Quem aqui não sonha com um mundo mais justo e igual, onde as pessoas tenham as mesmas oportunidade e acesso às mesmas coisas? Isso pode até parecer uma utopia, mas, por mais clichê que possa parecer, a construção de um mundo melhor começa por nós mesmos, com pequenas atitudes. E quando temos filhos e/ou somos responsáveis pela educação de crianças, temos a possibilidade de transmitir valores que as tornarão adultos melhores!

Você está criando uma criança que se preocupa com os outros?

5 dicas para incentivar a solidariedade entre as crianças

Pensando nisso, a solidariedade é um desses valores que são fundamentais para a construção de pessoas e de um mundo melhor. Mas como incentivar que os pequenos sejam solidários? Com certeza, o exemplo é o melhor caminho, mas existem outras atitudes que podem tornar a solidariedade parte do dia a dia e da vida das crianças. Confira 5 formas de ensinar o seu pequeno a ser solidário:

1. Adotem uma cartinha do Papai Noel dos Correios

Todo final de ano os Correios realizam uma campanha nacional em que você pode adotar uma ou mais cartinhas de crianças que pedem presente ao Papai Noel, e realizar o sonho delas! Depois, você só precisa deixar o pacote na agência e a transportadora envia ao destinatário. Uma forma de incluir seu pequeno nesta ação solidária, é levando-o com você até a agência dos Correios para que vocês possam, juntos, escolher uma cartinha, comprar o presente e levar até os Correios! Dessa forma, você ajuda seu pequeno a desenvolver não só a solidariedade, mas também a empatia!

2. Separem brinquedos e roupas para doação

Outra dica super legal é combinar de fazer aquela arrumação no quarto do pequeno e separar para a doação brinquedos e roupas que já não são mais usados. Assim, além de vocês deixarem tudo bem organizadinho, ajudam outras crianças! Enquanto vocês separam os itens para doação, converse com seu pequeno sobre a importância deste ato e o quanto aquelas roupas, jogos, bonecas e carrinhos farão outras crianças felizes!

3. Vá além dos bens materiais

Para além dos objetos que podemos doar, a solidariedade está em nossa própria doação e na doação de nosso tempo e nosso carinho. Está em um trabalho voluntário simples, em ajudar o próximo, dar lugar no transporte público… São nesses pequenos atos que construímos e ensinamos aos nossos pequenos o valor da empatia, que está intimamente ligado à solidariedade.

4. Participem de uma ONG

Outra forma de levar tudo isso para a prática é participando de projetos, ONGs e ações coletivas em sua cidade. Seja em proteção ao meio ambiente, aos animais, às crianças ou, até mesmo, ao próprio lugar onde vivem, se inserir – e levar os pequenos – em ações onde todos trabalham juntos por um propósito solidário é uma verdadeira lição de vida!

Lições que devemos ensinar aos nossos filhos sobre tolerância

5. Doem livros para a biblioteca da cidade

Outra dica super legal é reunir os livros já lidos e levar para a biblioteca da cidade! Dessa maneira, as histórias serão contadas e recontadas por onde passarem, levando a magia dos livros para cada vez mais crianças!

Leia mais:

Profile photo of Ana Clara Oliveira

Jornalista e autora no Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.