Cuidar de nossas crianças e adolescentes é um dever de todos
Após o nascimento de um filho, os pais passam a ter um novo olhar para a infância e para a vida. Coisas banais, que antes passavam despercebidas, passam a ter outros valores e dimensões, e sua maior preocupação passa a ser a felicidade e a segurança do pequeno. É quando surge o constante temor em relação a acidentes, bullying, abusos sexuais, perigos virtuais e diversas outras ameaças que possam colocar em risco a vida e a saúde – física ou mental – da criança.
Mas, muito mais do que uma preocupação, é um dever de todos nós, enquanto adultos e sociedade, proteger e cuidar da infância. E quando falamos de infância, não falamos apenas de nossos filhos, sobrinhos e primos, mas de todas as crianças e adolescentes de nossa sociedade. Isso está no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), um conjunto de leis aprovado e promulgado em 1990, que traz regras, direitos e deveres à respeito da infância e adolescência no país. Mas, afinal, o que está descrito nesse documento? E qual a sua importância?
Toda criança no mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.
Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.
Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os direitos das crianças
Todos têm de respeitar.
(O Direito das Crianças – Ruth Rocha)
O Estatuto da Criança e do Adolescente
“É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao lazer e à profissionalização, à liberdade, ao respeito, à dignidade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” – Artigo 227 da Constituição Federal de 1988.
Foi para fazer valer o Artigo 227 da Constituição que foi promulgado o Estatuto da Criança e do Adolescente, um marco na história de nosso país. A partir dele, crianças e adolescentes passaram a ser vistos como sujeitos de direitos, resguardados pelas leis brasileiras.
Assim, nós, enquanto adultos e sociedade, temos a obrigação de cuidar e proteger nossas crianças e adolescentes, exigindo que o Estado o faça também. Mas, na prática, o que significa cuidar e proteger a infância e adolescência? Garantir a proteção integral é garantir a sobrevivência, o desenvolvimento pessoal e social e a integridade física, psicológica e moral da população infanto-juvenil.
Garantindo a sobrevivência
Entre 1990 e 2012, o Brasil conseguiu reduzir a taxa de mortalidade infantil em 68,4%, chegando a 14,9 mortes para cada 1.000 nascidos vivos, de acordo com o Ministério da Saúde. Número bastante próximo ao nível considerado aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 10 mortes por 1.000 nascidos vivos. Essa redução se deve à implementação de políticas públicas na área da saúde fundamentais para a prevenção de doenças como a paralisia infantil (poliomelite) e a universalização do acesso a vacinas.
No entanto, embora essas ações tenham tido impacto fundamental no cuidado às nossas crianças, quando falamos em garantir a sobrevivência de nossos pequenos e pequenas, vamos além. Ao pensarmos na quantidade de crianças e adolescentes exposta a perigos reais, vivendo nas ruas e na mira da violência de grandes cidades, é preciso nos responsabilizamos e exigirmos também de nossos governantes políticas que garantam a segurança e proteção de todas as crianças e adolescentes.
Garantindo o desenvolvimento pessoal e social
A educação é a base para um mundo melhor. Por isso, é dever do Estado e de toda a sociedade possibilitar o acesso de crianças e adolescentes à educação de qualidade. E para além das escolas, também é de direito dos pequenos o acesso à cultura para um desenvolvimento pessoal e social que permita que eles se insiram e tenham voz na sociedade. Promover isso com nossos filhos e se envolver para que a cultura, a educação e o esporte cheguem a todos e todas é fundamental para o futuro de nosso país.
Garantindo a integridade física, psicológica e moral
Garantir a proteção da saúde física e psicológica envolve garantir que os pequenos possam se desenvolver plenamente. Possam se alimentar bem, se exercitar, se desenvolver emocionalmente em um ambiente saudável. Que possam contar com a proteção da família e da escola em relação a abusos, agressões e bullying. Que recebam uma educação baseada no vínculo afetivo e não na agressão física e no desrespeito. Que possam crescer livres de traumas e medos, e que se os tenham, possam contar com apoio psicológico e assistência social sempre que preciso.
“É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”
Uma sociedade que se importa, cuida e entende a importância de proteger a infância e a adolescência é uma sociedade que acredita em um futuro melhor e que constrói um mundo onde o afeto, o respeito e o cuidado tenham mais peso do que a violência e o autoritarismo. Cuidar de crianças e adolescentes é uma obrigação, mas mais do que isso: é o primeiro passo para a construção de um lugar melhor para todos nós!
Leia também:
- Adultocentrismo: será que esquecemos que já fomos crianças?
- Proibir a entrada de crianças nos estabelecimentos é direito ou intolerância?
- 10 lições para criar meninos melhores para o mundo
- Meninas felizes, mulheres seguras: 10 coisas que você pode fazer por sua filha
- 8 maneiras de trabalhar a autoestima do seu filho
Ana Clara Oliveira gostei do muito do seu texto, achei bacana você falar sobre o estatuto da criança e tudo mais. Enfim, parabéns por escrever mais um texto maravilhoso acho os seus textos muito interessantes.
Achei o texto muito bom. Hoje em dia é importante defender os direitos das crianças e dos adolescentes, porque, apesar de tudo, não são todos que respeitam. Na minha opinião, deveriam ser feitos mais textos sobre esse assunto, que para alguns parece fácil de compreender, mas para outros não.
Ana Clara Oliveira, Gostei muito do texto, acho o assunto muito interessante e gostei muito da forma que você retrata ele, mas acho que o texto poderia ter sido escrito com palavras mais simples, para que crianças possam ler e entender mais sobre o texto. Em geral seu texto ficou ótimo, parabéns pelo trabalho.
Oi, Milena! Fico feliz que tenha gostado e mais ainda com seu apontamento.
Faz todo o sentido e me alertou para algo que eu não havia pensado quando escrevi. Muito obrigada! (:
Achei muito interessante! Pois seu texto informa ao seu público sobre como é importa as questões sobre as crianças de hj em dia e espero que aja mais blogs sobre o assunto revolucionário para nossa sociedade! Mt
Obrigada ^w^. (Maria Eduarda louro almeida).
Ana Clara Oliveira, achei o seu texto muito interessante, pois agora tenho mais conhecimento sobre o assunto. Acho que você deveria escrever mais vezes sobre esse tema,gostei muito da forma como você retratou o assunto. Ótimo trabalho!
Ana Clara Oliveira gostei do muito do seu texto, achei bacana você falar sobre o estatuto da criança e tudo mais. Enfim, parabéns
Ana clara Oliveira,achei muito interessante esse seu texto sobre o estatuto da criança,aposto que várias pessoas não sabiam desses direitos das crianças.Bom texto!
Ana Clara Oliveira, achei seu texto muito bom, agora quem ler vai entender mais sobre o assunto e também vai adorar seu texto. Espero que fale mais sobre o Estatuto.
Ana Clara Oliveira, achei seu texto muito interessante, gostei da maneira que você retrata isso, alem de tudo você traz muita informação e graças a você sei muito mais coisa sobre o assunto abordado. Mas um pequeno problema foi a linguagem usada, achei muito difícil de uma criança compreender, fora isso seu texto está maravilhoso.😁
Ana Clara Oliveira . Achei seu texto muito interessante pois aprendi coisas novas e também agora tenho mais conhecimento do assunto. Gostei muito do seu texto e quero que você continue escrevendo sobre o assunto PARABÉNS pelo se trabalho
Ana Clara Oliveira , achei seu texto muito interessante e importante para todos , principalmente para CRIANÇAS E ADOLESCENTES , onde todos nós devemos respeitar os direitos e deveres delas. O seu texto ficou ÓTIMO , mas você poderia escrever em uma linguagem em que as crianças iram entender melhor , no caso uma linguagem voltada para crianças ! Mas em fim ficou muito explicativo . Parabéns !! Em minha opinião você deveria escrever mais textos a respeito , para todos nós adiquirirmos mais conhecimento ! 😍
Eu gostei muito do artigo, me ajudou a conhecer melhor o ECA(estatuto da criança e do adolescente). Só acho que os adultos já sabem sobre esse assunto e que as crianças que teriam mais interesse, então poderia escrever com um pouco mais de clareza e linguagem informal, mas gostei bastante.
Achei muito interessante, acho certo que você dale para as pessoas sobre os direitos das crianças e adolescentes, todos devem ser respeitados e ter seus direitos
Eu amei o seu texto
Espero que faça outros para poder concientizar mais crianças e adolescentes😍😍😍😍😍😍só acho que você poderia colocar uma linguagem mais voltada para crianças.mesmo assim seu texto ficou otimo
Parabéns🎉
Ana Clara Oliveira,
Achei seu texto muito interessante, e acho que falo por todas as crianças do Brasil quando digo que as crianças precisam de proteção, e é maravilhoso você precaver as pessoas sobre esse assunto, com esse texto com certeza os adultos vão ter mais cuidados em relação as crianças, porém eu acho que você poderia escrever um texto como esse, todavia mais direcionado as crianças para que elas também tenham cautela com as coisas que fazem, mas isso é apenas a minha opinião.
P.S: O seu texto está realmente muito bacana. S2
Ana Clara Oliveira, achei seu texto muito bom mas poderia ter palavras mais faceis para ler,achei muito legal voce falar sobre esse assunto que ele e muito interessante.Adimiro o seu trabalho:)
Olá Ana Clara,
Adorei o seu texto. Foi muito enriquecedor!
Me permitiu conhecer mais sobre os direitos e deveres e a importância deles na vida das crianças e dos adolescentes.
Espero que assim com eu todos tenham a oportunidade de conhecer os seus direitos e deveres através do seu texto🥰.
Abraços>w<
eu li o seu texto e achei muito interessante porque fala sobre o ECA e eu pude aprofundar sobre esse assunto
Ana Clara Oliveira achei seu texto muito interessante principalmente a parte das vacinas. : ) ( :
Olá Ana Clara!
Achei muito bom o seu texto pois mostra a todos cuidados essenciais para a criação de um filho (a) (manter as vacinas em dia, ter cuidado com sua parte psicológica , uma boa educação e etc…) defendendo também os direitos das crianças e dos adolescentes que, infelizmente, nem sempre são compridos ,achei muito bom e acredito que esses textos educam tanto crianças quando adultos ajudando para que todos possam entender a importância disso. Você poderia fazer um texto falando sobre o trabalho infantil que é algo muito presente mas que poucos veem em nossa sociedade.
Ana Clara Oliveira achei seu texto muito interessante, e me aprofundei melhor no assunto, parabéns!!!Continue assim!!!
Ana Clara Oliveira,gostei muitoooo do seu texto.Eu já sabia algumas coisas do Estatutu da criança e adolescente,mas com esse texto eu aprende MUITO mais,aprende direitos que eu não sabia antes.eu AMEI!Quero muitos mais textos como esse 🙂
PARABÉNS🥳
ABRAÇOS ,
GABRIELLA FIALHO BORTOLON
Ana Clara, achei seu texto muito interessante principalmente por informar sobre a importância do ECA, pois as crianças são o futuro do país.
Gostei muito do blog principalmente da parte em que você fala sobre os riscos que podemos correr
Olá Ana Clara Oliveira, gosteimuito do seu texto,ele me ajudou a aprender novas e surpreendente coisas.
Achei muito legal vc ter falafalado sobre o “estatuto da criança e do adolescente”.
Vc já deve ter percebido durante este comentário mas irei falar de novo mesmo assim parabéns pelo seu texto ele ficou muito bom e muito interessante, sinceramente o seu texto ficou esplendido,maravilhoso,encantador…
👏👏👏
Me desculpe os erros ortográficos foi o corretor do Google🙏🙏🙏
Ana Clara Oliveira achei seu texto muito legal, me fez aprender coisas novas ,e foi muito interessante vc falar sobre o estatuto da criança e do adolescente, adorei seu trabalho, continue fazendo estes ótimos textos!😉
Ana, achei muito interessante o seu texto que fala sobre o ECA. Ele é bem importante para a sociedade, pois garante todos os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes.
Oi Ana
Achei legal o texto pois explica alguns aspectos do estatuto de forma diferente
Olá Ana Clara Oliveira!
Gostei de mais do seu texto, mas claramente você o escreveu para adultos lerem, e tomarem consciência… bacana! Mas para crianças com eu e outras que comentaram também, fica meio difícil de entender, pois usou várias palavras difíceis de se entender como… “vínculo”, entre outras. Fora essa palavras difíceis (q eu tive q pesquisar sobre elas) eu consegui entender perfeitamente o seu texto, ficou ótimo!!!! (Tenho certeza q os adultos q leram compreenderam perfeitamente sem a mínima dificuldade)
*Foram por causa dessas palavras difíceis (…) que eu não consegui…
Ana Clara Oliveira, eu gostei do seu texto pois fala sobre o ECA, e eu aprendi mais coisas sobre isso.
Ana Clara Oliveira,adorei seu texto e se tiver uma pessoa que não sabe do assunto acho que vai gostar.
Ana Clara Oliveira, gostei muito do seu texto e ele ajuda bastante quem quer aprender sobre o ECA. 🙂
Achei super interessante o seu artigo, sobre o ECA! Você escreve muito bem. Com o seu artigo aprendi várias coisas , uma delas é que toda a criança tem direito a uma moradia, e também direito de ir a escola. Mas você pode melhorar ainda mais ! Como por exemplo o jeito de como você escreve , ou seja use mais a informalidade para que mais pessoas entendam o seu artigo. Tirando isso você escreveu perfeitamente! Sou sua fã ! A partir de agora!!
Irei divulgar o seu artigo para muitas pessoas. Assim elas mais sobre esse assunto! E continue escrevendo mais!!😆😙😚😻
ANA CLARA!!!
EU GOSTEI MUITO DO TEXTO, O BOM E QUE AS PESSOAS QUE NÃO SABEM O QUE SIGNIFICA O QUE É ESTATUTO DA CRIANÇA PODEM LER E APRENDER MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO TÃO IMPORTANTE.
Oi Ana Clara Oliveira,
Eu Lais já sabia vários de nossos direitos como ter direito a educação,a saúde e muito mais!!!
Você enriqueceu meu conhecimento com mais direitos que temos.Acho isso bem legal porque ai podemos conhecer muito bem nossos direitos e se não estamos tendo direito a alimentação,a educação,a saúde e etc,podemos falar com nossos pais e com outras pessoas que isso é um direito que está escrito no ECA e possamos discutir até termos esses direitos que todo o mundo deve ter.
beijos Lais
Ana Clara Oliveira eu entendi mais com o seu texto e eu concordo sobre todos terem que respeitar os direitos das crianças.
Oi , Ana tudo bem? Gostei muito do seu texto,aprofundei o meu conhecimento sobre o ECA ,gosto muito de aprender sobre os nossos direitos!!!
Parabéns ☺️☺️
olá Ana Clara Oliveira eu ADOREI seu texto muito bom concordo com tudo o que você disse
Achei muito interessante ,parabêns Ana
Ana Clara Oliveira, eu adorei seu texto!!
Aprendi muitas coisas sobre o ECA nesse texto.
Acho muito interessante falarem sobre esse tema. É muito importante que as pessoas tenham conhecimento sobre o assunto abordado, falar sobre os direitos e deveres das crianças, algo que nem sempre é exercido.
parabéns pelo texto!
Oi! Ana Clara Olivera,
eu amei♡ o seu artigo. Mas você poderia ter escrito mais informalmente porque eu não entendi algumas palavras como por exemplo:
Coisas banais, eu não se o que é isso.
Mas voltando ao assunto eu gostei muito da parte em que você colocou um textinho da Ruth Rocha.
É esse aqui:
Toda criança no mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.
Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.
Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os direitos das crianças
Todos têm de respeitar.
(O Direito das Crianças – Ruth Rocha)
Esse texto está muito bom porque explica todos os direitos que uma criança deve ter
》》》1000 BEIJOS, ♡♡♡♡♡♡♡♡♡《《《
Julia Baptista Teixeira.
Parabéns, Ana Clara Oliveira! Seu texto ficou mt bom! Espero q vc possa fazer mais textos falando sobre esse assunto. Acho bem legal a gnt aprender sobre isso ainda qnd criança, pra poder crescer com mais experiência do q qnd adulto. Desde já, agradeço mt msm pelo texto.
Beijooooss da Laura.
♥️♥️♥️
Beleza pessoal !!!!. Muito bom, muito interessante e importante.
Achei legal e aprendi varuas coisas sobre o ECA em seu texto
Eu gostei muito texto foi otimo ler espero que você comtinue fazendo textos iguais esse
adorei o texto pois fala de algo que deve ser valorizado por todos (O DIREITO DAS CRIANÇAS) hoje em dia ainda é possivel ver crianças trabalhando nas ruas e muitas vezes ao invés de denunciar achamos que é bobeira e que não vale apena falar com a policia.Mas se nos colocarmos no lugar delas veremos que é orrivel trabalhar e não ir para a escola, Não FAZER AMIGOS e etc.
#CRIANÇANÃOTRABALHA
Muito legal me informou mais sobre meus direitos
Ana clara, Eu gostei muito do seu texto e admiro muito seu trabalho, e realmente hoje em dia As crianças trabalham. Crianças não devem trabalhar mesmo sendo dentro de casa, claro que se for só para ajudar a mãe em alguma coisa que não prejudique a criança tudo bem. Como algumas pessoas já falaram, acho que você poderia escrever seu texto com a linguagem mais voltada para as crianças uma linguagem mais informal, seu texto foi muito útil por que tem pessoas que não aprofundaram no assunto de que que o trabalho o trabalho infantil o bulying os maus tratos a criança era tão grave assim, agora sabem e mesmo as pessoas que ja sabiam mas acharam interessante seu texto como eu. Eu realmente gostei muito e quero e desejo que você continue escrevendo mais textos maravilhosos sobre esse assunto ou sobre outros assuntos também.
Oiee Ana Clara de Oliveira ,tudo bem ? meu nome é Larissa e adorei o seu texto.Gostei muito de ver que tem muitas pessoas na luta pelos direitos da criança e do adolescente .Eu por exemplo sou uma criança e sou consciente de todos os meus direitos e deveres,acho isso muito legal e acho que outras crianças,adolescentes e adultos também deveriam saber.Tchauuuu!
Ana Clara Oliveira,meus parabéns pelo texto. É sempre bom saber mais informações sobre assuntos importantes, como esse que você fez sobre os direitos das criança e dos adolescentes. Um abraço de Júlia Brandão.
Achei muito interessante, eu aprendi muito, pois não conhecia esses direitos, gostaria que publicasse mais coisas sobre esse assunto.
Parabéns pelo seu texto achei MUITO interessante e aprendi coisas novas sobre o ”Estatuto da criança e do adolescente” que eu não sabia. Continue publicando sobre esse assunto.:👏👏👏
Olá Ana Clara Oliveira!😊
Eu achei o seu texto muito legal e interessante! Adorei a citação do texto da Ruth Rocha!
Seu texto nos faz refletir sobre a importância do cuidado com a infância e nos trás informações importantes a respeito dos direitos da criança e do adolescente. Esses direitos devem ser garantidos para que possamos ter uma sociedade mais feliz com adultos e crianças que respeitam o próximo e conheçam seus direitos e deveres.
Ana Clara Oliveira, gostei muito do seu texto… me influenciou muito e aprendi muitas coisas sobre os direitos das crianças!!!! Gostaria que você publicasse mais textos desse assunto!! Parabéns!😉
PARABÉNS pelo seu texto Ana Clara de Oliveira! Achei muito interessante, porque você está reforçando os direitos das crianças e dos adolescentes. As pessoas de hoje em dia não se importam mais com isso, mas ainda bem que temos pessoas como você!
Ana Clara Oliveira eu achei o seu texto muito interessante e concordo totalmente com o que você disse. Também acho uma das coisas mais fundamentais em nossa sociedade, a proteção de todas as crianças para que nossa geração futura tenha um futuro melhor.