8 dicas para falar de educação financeira para as crianças

mar 9, 2023 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Educação, Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Por vezes, falar sobre o dinheiro com os pequenos pode ser complicado. No entanto, quanto mais cedo for o contato com o universo das finanças, abordando a questão da educação financeira para crianças 💰, mais fácil será lidar com esse assunto no futuro.

Por isso, é indicado que os pais iniciem essa conversa ainda bem cedo, logo no início da infância. Pensando nisso, abaixo, você confere 8 dicas para a educação financeira infantil. Confira! ⤵

Qual é a importância da educação financeira para crianças?

Durante toda a vida, a relação com o dinheiro é uma constante: sonhos, planos e conquistas estão diretamente relacionados ao poder aquisitivo. Assim, abordar educação financeira com as crianças torna-se imprescindível para garantir que essa relação seja saudável e próspera.

➡ Diversão é um dos benefícios que a educação financeira desde a infância pode proporcionar — e entre os demais benefícios, estão:

  • Desenvolvimento do senso de responsabilidade: uma criança que entende como lidar com recursos desde os primeiros anos de vida compreende a responsabilidade sobre o que é seu e também sobre o que é do outro 🤝.

 

  • Reconhecimento da importância do trabalho: ao compartilhar informações sobre educação financeira com as crianças, elas passam a entender a importância da dedicação, do esforço e, é claro, do trabalho 💼.

 

  • Melhor aprender do que reaprender: é muito melhor e mais fácil aprender somente uma vez o que já é correto do que ter que reaprender. E não é diferente com a educação financeira! Vale lembrar que mudar de hábitos torna-se cada vez mais difícil ao longo da vida 👩👨.

 

  • Fortalecimento da relação entre pais e filhos: falar de dinheiro com as crianças, dentro de suas capacidades, é uma maneira de fortalecer os vínculos e ampliar o aprendizado, permitindo que todos saiam ganhando 👨‍👩‍👧‍👦.

Mas, como ensinar educação financeira para crianças? Alguns passos e dicas podem ajudar nesse processo!

8 dicas para falar de educação financeira com as crianças

Abordar a educação financeira desde a infância não é uma tarefa somente dos pais, dos responsáveis ou da escola: é uma construção conjunta que vai fortalecendo e criando consciência na criança para que ela estabeleça uma relação saudável com o dinheiro por toda vida.

1. Comece explicando como se usa o dinheiro

Explicar para as crianças que muitas coisas custam dinheiro é o primeiro passo da educação financeira. Uma dica é apresentar, aos pouquinhos, o valor das coisas, de forma bem direta e fácil. Por exemplo, no supermercado, mostre uma nota de R$ 10 💵 para as crianças. Então, ensine que com esse valor é possível comprar alguns itens, como o leite, a manteiga e o pãozinho.

Também é importante enfatizar o que não se pode comprar com essa mesma quantia. A ideia é que a criança entenda, gradualmente, que as coisas que consumimos e compramos têm um custo e que ele varia. A partir daí, é possível introduzir conceitos como “caro” e “barato”, por exemplo.

2. Ensine de onde vem o dinheiro

Para as crianças pequenas, a fonte do dinheiro pode ser bastante utópica. Inclusive, é bem comum que os pequenos acreditem que o cartão de crédito 💳, por exemplo, é uma fonte infinita de dinheiro. No entanto, é importante que os pais expliquem que eles ganham dinheiro por meio do trabalho e só assim conseguem comprar as coisas da casa.

Vale contar que esse mesmo dinheiro é, então, guardado em um banco. Portanto, o cartão nada mais é do que um instrumento para pegar o dinheiro do banco 🏦. Dessa forma, é possível explicar por quais motivos não podemos gastar mais do que ganhamos. Além disso, ensina sobre o valor do trabalho e das nossas responsabilidades. Estes são os primeiros conceitos — e mais básicos também — da educação financeira infantil.

3. Mostre que usar o dinheiro exige escolhas

Um dos pontos principais para as crianças entenderem mais sobre o dinheiro é compreender que são necessárias concessões. Ou seja, uma certa quantia de dinheiro permite apenas determinada compra. Assim, se seu pequeno ou pequena quer comprar um doce, terá que escolher entre o sorvete ou a barra de chocolate 🛒, por exemplo.

Agora, se ele ou ela quiser um brinquedo, precisará juntar uma certa quantia de dinheiro. E, nesse momento, entra também o conceito de “poupança”. Assim, aos poucos, apresente as opções para as crianças fazerem suas próprias escolhas, estimulando-as a praticar o consumo consciente 🛍. Ainda, ensine-as a planejar para conseguir comprar as coisas que desejam.

4. Cofrinho ajuda!

Para ajudar as crianças a juntar moedas e poupar dinheiro e tornar a educação financeira para crianças mais tangível, uma ótima ideia é usar um potinho ou um cofrinho 💲. Melhor ainda se este objeto for transparente, pois ajuda os pequenos a verem o dinheiro sendo acumulado. Em seguida, incentive-o a estabelecer objetivos para aquela quantia de dinheiro. Assim, a criança pode juntar dinheiro para comprar um brinquedo ou realizar um passeio, por exemplo.

Então, quando o objetivo for atingido, comemore o esforço 🎉. Juntar não é fácil, ainda mais para crianças, que ainda estão desenvolvendo sua noção de tempo. Vale ressaltar todo empenho!

5. E as mesadas?

As mesadas podem ser uma boa oportunidade para as crianças maiores aprenderem a juntar dinheiro para gastá-lo com responsabilidade. Contudo, é importante definir um valor que seja condizente com a idade. Alguns profissionais recomendam a mesada apenas a partir dos seis ou sete anos, quando a criança já tem uma boa noção dos números e está realizando atividades matemáticas 📖.

No entanto, crianças menores podem ter alguma renda, vinda de presentes de familiares ou de um dinheirinho ao longo da semana, por exemplo. Novamente, o ideal é definir um valor conforme a idade, considerando a maturidade financeira da criança.

6. Ensine seus filhos a doar

Com a responsabilidade financeira vem também a responsabilidade social. Ensinar seu filho ou filha a doar é bastante importante para as crianças poderem construir sua consciência social, desenvolver a empatia na infância e para ensinar a criança a dividir.

Além disso, a doação pode acontecer por meio do dinheiro ou não. Afinal, uma possibilidade é doar brinquedos, roupas 👚👕 e livros, por exemplo. De qualquer forma, toda doação auxilia também a educação financeira para crianças.

7. Cumpra os combinados

Por vezes, pode ser difícil ver seu filho ou filha chorando 😭 por querer um presente, ou um doce, por exemplo. Porém, é importante cumprir com os combinados — afinal, ensinar educação financeira para crianças também passa por esses momentos. Ou seja, se vocês acordaram que aquele dinheiro seria para a sobremesa e a criança gastou a quantia em um brinquedo 🎁, siga o combinado.

Explique, de forma gentil e firme, que o dinheiro exige escolhas. E que, neste caso, ele não poderá comprar também a sobremesa, pois já gastou o dinheiro com outra coisa. Pode parecer duro, mas é realmente importante que seu filho siga os combinados. E mais: entenda que, principalmente o dinheiro, não é infinito ♾.

8. Inclua as crianças em alguma decisão financeira

É possível incluir as crianças no cotidiano da casa, por meio da divisão de tarefas domésticas, por exemplo. E que tal fazer o mesmo nas decisões financeiras da família? Inclua as crianças nas idas ao mercado, peça a opinião delas na hora de escolher um passeio ou até a assinatura de um produto. O importante é incluí-los nas decisões, explicando como funciona o orçamento familiar 👨‍👩‍👧‍👦.

Ainda, dividir as responsabilidades é uma maneira para as crianças sentirem-se parte atuante da família. E não se esqueça de abrir espaço para perguntas! 🧐 Questione o que os pequenos ou pequenas acreditam que deveria ser incluído ou até sair dos gastos. Dessa maneira, você incentiva a participação ativa das crianças e estimula o pensamento crítico 💭, fortalecendo a consciência da educação financeira infantil.

Livros para falar de educação financeira

A formiga que queria ser confeiteira

Todo mundo tem sonhos, não é mesmo? Porém, o que identifica as pessoas de sucesso é a capacidade para transformar sonhos em realidade! E a dona formiga tem um sonho: ter a sua própria confeitaria 🎂. Qual será o segredo que ela vai descobrir para se tornar uma confeiteira de verdade?

A Formiga que Queria Ser Confeiteira aborda de maneira lúdica temas importantes para o desenvolvimento das crianças, sobretudo na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. A dona Formiga vai ensinar sobre a descoberta de si mesmo, educação alimentar e nutricional 🍽, mundo do trabalho, educação financeira, empreendedorismo, gestão do tempo 🕰… Ufa! Tudo isso com um conteúdo preparado especialmente para os pequenos e pequenas!

👉 Confira o livro A formiga que queria ser confeiteira na Loja Leiturinha!

Coleção educação financeira para crianças

Composta pelos livros Pra Que Dinheiro? e O Barato da Dona Baratinha, essa coleção especial é ideal para crianças a partir de 6 anos. De forma lúdica, objetiva e divertida, essa coleção de livros de educação financeira 🤑 para crianças aborda esse assunto que pode ser mal compreendido até por alguns adultos.

Os livros apresentam conceitos básicos de economia usados no dia a dia de forma muito simples e de fácil compreensão, além de contar um pouco da história do dinheiro no Brasil.

Pra que dinheiro?

Este livro do renomado Ziraldo tem 7 crianças maluquinhas, com 7 histórias diferentes, 47 páginas de quadrinhos e 13 páginas de curiosidades sobre dinheiro. O resultado dessa soma? 📚 Um livro superdivertido e nada cansativo que trata de mesadas, despesas, cofrinhos, compras e muitas curiosidades sobre o dinheiro!

O Barato da dona Baratinha

“Basta saber comprar com consciência! Escolher o melhor que seu dinheiro pode comprar observando suas reais necessidades e seus desejos 😍.”, disse a Dona Formiga para a Dona Baratinha. Comprar apenas as coisas mais baratas nem sempre é uma boa opção…

Este livro apresenta em forma de fábula a famosa relação de custo-benefício, que é essencial ao decidir por uma compra. É também um livro interativo que permite ao pequeno pintar e desenhar 📝 alguns personagens e objetos.

👉 Compre a Coleção educação financeira para crianças na Loja Leiturinha!

Cadê o resultado?

Aprender brincando é muito mais divertido: com as operações básicas de matemática, este jogo estimula o raciocínio lógico e a relação entre imagens e números 🔢, essenciais quando o assunto é como ensinar educação financeira para crianças.

👉 Confira o jogo Cadê o resultado? na Loja Leiturinha!

Educação financeira para crianças: conhecimento para a vida

Ajudar as crianças a estabelecer uma relação saudável com o dinheiro é um dos ensinamentos práticos mais importantes, e podem mudar a vida deles ao longo dos anos ☺.

Entender a importância do dinheiro e como ele pode ajudar a transformar sonhos em realidade faz com que as crianças aprendam a valorizar suas conquistas 🏆. A leitura é um dos recursos que podem fazer a diferença nesse processo!

O Clube Leiturinha é o parceiro ideal para desenvolver as crianças por meio da leitura 📔. Com uma curadoria especializada, você escolhe o plano, faz a assinatura e recebe os livros na sua casa 🏠.

Leia mais

👉 Como explicar o que é democracia para as crianças?

👉 Conheça a função libertadora da leitura compartilhada

👉 O que são parlendas e quais seus benefícios para os pequenos?

Nathalia Pontes

Mestre em Psicologia da Educação, educadora e escritora, acredita que aprender é uma combinação entre autoconhecimento, troca e curiosidade pelo novo. É apaixonada por educação, desenhos, viagens e literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais