Aprendendo a Voar: um livro sobre sonhos para jovens leitores

fev 25, 2021 | 10+ anos, 7 - 10 anos, Clube Leiturinha, Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Que tal conhecer um livro que fala sobre sonhos e autoconhecimento com os jovens leitores e leitoras? Pois essa é exatamente a proposta do livro Blackbird Fly: Aprendendo a Voar, da autora Erin Entrada Kelly. Impressa pela Leiturinha em parceria com a HarperKids, essa obra foi enviada para os Leitores Críticos do Clube Leiturinha. Quer saber mais sobre esse sucesso internacional e descobrir por que sua história é tão especial? Confira agora mesmo!

Como falar sobre sonhos com os jovens?

Todos nós temos a liberdade de ter nossos próprios sonhos, como uma casa nova ou uma determinada carreira profissional, por exemplo. Alguns sonham em morar na praia ou na fazenda, outros querem morar fora do país. Sonhar em ser alguém, em ter algo ou fazer algo específico é simplesmente ressignificar o seu caminho de vida. E é assim que desenvolvemos nossos propósitos e aspirações. Para que possamos, cada vez mais, nos tornar melhores enquanto indivíduos.

Além disso, os sonhos nos dão energia para seguir em frente e encarar os obstáculos que encontramos no caminho. Portanto, são fundamentais para não desistirmos nas primeiras dificuldades. Afinal, quem acredita sempre alcança! Porém, para que consigamos acreditar e ter a coragem necessária para ir atrás dos nossos sonhos, é necessário fomentar esse sentimento desde a infância.

Desde muito pequenas, as crianças já sonham e imaginam o tempo todo. O palco para o seu desenvolvimento é a fantasia! Por isso, tudo bem querer ser um super-herói ou super-heroína, um(a) mágico(a), um(a) bailarino(a) ou, até mesmo, sonhar em seguir a profissão dos pais e responsáveis. E isso nos enche de orgulho, não é mesmo?

Pois bem: sonhar, imaginar e fantasiar são características que possuímos desde a infância. E cabe a nós, adultos, fomentar e incentivar cada vez mais esses momentos com nossos pequenos e pequenas. Inclusive, com as crianças mais velhas e até os pré-adolescentes. Daí a importância de sempre ouvirmos e estimularmos nossos filhos e filhas. Quando isso acontece, permitimos que eles busquem o autoconhecimento e cresçam determinados, críticos e com a capacidade de encontrar seus próprios sonhos e objetivos.

Dicas para estimular a imaginação das crianças e dos pré-adolescentes

  1. Procure estreitar a relação entre vocês. Atividades em família, como filmes e jogos de tabuleiro, por exemplo, são ótimas sugestões para isso.
  2. Lembre-se que o diálogo é a melhor saída a todo momento.
  3. Respeite as individualidades das crianças e dos adolescentes.
  4. Oriente e mostre os diversos caminhos para as conquistas.
  5. Estimule a criatividade e as soluções inusitadas.
  6. Nunca diga ou deixe-o(a) pensar que as coisas são impossíveis, sem nem mesmo ter tentado.
  7. Não se esqueça daquela velha história do “tente outra vez”. Ou seja, mostre a importância de seguir em frente e tentar novamente!

Blackbird Fly: Aprendendo a Voar

Blackbird Fly: Aprendendo a Voar

Foi justamente pensando na importância de falar sobre os sonhos com as crianças mais velhas, que a nossa equipe de Curadoria preparou um envio muito especial. Impresso em primeira mão pela Leiturinha, em parceria com a HarperCollins, uma das maiores editoras do mundo, o livro Blackbird Fly: Aprendendo a Voar, foi enviado exclusivamente para os assinantes do Clube Leiturinha. A obra, de Erin Entrada Kelly, conta a história de uma jovem que sonha em voar alto com a música e se tornar uma estrela do rock. Ela sabe que o caminho não será fácil, mas quais obstáculos a protagonista terá que enfrentar?

Por meio de uma narrativa dividida em capítulos especiais, o livro fará com que os jovens leitores e leitoras possam se identificar de alguma forma com o que a personagem vive em cada momento. Isso sem falar nas ilustres citações musicais e as fortes referências musicais, como os Beatles. Assim, a obra fala sobre essa fase de descobertas e conflitos, ao mesmo tempo em que apresenta novos universos para as crianças e os pré-adolescentes.

Junto com Kelly, os jovens irão descobrir até onde a protagonista conseguirá voar. Tudo isso enquanto acompanham também as suas aventuras para crescer e amadurecer. Desse modo, Blackbird Fly: Aprendendo a Voar é um livro que apresenta como questão central a busca pelos sonhos, o autoconhecimento e a resiliência. Além disso, a obra foi aclamada internacionalmente pela crítica e, com certeza, contribuirá com a visão dos jovens sobre o mundo!

Você gostou do livro Blackbird Fly: Aprendendo a Voar? Para viver essa e outras histórias incríveis com as crianças e os pré-adolescentes, faça parte do Clube Leiturinha! Acesse o nosso site e descubra o plano ideal para sua família!

Leia mais:

Fernanda Veiga

Mãe da Helena, formada em Pedagogia, especialista em Relações Interpessoais e Educação Moral. Descobriu na literatura infantil uma das suas maiores paixões e acredita que a leitura tem o simples poder de transformar e ressignificar as pessoas.

    Acompanhe nossas redes sociais