Ter um primo é ter um amigo, um irmão e um confidente em uma mesma pessoa.
Quando lembramos dos vínculos importantes na infância, muito falamos sobre a relação entre irmãos. No entanto, há uma outra relação tão importante quanto e que, por vezes, nos esquecemos de citar. É a amizade entre primos! Assim, quem cresceu perto de primos com idades próximas, sabe o quão forte e significativo é este vínculo. Embora primos não sejam presentes diariamente, eles têm lugar especial em nossos corações, revelando-se um laço para toda a vida. As brincadeiras até o anoitecer, as tardes de férias juntos, as viagens, almoços e festas em família, as travessuras e os segredos, as brigas que tão logo aconteciam e já eram esquecidas, a cumplicidade de quem se entende apenas com uma troca de olhares… Enfim, não há dúvidas: os primos têm um lugar mais que privilegiado em nossas vidas!
Nossos primeiros amigos
Os primos, muitas vezes, são nossa primeira experiência para além dos limites do nosso lar. Com eles, aprendemos a nos relacionar fora do nosso dia a dia. Embora ainda com a segurança de estar em família. Para aqueles que os primos moravam perto, por vezes até no mesmo quintal, a relação quase que diária, incluía almoços, ida à escola juntos, festas do pijama, tardes intermináveis de brincadeiras e os desentendimentos naturais de uma convivência tão próxima.
Ainda existem os que não tiveram tanta sorte. E, a distância entre os primos, era marcada por quilômetros e mais quilômetros. Para estes, restava apenas aguardar pelas reuniões de família, que demoravam para chegar e passavam em um piscar de olhos! Festas de final de ano e viagens de férias eram momentos preciosos, aproveitados até o último instante e recheados com tudo o que se tem direito: brincadeiras até tarde da noite, gargalhadas de doer a barriga, lanches e refeições deliciosas preparadas cuidadosamente pela vovó/vovô ou titia/titio, tardes de filmes e passeios sem fim! Mal se via o tempo passar e quando se davam conta já aguardavam ansiosamente pelo próximo encontro!
Cumplicidade para toda a vida
Mas a verdade é que pertinho ou longe, a amizade entre primos resiste à distância, às brigas e ao tempo. Quem teve a sorte de contar com um primo como amigo durante a infância, sabe que essa relação persiste aos anos, se tornando um importante pilar em nossas vidas, mesmo depois de adultos. Ainda que se vendo menos, pois cada um tem sua rotina, sua família e seus afazeres, os primos serão sempre aqueles eternos amigos, com quem podemos dividir nossas alegrias e tristezas. E quando bate aquela saudade, nada melhor do que recorrer aos álbuns de família para recordar as deliciosas lembranças de uma infância cheia de cumplicidade, carinho, risadas e felicidade!
Leia também: