Por dentro das principais tendências pré-adolescentes

fev 6, 2020 | 10+ anos, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Seu pequeno já não é tão mais pequeno assim, né?! Chegada a pré-adolescência, já não é possível sentar no colo e ouvir as histórias que eles sempre pediam. Mas, como tudo na vida, é necessário o diálogo para a reaproximação e para nós, pais, compreendermos melhor como podemos voltar a fazer parte da rotina das nossas crias de forma divertida e estimulando os velhos bons hábitos como o da literatura. Para isso, nada como ficar por dentro das principais tendências pré-adolescentes!

As novas tendências pré-adolescentes

Sempre existe um tema ou uma forma de conteúdo que faz sucesso entre os pré-adolescentes. Na nossa época era o cinema, as músicas ou a TV. Agora, esses conteúdos se apresentam de forma diferente. Confira os queridinhos dessa turminha!

Youtubers

Não é novidade que os Youtubers são sucesso entre os pré-adolescentes. Eles estão no ranking dos mais assistidos, sendo verdadeiros influenciadores. Por isso, é preciso que nós também entendamos um pouco sobre esse fenômeno para ter o que conversar e também para ter o mínimo de controle sobre as informações que nossos filhos estão adquirindo nas redes.

Existem muitos Youtubers que falam sobre assuntos relevantes e que também divertem os pequenos, além de serem autores dos best-sellers teens do Brasil. Então, que tal ler sobre os irmãos Felipe e Lucas Neto, passar em uma livraria para conferir a produção deles ou sentar ao lado do seu filho para assistir um vídeo? 

HQ’s e Super-heróis

A aventura é quase um vício na pré-adolescência. Nesta fase os pequenos passam a descobrir o mundo à sua volta e a experimentá-lo de forma mais intensa. Por isso, é preciso dar vazão a essa curiosidade e euforia. Os thrillers e também os famosos quadrinhos de super-heróis fazem parte das leituras preferidas deles. Abandonando os livros que apenas abordam uma questão moral, a ação, os perigos e riscos passam a permear não só as leituras, como também os pensamentos dos jovens. 

Games

Os jogos estão presentes na vida dos pré-adolescentes há muito tempo. Quem nunca foi à uma casa de jogos ou soprou um fita para destravar aquele jogo preferido? Hoje, com as tecnologias eles estão cada vez mais acessíveis e fazem parte não só do momento de brincadeira, mas se tornaram verdadeiro objeto de estudo dos adolescentes. Há milhares de vídeos ensinando técnicas ou apenas falando sobre o jogo. Os livros também não ficam de fora, e obras sobre jogadores e os mais badalados games também estão nas estantes dos nossos filhos. 

Como fazer parte de tudo isso? 

O segredo está na presença. Tente sentar-se ao lado do seu filho quando ele estiver, literalmente, abduzido pelos seus conteúdos preferidos. Assim, você não só conhecerá esses conteúdos com maior profundidade, mas também saberá mais sobre seu filho. Afinal, o que tem de mais nesse desenho, vídeo ou revista que tanto o prende? Conhecendo o universo do seu jovem, será mais fácil dialogar e conduzir sua educação tendo a certeza de que vai tudo bem com ele. 

E aí na sua casa? Qual a verdadeira paixão do seu pré-adolescente? Conte aqui para a gente!

Leia também: 

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais