5 dicas para lidar com as brigas entre irmãos

Sep 3, 2022 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

“Manhêêê!”, “Foi ele quem começou!”, “Não é justo!”, “Eu peguei primeiro!”, “Mas, mããe!”… E por aí vai! Quem tem mais de uma criança, já está mais do que habituado a ouvir frases como essas, não é mesmo? Afinal, verdade seja dita: as brigas entre irmãos são inevitáveis. Aliás, se você cresceu com um ou mais irmãos ou irmãs, sabe muito bem disso. Um pedaço de bolo, um jogo de videogame, um lugar no carro, um controle remoto… Qualquer coisa pode se tornar motivo de disputa! Então, como lidar com essa situação? Acompanhe o texto abaixo e descubra! 😉

Leia mais:
👉 9 coisas que só irmãos entenderão
👉 Ciúmes entre irmãos: como resolver?

👉 5 coisas que você precisa saber sobre o segundo filho

Clube Leiturinha: assine já!

Mas, afinal, como lidar com as brigas entre irmãos?

Sabemos que manter a calma e ter paciência com as crianças nem sempre é uma tarefa fácil. Às vezes, a vontade é largar tudo o que está fazendo e gritar da cozinha mesmo: “Se não parar, vou aí e acabo com a brincadeira!”. Contudo, por mais difícil que possa parecer, conter essa vontade, respirar fundo e manter a calma será muito mais efetivo! 😌

De acordo com Sarah Helena, psicóloga e caçula de quatro irmãos, “as brigas são sempre uma oportunidade para que os filhos aprendam e exercitem valores como empatia e respeito, além de experimentarem com mais intensidade sentimentos de frustração (importantíssimo para a vida adulta).”

5 dicas para lidar com as brigas entre irmãos

No entanto, como afirma Sarah, tudo depende da maneira como as brigas são conduzidas e mediadas:

“Há que se ter espaço para que as brigas aconteçam. Infelizmente, não se pode evitá-las a todo custo. Aos poucos, é possível conduzir as brigas de forma mais distanciada, deixando com que os irmãos reflitam sobre as causas reais dos conflitos, buscando se colocar no lugar do outro. Obviamente, existem brigas violentas, em que existe a necessidade de contenção. Mas aquelas em que estão a nível da discussão sempre poderão render muitos aprendizados.”

Pensando em tudo isso, para ajudar você a acalmar os ânimos em casa, reunimos aqui 5 dicas para lidar com as brigas entre irmãos. 🚨 Confira:

1. Saiba a hora de intervir

 Ao ouvir os resmungos e reclamações dos pequenos e pequenas, é difícil conter o impulso de intervir e acabar com a briga de uma vez. No entanto, precisamos nos segurar um pouquinho para permitir que as crianças tentem resolver o problema sozinhos. Porém, se você for chamado(a) ou sentir que a discussão está se tornando uma briga mais séria, aí sim, intervenha.

2. Proponha que eles mesmos encontrem soluções

Outra vontade quase incontrolável é de guardar o objeto que é motivo de discussão ou mandar cada criança para o seu quarto. De fato, isso pode até resolver o problema momentaneamente, mas é pouco efetivo à longo prazo.

Por isso, antes de decidir por eles o que fazer, dê uma chance para que as próprias crianças resolvam a briga, propondo soluções para o problema. Essa atitude promove novos aprendizado e estimula o amadurecimento dos pequenos e pequenas. Assim, as crianças entendem que, para resolver conflitos, é preciso pensar nas causas e nas soluções. 💬

3. Maneire na bronca

Por vezes, pode ser difícil controlar o tom de voz e o nervosismo. No entanto, explodir, gritar, dar castigos severos, fazer comparações e ofender não são as melhores soluções. Além do mau exemplo para os pequenos e pequenas, broncas muito rígidas passam a mensagem de medo. E podem, inclusive, impactar a autoestima das crianças.

Por isso, lembre-se de sempre estabelecer limites de maneira respeitosa. ❤️ Ou seja, sem rebaixá-los ou fazer o que você não gostaria que eles fizessem um com o outro, tudo bem?

4. Ouça os dois lados da história

Na hora de intervir na briga entre irmãos, é fundamental ouvir os dois lados com a mesma atenção e tentar ser justo na resolução do problema. Claro, sempre respeitando a idade das crianças e o entendimento de cada uma.

5. Converse, converse e converse!

Assim como na vida adulta, a melhor saída para as brigas entre irmãos é o diálogo! E nem sempre uma só conversa resolve. É preciso insistir e não desistir de conversar e explicar. Repita, repita e repita. Só por meio do diálogo, seus pequenos e pequenas vão entender que é por meio dele que se resolve os impasses em nossa vida. E não com agressão ou intolerância! 👏

Livros infantis para falar sobre brigas entre irmãos

Para ajudar a sua família a lidar com as brigas entre as crianças, a literatura infantil também pode ajudar! Por isso, vamos conhecer algumas sugestões da Loja Leiturinha?

Charlie e Lola: Levemente Invisível

Charlie e Lola: Levemente Invisível

Charlie e Lola: Levemente Invisível é um livro infantil com os personagens Charlie e Lola, que fala aos pequenos e pequenas sobre a relação entre irmãos. É um livro indicado para lidar com os desafios da rotina. Sobretudo, quando se passa muito tempo juntos e em casa!

Já para quem não tem irmãos, o livro também é ótimo para mostrar situações como esta: quando um precisa de um pouco de um tempo sozinho. E nem por isso o amor diminuiu! Afinal, saber respeitar os limites e o tempo do outro é fundamental na vida em família, seja ela como for! 😜

👉 Clique aqui para ver o livro “Charlie e Lola: Levemente Invisível” na Loja Leiturinha!

E aí na sua casa? O que é mais difícil para você na hora de resolver uma briga entre suas crianças? Conte aqui para a gente!

Quer ler e viver as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o melhor plano para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Ainda não sabe se um clube de livros é a opção certa para a sua família? Clique no banner abaixo e saiba todas as vantagens de fazer parte de um com as crianças! 😉

Por que fazer parte de um clube de livros com as crianças? Descubra!

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais