Tudo o que você precisa saber sobre a Curadoria da Leiturinha

out 14, 2020 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

“Curar é sinônimo de cuidar!” Em primeiro lugar, você sabe o que é curadoria? Essa palavra um tanto incomum é um conceito em alta na atualidade. Isso porque a oferta de produtos, serviços e informações cresce a cada dia e, quanto mais ela cresce, mais difícil saber o que é melhor e mais relevante, seja para você ou para seu pequeno. Isso porque são muitos aspectos a se considerar. Além da qualidade do produto, vale também se questionar se ele é confiável e adequado ou não para quem se destina. E como funciona a curadoria de livros?

A curadoria de livros infantis do Clube Leiturinha

Se a curadoria é importante para o aprendizado e o desenvolvimento dos pequenos, no caso dos livros infantis não é diferente. Por isso, a Leiturinha, o maior clube de livros infantis do Brasil, conta com uma equipe especializada que, com um olhar analítico sobre toda a produção, seleciona o que há de melhor no mercado editorial para formar crianças e famílias leitoras.

Mas, afinal, existem livros adequados para cada idade?

Já falamos aqui no Blog, livro não tem idade, e isso é certo. Ler – de tudo – para uma criança, estimula o hábito de leitura pelo simples fato de que a leitura se torna parte da rotina e, se feita com afeto, ela prova ser um valor dentro da família, construindo uma relação criança-livros positiva desde cedo.

Mas, para uma escolha mais assertiva, que possa acompanhar o  desenvolvimento dos pequenos, se complexificando à medida em que eles crescem, o trabalho de curadoria literária pode ajudar

A curadoria literária consiste, portanto, em selecionar o melhor livro para cada idade, considerando aspectos do desenvolvimento infantil e uma sequência temática que faça sentido em momentos pontuais da vida dos pequenos, bem como materiais específicos que possam estimular seu desenvolvimento psicomotor, por exemplo. 

Para além da escolha de livros…

Não basta enviar um bom livro. O trabalho da Equipe de Curadoria na Leiturinha também consiste em fornecer todos os insumos necessários para que as famílias aproveitem ao máximo e da melhor forma cada livro recebido

Assim, além de selecionar os livros de acordo com os critérios mencionados, também elaboramos, mensalmente, um material digital de apoio aos pais, com dicas de mediação de leitura e de interação com os filhos, de modo que a leitura seja, efetivamente, um momento em família e uma possibilidade de ampliar os horizontes e ir além do livro.

Saiba mais sobre este material:

Além disso, mensalmente a curadoria prepara matérias como esta para o Blog Leiturinha, com resenhas, dicas de leitura, temas relacionados à literatura infantil e desenvolvimento infantil, de forma a dialogar com leitores e famílias, construindo pontes que levem a um só propósito: construir um país mais leitor!

Algumas destas matérias também se tornam postagens para o Facebook ou Instagram do Clube, outras se tornam vídeos para o nosso canal do Youtube. O importante é comunicar os conteúdos para o maior número de famílias!

Leia mais: 

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais