Meu filho tem problema com horários! O cronograma de rotinas funciona?

jul 9, 2018 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Comportamento, Criança, Família, Parentalidade, Sem autor

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Gerenciar o tempo e estabelecer uma rotina nem sempre é algo fácil para os adultos, imagine então para as crianças! Por isso, é importante começar desde cedo a ajudar os pequenos com o gerenciamento do tempo, planejamento e organização das atividades, fornecendo uma base sólida para o desenvolvimento dessas habilidades.

Muitos pais adotam a estratégia do “cronograma de rotinas”, porque além de se organizarem, passam para os filhos a mensagem clara do que esperam deles. Entretanto, antes de estabelecer tais medidas, é essencial analisar algumas particularidades do seu filho. Ele pode precisar de um tempo diferente para determinadas tarefas, ou pode preferir uma ordem diferenciada para realização das mesmas, por exemplo.

No vídeo produzido pela Phitters, a trainer e tradutora dos livros da Disciplina Positiva, Bete Rodrigues, responde à pergunta de uma mãe, sobre o que fazer quando o filho não consegue seguir horários.

Ensinar a gestão do tempo não se limita em estabelecer horários para as atividades e esperar que as crianças os cumpram, mas desenvolver nos pequenos a capacidade de estimar quanto tempo têm e como usá-lo para completar uma tarefa. Por isso, incluir o pequeno no planejamento da rotina, vai estimulá-lo a pensar em quanto tempo gasta para fazer determinada tarefa, o que tem para fazer ao longo do dia, qual a melhor sequência, o que atrapalha e o que ajuda!

Para funcionar, é importante que seja divertido, se você fizer um cronograma para grudar na parede, coloque imagens ou ímãs engraçados, faça desenhos junto com seu filho – tudo isso faz com que a criança sinta como sendo dela, uma conquista pessoal, e não apenas algo sobre ela. Isso faz toda a diferença! No início pode ser difícil cumprir o cronograma, lembre-se que toda mudança de comportamento pode levar um tempo para se estabelecer. Por isso, tenha paciência e persistência.

Também se atente de que a criança precisa de tempo livre para brincar e para desenvolver a sua criatividade. Encher demais a criança com atividades pode ser prejudicial.

Leia mais:

Phitters

Portal de conteúdo parental, fundado por uma mãe amorosa e cheia de dúvidas, que encontrou apoio e orientação nos mais de 40 especialistas, que dividem seu conhecimento científico, com simplicidade e praticidade. Publica como convidada e seus textos não refletem, necessariamente, a opinião do Blog Leiturinha.

Acompanhe nossas redes sociais