Aparentemente está tudo indo bem na amamentação quando, de repente, o pequeno começa a se recusar a mamar no peito. Isso com certeza é o pesadelo de muitas mamães, que começam a se questionar: o que será que está acontecendo? Ele está doente? O problema é com meu leite/comigo? O que tem de errado? Porque o meu bebê não quer mais o peito?
É preciso entender o motivo
Existem vários fatores que podem levar a essa “greve de peito”. Por isso, em primeiro lugar, é preciso avaliar direitinho o porquê dessa recusa do bebê.
1. Desconforto ou dores
Pode acontecer de o pequeno recusar a mamar por estar sentindo desconforto. Como por exemplo pelo nascimento de dentinhos, cólicas, alguma infecção, dores em alguma parte do corpo, a posição estar desconfortável durante a mamada, e assim por diante. Preste atenção!
2. Mudanças de rotina
Outro motivo comum para o pequeno não querer mais o peito é de acontecerem mudanças na rotina dele ou da mãe. Como o voltar ao trabalho, uma viagem longa que os mantém distantes por vários dias e até mesmo estresse. Caso esteja acontecendo algum tipo de tensão em casa também é importante ficar de olho.
3. Distrações enquanto o bebê mama
Quando o bebê vai ficando maiorzinho, ele começa a perceber lugares e objetos diferentes. Isso acaba fazendo com que ele perca a concentração na amamentação e se interesse por explorar outras coisas.
4. Uso da mamadeira
Eu sempre falo que não existe confusão de bico e sim, no padrão de sucção do bebê. O problema é que muitas vezes achamos que nossos pequenos estão mamando direitinho, quando na verdade não estão com eficiência total. O que faz o bebê parar de querer o peito não é a mamadeira, e sim se a sucção estiver difícil demais para ele. Assim, logicamente, ele vai preferir se alimentar pelo meio mais fácil. Por isso tem bebês que largam o peito para ficar na mamadeira e outros que mantém o aleitamento misto, no peito e mamadeira.
Portanto se a amamentação do bebê estiver saudável, for avaliada por uma profissional especialista e a sucção estiver certinha, dificilmente o bebê vai deixar de querer o peito para ficar somente com a mamadeira.
De qualquer forma é válido ressaltar que, caso aconteça de o pequeno se recusar a mamar no peito, é preciso procurar um profissional para entender, avaliar e ajudar.
Leia mais: