Passado o nervosismo, as surpresas, os medos e as experiências da primeira gravidez, alguns papais e mamães de primeira viagem decidem dar um passo adiante e embarcam em uma nova aventura: ter o segundo e, até, o terceiro filho. Se, por um lado, a experiência do primeiro bebê deixa pais e mães mais seguros e menos ansiosos, por outro, aumentar a família sempre traz novos desafios! Criar filhos é saber e ensinar o real significado de dividir (a atenção, a cama, as roupas, as despesas, os carinhos, a rotina) e multiplicar (os abraços, a paciência, as despesas, a energia – haja energia!).
Se você tem mais de um filho, com certeza vai se identificar com, pelo menos, uma dessas situações:
1. Fazer o bebê dormir com o irmão mais velho acordado (e cheio de disposição!)
Se você já achava uma tarefa e tanto colocar seu bebê para dormir, vai descobrir que isso pode se tornar bem mais difícil, quando você tem outro pequeno brincando, correndo pela casa e chamando sua atenção. Seja na soneca do dia ou no sono da noite, ter mais de um filho é esquecer o que é uma casa silenciosa…
2. Criar filhos é ver a bagunça se multiplicar!
Se o silêncio da casa nunca mais será o mesmo, a organização, então, nem se fala… Ao passo que a família cresce, os brinquedos se multiplicam e a bagunça só aumenta. Chegar em casa e se deparar com a sala de cabeça para baixo não será mais uma surpresa. Mas calma! Em dias assim, o melhor é respirar fundo e, claro, contar com a colaboração de todos – inclusive dos bagunceiros – no momento da arrumação!
3. Lidar com o ciúme entre os filhos
Ter um irmão significa companhia e diversão garantida. No entanto, algumas vezes, os pequenos podem levar um tempinho para perceber isso e aproveitar as delícias que é ter um (ou mais) irmão. Isso porque dividir a atenção, o cuidado e a rotina dos pais pode gerar ciúme entre irmãos. Neste momento cabe a você, mãe/pai, lidar com isso da melhor maneira, para que a parceria e o companheirismo superem qualquer desavença ou disputa!
4. Se confundir e trocar os nomes (quase sempre)
Por mais que você tenha pensado que isso nunca fosse acontecer com você, não teve jeito! Com mais de um filho, a rotina maluca e a agenda cheia, vez em sempre você se pega chamando um filho pelo nome do outro e, às vezes, até o nome do cachorro entra no meio dessa confusão!
5. Separar brigas entre irmãos
Por mais amigos que sejam os filhos, é pouco provável que a paz reine 100% do tempo na casa. Afinal, a convivência constante gera discordâncias e possíveis atritos. Em alguns casos mais e em outros menos. Mas não tem como, sempre sobre para você separar as brigas e incentivar que os pequenos entrem em acordo e façam as pazes.
6. Dividir a cama com muita gente
Ainda que cada pequeno tenha seu quarto e já durma sozinho em sua cama, vez ou outra, acaba todo mundo na cama da mamãe! Aí já viu, não é? A cama fica lotada de gente e de carinho… É a mamãe de um lado, o papai do outro e filhos para todo canto! Mas diga a verdade, existe coisa mais gostosa?
7. Ter amor, beijinhos, carinhos e abraços multiplicados!
A realidade é que não tem jeito, por mais que a bagunça e as despesas se multipliquem, e que você tenha que redobrar suas energias e apertar a rotina, ter mais de um filho significa muito mais abraços, beijinhos, carinhos e “eu te amo”!
Confira: 9 coisas que só irmãos entenderão