Por mais que pareçam ainda muito novinhos para entender e aproveitar a literatura, a realidade é que apresentar os livros para bebês desde os primeiros meses, traz diversos benefícios, colaborando para a formação do hábito da leitura. Mas, afinal, quais são esses benefícios e quais as melhores opções de livros para bebês?

Qual a importância da leitura para bebês?

Nos três primeiros anos de vida, os pequenos estão no ápice do seu aprendizado. É nessa fase que o cérebro dos bebês cria as “pontes” que os levarão a ter novas experiências. Assim, é fundamental neste momento propiciar ambientes repletos de oportunidades de novos aprendizados, a fim de formar novas pontes. 

E a literatura é uma importante aliada nessa fase. Uma vez que os momentos de leitura criam um ambiente rico em estímulos, colaborando com o desenvolvimento dos pequenos!  

A leitura para bebê traz benefícios como fortalecer o vínculo entre pais e filhos, colaborar como desenvolvimento da linguagem e proporcionar calma e aconchego ao bebê. Ao contar histórias para o pequeno, as imagens, sons, texturas e até o formato do livro estimulam o bebê. Lembra das pontes que falamos ali em cima? Então, todas essas variações ajudam no desenvolvimento do seu pequeno. Além disso, a cadência da voz dos pais, que o pequeno escuta desde dentro da barriga da mamãe, aconchega e acalma o pequeno, o que nutre os laços afetivos. Ah, e ainda vale ressaltar que a leitura para o bebê na gestação já traz muitos benefícios também! 

O papel da mediação na leitura para bebês

Como falamos de seres tão sensíveis e dependentes, o papel dos pais, principalmente, é fundamental neste momento. Isso porque são eles que vão mediar o contato do pequeno com o livro, ou seja, contar as histórias. Dessa forma, os pais têm a missão de introduzir o bebê no universo da literatura mostrando o quão divertida e deliciosa ela é.

Fazer diferentes entonações de voz, utilizar recursos como brinquedos e mímicas para contar histórias, abusar das repetição, pronunciar as palavras vagarosamente e estabelecer uma rotina de leitura são algumas dicas que podem te ajudar na hora de ler para o seu bebê

Mas como escolher livros para bebê?

Embora a literatura não tenha idade, alguns recursos, materiais e narrativas são mais efetivos em determinadas fases do desenvolvimento. E isso vale para os livros para bebê também! 

Livros de contrastes são mais indicados para os pequenos de até um ano de idade, principalmente em preto e branco. Isso porque até por volta dos oito meses, a visão do bebê ainda está sendo formada. Desta forma, os contrastes prendem a atenção do pequeno e ajudam a desenvolver a visão. Porém, isso não exclui outros formatos de livros e ilustrações de serem efetivos também.

Livros de banho, livros de pano, cartonados, com recursos sonoros, com recursos físicos – como as abas, por exemplo -, quando mediados por um adulto, são sempre ótimos! A variedade de formatos, histórias e interações são saudáveis e cada especificidade estimula o desenvolvimento dos pequenos de uma forma diferente.

É importante lembrar que não só os livros-brinquedo e os de contraste são indicados para os bebês. Livros de brochura, ou até grampo, também são recomendados. A mediação é fundamental neste momento, primeiro por questões de segurança – geralmente as páginas são finas e no caso dos grampos eles podem soltar alguma pontinha -, mas também porque a voz e a interpretação da história pelo adulto também auxiliam no desenvolvimento. Além de, claro, enriquecer a experiência do seu pequeno com os livros!

Agora que você já sabe o quão gostoso e importante é ler para um bebê, que tal passar ótimos momentos de leitura com seu pequeno?

Leia mais: