1, 2, 3 e… Mãos na massa!

Papéis, colas, fitas coloridas, tintas, barbantes, caixas de papelão, tecidos e muita criatividade! Essa é a receita para horas e horas de diversão e aprendizado com os pequenos. Afinal, qual criança não adora explorar as delícias e os desafios de confeccionar o próprio brinquedo ou fazer um presente para a vovó com as próprias mãos? As atividades manuais, além de trazer diversos benefícios para o desenvolvimento dos pequenos, proporciona deliciosos momentos em família!

Os benefícios das atividades manuais para crianças

A curadora da Leiturinha, formada em Psicologia, Caroline Lara, ressalta a importância de pais e filhos resgatarem essas atividades em seu cotidiano: “Dividir o desafio de construir algo com as mãos, além de estimular o vínculo familiar, é um incentivo à criatividade. Cortar, colar, desenhar e pintar é algo natural para os pequenos e eles adoram. Elas gostam de criar e isso impacta diretamente no seu desenvolvimento social: fazer com as mãos faz com eles tenham mais interesse em sentir, tocar e compartilhar”. Além disso, as atividades manuais colaboram na construção da autoimagem e da visão de mundo das crianças.

Onde encontrar ideias de atividades manuais para o seu pequeno?

Se você quer incentivar seu pequeno a se divertir construindo brinquedos e objetos de decoração, mas está sem ideias, uma boa dica é buscar inspiração em páginas e sites na Internet. Como Caroline ressalta: “Temos que lembrar que a tecnologia pode ser usada como um ótimo recurso durante os trabalhos manuais, por exemplo, na busca de novas técnicas, como a decoupagem. Existem muitos cursos e tutoriais na Internet, que ensinam algumas técnicas.”. Um exemplo disso é a série SuperHands, disponível no PlayKids App que, em seus vídeos, ensina a fazer diversos brinquedos a partir de materiais recicláveis. O clube de assinatura PlayKids Explorer também é uma ótima opção! Com ele, o pequeno recebe mensalmente uma maletinha temática recheada com um livro personalizado, jogos educativos e atividades manuais ideais para cada etapa do desenvolvimento infantil.

Para ajudá-lo, nós também trouxemos 5 dicas de atividades manuais para crianças, para você se inspirar e fazer em casa com seu pequeno. Confira:

5 atividades manuais para crianças  

1. Avental colorido

Que tal presentear o titio, a dinda ou a vovó com um avental super colorido? Para isso, tudo que vocês vão precisar é: um avental simples de apenas uma cor e tintas de tecido. Em seguida, basta soltar a imaginação! Vale pintar o avental com pincéis, com as mãos e até com os pés! Com certeza, será um presente super especial! <3

2. Vasinhos de flor

Ter um jardim em casa já é algo que deixa tudo mais florido, bonito e colorido, mas um jardim decorado pelas mãozinhas do seu pequeno, é ainda mais especial! Vocês podem usar e abusar da criatividade e transformar latas, garrafas pet em vasinhos para as plantas. Vale também comprar vasos de cerâmica próprios para pintar. Neste caso, você precisa somente comprar tintas e deixar tudo muito colorido. Confira 5 dicas fofinhas para montar seu próprio jardim com as crianças!

3. Caneca personalizada

Para deixar a cozinha de casa com a cara da família ou, ainda, presentear algum familiar ou amigo querido, vocês vão precisar de uma caneca simples e tintas próprias para cerâmica. Depois? Basta usar a criatividade e deixar a caneca bem linda!

4. PaperToy

Além de ser um exercício de foco e concentração para a mente, os paper toys são opções fáceis, criativas e baratas de se divertir em família. Aproveite para imprimir e montar seu Paper Toy da Abelhinha Bebel!

5. Pote da calma

O Pote da Calma é usado para acalmar crianças pequenas depois de uma situação de briga ou choro. Ao fazê-lo, vocês poderão passar um tempo delicioso juntos e seu pequeno poderá se distrair e se acalmar, além de estimular sua criatividade.

E aí? Gostou das dicas? Seu pequeno também gosta de atividades manuais? Conte aqui para a gente!

Profile photo of Ana Clara Oliveira

Jornalista e autora no Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.