5 coisas que podemos fazer que vão ajudar nossos filhos no futuro

set 25, 2020 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Bebê, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Ter um filho é encarar um projeto de vida. A gente quer que eles cresçam saudáveis, espertos e que sejam felizes no futuro. Ensinar alguns valores e costumes desde cedo pode ser a chave para um futuro incrível, então preste atenção nessa lista de atitudes potentes que podem começar desde já!

Confira as 5 coisas que podemos fazer já que ajudarão nossos filhos no futuro:

1. Corpo ativo na infância, adulto saudável

Pode parecer besteira, mas liberar a criança para jogar futebol com os amigos na rua é um investimento em uma vida adulta saudável. Nós somos responsáveis por incentivar que eles mexam mais o corpinho, seja levando periodicamente a parquinhos abertos ou matriculando na aula de natação, por exemplo. Isso vai dar um chega para lá no sedentarismo e os esforços físicos podem ser um hábito que aquela criança vai carregar pelo resto da vida.

2. Hobbies saudáveis

Além dos esportes que mantém o corpo saudável, também faz bem se esforçar para que a criança tenha um hobby que trabalhe a mente. Podemos mostrar para eles aquele tipo de música que a gente mais gosta de ouvir, apresentar livros indicados por outras mães e pais ou levá-los a exposições temáticas como as que falam de dinossauros e astronomia. Algum desses assuntos vai capturar a atenção da criança e fazer com que ela leia e pesquise por conta própria dali para frente.

3. Empatia é algo para ser ensinado em todo momento

Ensinar como nossos filhos podem se dar bem no futuro é importante, mas também vale se preocupar em criar adultos que vão fazer bem à sociedade. É por isso que eles devem ser ensinados desde pequenos a nunca perseguir amiguinhos no colégio, mas ficar do lado daqueles que estão sendo perseguidos. Colocar o pequeno para ajudar uma vizinha a carregar as bolsas também pode ser uma boa opção, sempre reforçando que ele tem o dever de ajudar aos outros.

4. Dar tarefas é criar adultos responsáveis no futuro

É bem coisa de mãe e pai coruja achar que os nossos filhos ainda são muito pequenos para realizar tarefas em casa, mas a verdade é que isso faz muito bem para eles. Pode começar desde os dois anos com a função de guardar os próprios brinquedos e ir evoluindo para missões como colocar a mesa, tirar o lixo e colocar a água do cachorro. São funções que vão virar um hábito e farão a criança entender que ela nunca terá tudo na mão quando for adulta.

5. Ensinar lições de economia cria adultos controlados

Nesse mundo cheio de estímulos para “comprar, comprar e comprar”, é um cuidado fundamental para ensinar às nossas crianças que não é bem assim. Uma ferramenta simples como um cofrinho mostra para elas que é preciso controle ao economizar para ganhar aquela bicicleta no final do ano. Se isso virar um hábito, essa criança vai crescer sabendo que colocar um dinheirinho na poupança é saudável e terá mais chances de realizar seus sonhos no futuro.

Leia também:

Ariane Donegati

Jornalista e entusiasta do desenvolvimento infantil, acredita que brincar é sinônimo de aprendizado e felicidade para as crianças.

    Acompanhe nossas redes sociais