Entre os dias 01 e 08/08, acontece a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que promove ações pelo mundo em prol da amamentação desde 1992. Atualmente, já são 120 países que realizam, todo ano, diversas atividades a fim de ressaltar a importância do aleitamento exclusivo até o 6º mês de vida. Lembrando, no entanto, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a amamentação se estenda até os 2 anos de vida ou mais. Pensando nisso, vamos falar mais sobre a amamentação, um ato natural, de amor e cuidado? Saiba mais! ❤️👶🏽
Leia mais:
👉 10 coisas sobre dificuldades na amamentação
👉 Por que precisamos falar sobre amamentação em público?
👉 Amamentação em livre demanda: o que isso realmente significa?
Amamentar é um ato natural
Ana Elisa Casalinho, nutricionista materno-infantil, participa do Círculo Materno, organização que promove diversas ações pela causa do aleitamento em Poços de Caldas (MG). Em um bate-papo com a Leiturinha, Ana Elisa contou sobre o Mamaço, iniciativa que já acontece há cinco anos na cidade, reunindo mães em um espaço para amamentar.
O intuito do Mamaço é naturalizar e reforçar a importância da amamentação. 👏 Afinal, de acordo com a nutricionista:
“A receita para começar bem a vida envolve muito carinho e leite materno! E o incentivo ao aleitamento e a rede de apoio ajudam a fortalecer a luta pela amamentação”.
Ela também afirma que, infelizmente, ainda existe muito preconceito em relação a amamentar em público, como se esta atitude fosse uma ofensa! Por tudo isso, em 2017, o Círculo Materno realiza o Agosto Dourado, campanha de atividades voltadas para a valorização do aleitamento materno. 💛
Esse tipo de ação colabora na divulgação de informações seguras sobre o assunto, o que é fundamental para ajudar as mães com possíveis dúvidas que possam surgir nesta fase. Aliás, a indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o aleitamento materno seja realizado de maneira exclusiva até os 6 meses de vida, podendo se estender até os 2 anos ou mais.
Após este período de amamentação exclusiva, o aleitamento materno deverá ser aliado a outros alimentos. Isto é, se inicia, então, a introdução alimentar dos pequenos e pequenas!
Amamentar é um ato de amor e cuidado
Você sabia que, além de ser um momento especial, repleto de amor, carinho e cuidado, a amamentação também traz diversos benefícios para a saúde do bebê e da mãe? Nesse sentido, a nutricionista Ana Elisa elencou algumas vantagens que o ato de amamentar proporciona para mulheres e seus pequenos e pequenas. Confira:
Benefícios da amamentação para o bebê:
- Prevenção de doenças e alergias;
- Diminuição da mortalidade infantil;
- Diminuição das chances de morte súbita do bebê;
- Diminuição das chances de ter diarreias ou prisão de ventre;
- Diminuição das chances de desenvolver asma, eczemas, obesidade;
- O bebê fica mais calmo e chora menos.
Benefícios da amamentação para as mães:
- Diminuição da chance de desenvolver câncer de mama, do endométrio e do ovário;
- Diminuição do risco de desenvolver osteoporose, doenças cardíacas, diabetes e artrite reumatoide;
- Colabora com que o útero da mãe diminua e volte ao tamanho normal mais rapidamente;
- Diminuição das chances de hemorragias após o parto;
- Promove bem-estar e alivia o estresse.
Você gostou de saber um pouco mais sobre os benefícios da amamentação para mães e bebês? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!
Quer continuar ler e viver as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o melhor plano para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️
Ainda não sabe se um clube de livros é a opção certa para a sua família? Clique no banner abaixo e saiba todas as vantagens de fazer parte de um com as crianças! 😉