunos e alunas, jamais será possível ensinar somente aquilo que a criança e o adolescente desejam aprender naquele momento. Por isso, preparar um estudante para enfrentar os desafios que a vida traz pressupõe oferecer um ensino multidisciplinar.
Devemos preparar as crianças para os desafios da vida
Por meio do ensino multidisciplinar, cada criança vai poder selecionar o conhecimento do qual irá precisar, no momento em que os desafios surgirem. E se é verdade que não sabemos que futuro nossas crianças vão encontrar, também é real que a melhor maneira de garantir que estejam preparadas é oferecer recursos diversificados.
Há tempos, estudar apenas raciocínio lógico e linguagem já não são garantia de uma boa formação. Assim como, sem essa base de conhecimento, muitas outras competências ficam prejudicadas.
Então, qual a saída para lidar com o desafio da pergunta que as crianças continuarão a fazer, sobre o porquê precisam aprender determinados conteúdos? Pois bem: é preciso lembrar que nenhum conhecimento faz sentido a partir da sua utilidade imediata.
Tudo aquilo que aprendemos jamais é perdido
A neurociência está aí, mostrando que nosso cérebro é uma caixa de possibilidades infinitas, mas que só alcança seu potencial quando estimulada. Cada novo aprendizado se torna o alicerce para muitas outras habilidades que jamais imaginamos!
A cada nova competência que desenvolvemos, milhares de novas conexões cerebrais se formam. Abrindo caminho para novas possibilidades, descobertas, invenções e também autoconhecimento.
Afinal, quais conexões tornam possível que alguém desenhe um quadro? Componha uma música? Descubra um novo planeta? Ou, então, desenvolva a vacina que nos permite ter a liberdade de ir e vir, conviver com familiares e amigos e reencontrar o prazer pela vida?
Não temos essa resposta. Mas, há ciência disponível o suficiente para que possamos ter a certeza de que tudo aquilo que aprendemos jamais é perdido.
A forma como cada um de nós vai juntar tudo o que estudou e aprendeu, para fazer deste nosso mundo um lugar melhor para viver, depende não só da quantidade. Mas, especialmente, da variedade dos estímulos a que ela foi exposta.
Portanto, o ensino multidisciplinar é a única maneira de garantir que estamos formando nossas crianças para sonharem alto. E realizarem tudo aquilo que forem capazes de imaginar!
Você gostou de conhecer um pouco mais sobre a importância do ensino multidisciplinar? Ainda tem dúvidas? Então, deixe o seu comentário!
Quer ler e viver as melhores histórias com as crianças? Chegou a hora de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o melhor plano para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa!
Ainda não sabe se um clube de livros é a opção certa para a sua família? Clique no banner abaixo e saiba todas as vantagens de fazer parte de um com as crianças!
