A capacidade de inventar uma grande história a partir de situações do dia a dia, de encontrar soluções inusitadas e criar mil teorias sobre a vida é constantemente associada aos pequenos. Afinal, infância é tempo de brincar, de imaginar e de criar! No entanto, embora toda criança tenha um potencial criativo é sempre importante estimular a criatividade! Nesse sentido, a família e a escola têm papel fundamental para propiciar que essa habilidade seja trabalhada e desenvolvida. Ao fazer isso, colaboramos para que os pequenos se tornem adultos mais criativos, curiosos e motivados. Qualidades que, com certeza, serão muito valorizados ao longo de sua vida.
Mas como fazer isso?
O brincar, sem dúvidas, é uma das principais formas de estimular a criatividade dos pequenos, assim como as histórias! No entanto, existem outras diversas maneiras de oferecer um ambiente propício à criação. Para ajudar você a desenvolver essa habilidade em seu pequeno, listamos aqui 4 dicas simples para estimular a criatividade das crianças. Confira:
1. Invista no contato com a arte
A arte é fundamental para que nos coloquemos no mundo enquanto sujeitos, expressando nossas subjetividades, habilidades e individualidades. Pensando nisso, não nos resta dúvidas quanto a importância da arte na infância. Afinal, é durante os primeiros anos de vida que os pequenos descobrem seu próprio modo de conhecer e ser, além de suas habilidades cognitivas individuais. Por isso, invista em atividades artísticas! Muita tinta, lápis de cor, colagens e tudo o mais que a imaginação permitir!
2. Incentive seus gostos e hobbies
Jogar bola, pintar, dançar, assistir filmes, desenhar… Desde novinhos os pequenos já começam a desenvolver suas preferências e, neste momento, é fundamental que você incentive essas atividades para que eles possam explorá-las ao máximo. Isso não só estimula sua criatividade, como também colabora com seu desenvolvimento e autoestima!
3. Use desafios para estimular a curiosidade
Desafios e jogos de perguntas e respostas, por exemplo, são os preferidos dos pequenos que já estão em idade escolar, especialmente a partir dos 6 anos, quando noções de regras estão em pleno desenvolvimento. Essa é uma ótima maneira de instigar a curiosidade das crianças, fazendo-as questionar e refletir sobre o mundo a sua volta, desenvolvendo suas próprias teorias.
4. Propicie o contato com o novo e com o diferente
Sair do ambiente familiar é um ótimo exercício para adultos e crianças. É dessa forma que ampliamos nossa visão de mundo, exercitamos a empatia e, também, estimulamos a criatividade! Para os pequenos, tudo é novo! Por isso, passeios de final de semana e, até mesmo, idas ao mercado podem se tornar grandes aventuras que ocasionam um verdadeiro temporal de perguntas. Então, procure sempre levar seu pequeno a lugares que estimulem a imaginação e o contato com a natureza, como museus, bibliotecas e parques!