A poesia é a forma de ler mais natural para a criança. Ao contrário do que nos parece, aqueles versos complicados que recorrem a metáforas e rimas, não são muito difíceis no entendimento infantil. É principalmente na infância que desenvolvemos hábitos e apetites. E, para ler e entender poesia, não é necessário nenhum pré-requisito, pelo contrário, quanto mais “puros” estivermos, melhor digerimos e aproveitamos o conteúdo da poesia.  

Por Caroline Lara | Leiturinha.

Em alguns casos, quando pais, professores ou intermediadores recorrem à poesia como um recurso didático, ela é isenta de toda sua carga artística, que é o cerne de sua criação e benefício. Lendo poesia desde cedo, desenvolve-se uma sensibilidade em aspectos da vida como um todo. A função do poema transcende sua intenção enquanto instrumento educativo. Sua carga semântica é influente na aquisição de comportamentos e significados na infância.

Muitas pessoas possuem dificuldade em ler poesia. Isso se dá principalmente pelo fato do poema ser, em grande parte das vezes, cheio de metáforas e subentendidos. Para que esse tipo de leitura possa ser efetiva, principalmente na infância, é preciso que se estejam claras algumas coisas. O poema é uma forma de comunicação, ele sempre nos passará uma mensagem, uma ideia ou ideal: Mesmo quando aquela poesia parece meio esquisita, cheia de frases que parecem não ter sentido, ele está tentando nos dizer algo. Para entender é preciso estar aberto para receber a mensagem.

Ensine seu pequeno a ler o poema livre de intenção. Basta somente ler! Não é preciso que se tire tudo de letra, no final das contas, tiramos um pouco de tudo o que lemos. Tente também junto ao seu pequeno refletir e meditar sobre o que leu. Também é importante que o poema seja contextualizado à criança, trata-se de uma apresentação, uma ambientação. Sempre releia o poema junto ao seu pequeno – quanto mais ler, mais claro vai ficar. A poesia tem sua origem na fala. Quando parecer difícil de entender – faça a leitura em voz alta. O significado pode estar na sua declamação, em algumas palavras que se destaquem.

Além de estimular a imaginação, a poesia é um recurso ideal para que a criança se familiarize com o vocabulário e melhore sua expressão oral; além de ser um meio de transmissão de valores, de estímulo da criatividade e veículo de reflexão. A partir de uma certa idade, conseguimos estimular o abstrato nas crianças. Ao utilizarmos corretamente uma poesia adequada ao imaginário da criança, conseguimos adentrar no universo infantil, dando a ela a capacidade de lidar e experienciar a realidade em seus diversos modos.

Pensar em poesia é pensar em uma viagem: é sempre uma experiência de retorno, um exercício que, cada vez que o realizamos, vivemos uma experiência única. Mas como qualquer exercício, é preciso que tenhamos uma prática para que ele se torne cada vez melhor e eficaz. Então, encontre seus autores preferidos e aproveite a leitura!

Dica de Leitura: Antologia Ilustrada da Poesia Brasileira

Por que motivo as crianças, de modo geral, são poetas e, com o tempo, deixam de sê-lo?

antologia-ilustrada-blog_720

Antologia Ilustrada da Poesia Brasileira, por Adriana Calcanhotto.

Já que o clima é de poesia, lá vai uma dica à altura, organizada e ilustrada por Adriana Calcanhotto.

Nesta obra, a cantora e compositora brasileira reuniu poesias dos maiores poetas brasileiros em um livro dedicado às crianças de todas as idades.

Livro: Antologia Ilustrada da Poesia Brasileira
Autora e ilustradora: Adriana Calcanhotto
Editora: Edições de Janeiro
Melhor idade: Todas
Onde encontrar: na Leiturinha Digital.

 

 

Ainda não faz parte do Clube Leiturinha? Experimente por 1 mês grátis e compartilhe deliciosos momentos de leitura com seu pequeno!
Profile photo of Caroline Lara

Faz parte da Equipe de Curadoria da Leiturinha. É leitora compulsiva e apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!