Criança não namora, nem de brincadeira! Vamos discutir a adultização infantil?

jun 12, 2022 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Você se lembra da canção “Com Quem Será?”, que costumava fazer parte das festas de aniversário? Ou, então, já ouviu “E você, tem um namoradinho(a)?” quando ainda era uma criança? Essas práticas, que podem até parecer inofensivas, fazem parte de uma cultura que queremos abolir: a adultização infantil. Mas, você sabe o que isso significa? Se você também quer saber mais sobre esse assunto, acompanhe o texto e descubra por que criança não namora, nem de brincadeira! ⚡🚨

Leia mais:
👉 Precisamos falar sobre respeito com nossas crianças
👉 Estatuto da Criança e do Adolescente: cuidar da infância é dever de todos
👉 Meninas felizes, mulheres seguras: 10 coisas que você pode fazer por sua filha

Criança não namora, nem de brincadeira!

Ah, o amor! ❤️ Amor de pai, de mãe, de vó e de vô. Amor de dinda, de irmãos ou até mesmo de bicho de estimação! O amor é mesmo um dos sentimentos mais lindos, não é? Por isso, conversar com os pequenos e pequenas sobre o amor faz com que as crianças aprendam a lidar com essa emoção tão especial, que as acompanhará por toda a vida.

No entanto, é preciso saber quando e como conversar sobre o amor e, especialmente, as relações amorosas com os pequenos e pequenas. Afinal, namorar é coisa de adulto! E embora as crianças também tenham amigos e amigas, é importante reforçar que amar e namorar são coisas diferentes.

Infelizmente, o assunto “namoro” ainda costuma ser introduzido na vida das crianças em tom de brincadeira. Como quando elas são perguntadas sobre o “namoradinho” ou a “namoradinha” da escola. Contudo, essa atitude pode antecipar situações e pular fases importantes da infância. Gerando, até mesmo, a erotização precoce.

Pensando nesse assunto tão sério, em 2017, o Governo do Amazonas, em parceria com o blog Quartinho da Dany, chegou a lançar a campanha “Criança não namora! Nem de brincadeira”, que se propagou pela internet. Com isso, a campanha evidenciou o debate sobre a adultização das crianças.

Ou seja, a ideia da campanha era alertar os cuidadores, professores e a sociedade como um todo sobre os riscos de expor as crianças a condutas próprias da idade adulta. Especialmente, quando falamos em relações amorosas. E, dessa forma, evitar consequências mais sérias, como a erotização precoce e o abuso infantil.

Por que diferenciar amar de namorar?

O afeto é muito importante para o desenvolvimento infantil. E existem opiniões diversas sobre as formas de se expressar, se comportar e falar sobre questões afetivas e emocionais com as crianças. Porém, dentre tantas perspectivas, há um consenso: o diálogo e exemplo são marcadores na compreensão do amor e das relações por parte dos pequenos e pequenas.

Nesse sentido, a reprodução dos comportamentos adultos é algo normal na infância. Mas somos nós, pais, mães e pessoas responsáveis, que temos a função de equilibrar e conduzir essas imitações do mundo adulto. E isso só é possível através de conversas!

De acordo com Letícia Araújo, psicóloga e integrante da equipe de Curadoria da Leiturinha:

Quando o assunto é namoro na infância, é necessário orientar os pequenos e pequenas sobre que é certo, errado, moral, ético e, principalmente, colocar limites. Criança gosta mesmo de saber o porquê das coisas: ‘Mas, mãe, por que eu não posso namorar?’. Por mais que explicar tudo isso pareça uma tarefa complexa, o diálogo pode ser simples. E, para conduzi-lo, é preciso muito afeto e atenção. Converse sobre as fases da vida, sobre a importância de cumprirmos cada uma delas e também sobre a preparação para as etapas futuras.

O papel da literatura na condução do diálogo

A literatura infantil tem uma função bastante importante na condução dos diálogos com as crianças. Sobretudo, quando falamos de assuntos complexos e difíceis para os pequenos e pequenas.

É justamente o caso dos sentimentos, como o medo, a tristeza, a alegria, a raiva e, claro, também o amor. Afinal, conhecer, reconhecer e administrar as emoções desde cedo é fundamental para uma vida emocionalmente saudável.

Além disso, por meio dos livros infantis, é possível reforçar o poder da amizade entre as crianças, que deve sempre ser encorajada e estimulada. Isso porque criança não namora, mas pode e deve ter muitos amigos! 🥰

Através dos laços de amizade, criamos vínculos significativos, demonstramos afeto e amor, compartilhamos momentos especiais e vivenciamos situações inesquecíveis. Afinal, amigos são importantes para o nosso bem-estar, socialização e até para a nossa saúde!

Pensando em tudo isso, confira abaixo algumas sugestões da Loja Leiturinha, para falar sobre amor e amizade com as crianças. Acompanhe:

A Mágica da Amizade

A Mágica da Amizade

Organizar os próprios pertences e aprender a ter responsabilidade é um dever mas, sobretudo, um direito dos pequenos e pequenas. Com um pouco de disciplina, cuidado e carinho, o livro A Mágica da Amizade ensina aos pequenos que é possível ter uma rotina mais espaçosa, organizada e feliz! Afinal, é sempre bom escolhermos o que entra e o que não precisa permanecer nas nossas vidas. 😉

👉 Clique aqui para descobrir o livro “A Mágica da Amizade” na Loja Leiturinha!

Bruno e João

Bruno e João são muito diferentes, mas, dentro deles, existe algo comum que os uniu: a amizade. Esta é uma emocionante história sobre carinho, cuidado e superação!

👉 Clique aqui para ver o livro “Bruno e João” na Loja Leiturinha!

Um Lençol de Infinitos Fios

Um Lençol de Infinitos Fios

Um Lençol de Infinitos Fios conta histórias cruzadas de adolescentes, em que cada um vive uma realidade, vem de lugares diferentes, mas todos possuem algo em comum. Cada um com uma nacionalidade, eles enfrentam seus próprios desafios, mas algo os une. O que seria esse elemento capaz de unir realidades tão distintas?

👉 Clique aqui para conferir o livro “Um Lençol de Infinitos Fios” na Loja Leiturinha!

Você gostou das nossas dicas para falar sobre amor e amizade com as crianças? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais