Sabia que os jogos de perguntas e respostas podem contribuir com o aprendizado das crianças?

fev 15, 2018 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A importância dos jogos e brincadeiras

Sabemos que os jogos e as brincadeiras contribuem muito para o desenvolvimento cognitivo e físico das crianças, e que seus benefícios repercutem em sua vida social e emocional. Nas escolas, é comum o uso de elementos lúdicos para facilitar o aprendizado e torná-lo acessível, especialmente nos anos iniciais. Em casa, cada vez mais os pais se preocupam em oferecer brinquedos e atividades que, além de divertir, tenham função educativa e estimulem seus pequenos.

É importante ressaltar que toda brincadeira, mesmo aquelas que parecem não ter propósito ou objetivos claros, contribuem para o desenvolvimento de alguma forma. Isso porque, por meio do brincar, como disse o pediatra e psicanalista inglês Donald Woods Winnicott, a criança constrói suas referências e suas teorias de mundo, apreende a realidade e lida com ela e com toda complexidade dos acontecimentos da vida. Portanto, o ócio e o brincar livremente, devem ser uma prioridade na infância.

Desafios e jogos de perguntas e respostas para crianças são os preferidos dos pequenos que já estão em idade escolar, especialmente a partir dos 6 anos, quando noções de regras estão em pleno desenvolvimento. Um bom exemplo desse tipo de atividade são os Quiz, que desafiam os conhecimentos dos pequenos, de forma lúdica e divertida.

Por serem colecionáveis, os Quiz podem tornar-se um jogo em família, em que a criança pode perguntar e controlar o jogo ou ser um participante, proporcionando uma troca de saberes, para além dos temas propostos pelo jogo. Além disso, ao se depararem com uma questão que lhes chamem mais a atenção, os pequenos podem buscar por si mesmos a ampliação destes conceitos pelos meios que tiverem acesso, seja pela internet, pelos livros, ou por meio de uma boa conversa.

Leia também:

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais