Meu filho dorme muito. Isso é normal?

mar 16, 2020 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Bebê, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A adolescência não é um período fácil. Principalmente para os pais. Os adolescentes estão cheio de hormônios, agitados. Muitas vezes, são grosseiros e acham que sabem tudo do mundo. Pois bem, não é à toa que muitas vezes são chamados de aborrescentes. Além disso, nessa fase, um assunto que preocupa muitos os pais é o sono. Quando chega na adolescência, muitos começam a dormir oito, nove, dez, onze horas de sono seguidas. Então, ouvimos muitos comentários do tipo: “Meu filho dorme muito. Será que isso é normal? O que posso fazer?”. Por isso, fizemos esta matéria para vocês, pais, ficarem tranquilos de que em muitos casos, dormir muito na adolescência é normal. 

Qual é o tempo necessário que os adolescentes precisam dormir?

Muitos especialistas dizem que o ideal para os adolescentes dormirem é entre 9 e 10 horas por noite. Nós, adultos, precisamos de 7 a 8 horas, enquanto crianças precisam de até 12 horas. Você deve estar se perguntando, porque os adolescentes precisam de mais horas de sono do que nós. Um dos motivos é que eles estão passando por muito mais mudanças físicas e hormonais do que nós, e por isso precisam de um sono que seja reparador. 

O que acontece fisicamente com eles?

Quando a adolescência chega, ocorre um atraso do sono. Isso acontece principalmente por causa de dois hormônios: o cortisol e a melatonina. O cortisol é o hormônio responsável por nos manter acordados e em alerta durante o dia, enquanto a melatonina prepara o corpo para o sono. 

O que acontece nos adolescentes é que a melatonina, responsável pelo sono, tem o seu pico de excreção mais tarde. Isso atrasa o sono. Então, acaba virando um ciclo, uma vez que o cortisol também é atrasado. Por isso, os adolescentes acordam mais tarde ou sofrem para acordar mais cedo. 

Existem outros fatores também que precisamos levar em conta…

Durante a adolescência, ainda mais na geração atual, os adolescentes estão mais do que conectados. Eles passam muito tempo em computadores, tablets e celulares. O uso desses eletrônicos durante a noite causa uma grande alteração do sono. Isso porque a melatonina (responsável pelo sono) é muito sensível à luz. Assim que o nosso olho capta luz, ela é inibida. Por isso, o sono acaba sendo atrapalhado quando há um uso prolongado desses aparelhos antes da hora de dormir. 

Meu filho dorme muito e demora para acordar para ir para escola. O que posso fazer?

É necessário prestar atenção ao comportamento do seu filho adolescente. Se ele tem dificuldade para acordar cedo, não consegue prestar atenção na aula, tem chegado muito atrasado em virtude disso ou cochila nas aulas, abra os olhos. Às vezes, a solução é colocá-lo para estudar no período da tarde, presente em muitas escolas brasileiras.

Uma ação interessante que o Reino Unido e os Estados Unidos tomaram é, ao invés da aula começar às sete horas da manhã, ela foi adiada para as novas. Dessa forma, os alunos conseguem ter um melhor rendimento e frequentam melhor as aulas. 

Até que idade o “sono da adolescência” persiste?

Pesquisas recentes mostram que para as meninas persiste até os dezenove anos, enquanto que para os meninos, até os vinte um. 

O que posso fazer para ajudar?

Será difícil mudar os hábitos do seu filho e fazer com que ele vá dormir às nove horas da noite, porém, é importante que se formem hábitos saudáveis desde a infância. Garanta que seu filho pratique atividades físicas. Dessa forma, ocorre a produção de adenosina. A adenosina se acumula no organismo e faz com que sentimos cansaço ao final do dia. Assim, ele ficará sonolento e seu próprio organismo pedirá para dormir mais cedo. 

Incentive a leitura no horário de dormir e se for possível, mude o horário de aula para o período em que ele se sentir mais produtivo. 

Conta para a gente, como você auxilia no sono do seu filho adolescente?

Leia mais:

Michelle Rachid

Apaixonada por comunicação, acredita que a aprendizagem eficaz acontece por meio da leitura e das brincadeiras. Leitora voraz, ama viajar e é fã de carteirinha de animações.

    Acompanhe nossas redes sociais