Leia mais:
👉 Autismo: o que é e quais são os sinais do TEA?
👉 4 mitos sobre o autismo que precisam ser desfeitos
👉 O que as famílias de crianças atípicas não aguentam mais ouvir
O que é autismo?
De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Transtorno do Espectro Autista (TEA) se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem. Outras características comuns são o foco em detalhes, reações incomuns às sensações e aos sentidos (como tato ou audição) e também dificuldade na transição de uma atividade para outra, por exemplo.
No entanto, como trata-se de um espectro, as características são bastante variáveis, com diferentes amplitudes e/ou intensidades. Ou seja, podem variar muito de pessoa para pessoa. Ainda, indivíduos com TEA frequentemente podem apresentar outras condições, como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), ansiedade, depressão e epilepsia.
Portanto, o autismo constitui um grupo diversificado de condições, relacionadas ao desenvolvimento do cérebro. Em todo o mundo, estima-se que 1 em cada 160 crianças tenham TEA. Contudo, acredita-se que a prevalência seja ainda maior, sobretudo em países de baixa e média renda.
De forma geral, as características do autismo costumam ser identificadas ainda na primeira infância, até os cinco ou seis anos de idade. E isso é extremamente importante, para que os pequenos e pequenas tenham acesso a terapias especializadas, contribuindo para o estímulo e desenvolvimento de habilidades.
Alguns dos principais comportamentos em crianças com TEA:
- Interação social: ausência ou baixa frequência de contato visual, sem interação espontânea com adultos e também outras crianças;
- Comportamento: repetitivo e estereotipado (como dar pulos, chacoalhar as mãos ou se balançar), além de ter interesse restrito em temas e brinquedos específicos;
- Linguagem: ausência ou atraso significativo do desenvolvimento de linguagem oral (compreensão e expressão) e alteração em diversas habilidades linguísticas.
👉 Quer saber mais? Conheça quais são os sinais do TEA.
Quais são os mitos mais comuns sobre o autismo?
Infelizmente, há diversos mitos em relação ao autismo, que precisam urgentemente ser desfeitos. Alguns deles são a falta de emoção, a agressividade, o retardo ou a genialidade das pessoas autistas. Há também um mito sobre o balanço, que diz que todos os autistas rodam ou balançam-se para frente e para trás, de forma contínua.
A realidade, entretanto, é que não existe um padrão fixo para todos as pessoas autistas. Ao mesmo tempo, a falta de informações confiáveis faz com que muitos pais, mães e pessoas responsáveis neguem o autismo, sobretudo quando não enxergam tais estereótipos nas suas crianças.
👉 Ficou curioso(a)? Conheça agora mesmo quais são os mitos mais comuns sobre o autismo.
O papel das famílias de crianças atípicas
A família e a escola da criança autista têm papéis fundamentais na vida dos pequenos e pequenas. Afinal, são responsáveis por acolher, estimular, cuidar e proteger as crianças.
👉 Veja o texto de Poliana Martins (mestra, doutoranda e mãe de um pequeno autista, o João), sobre o que as famílias de crianças atípicas não aguentam mais ouvir.
Além disso, vale destacar o papel que os amigos, as amigas e, especialmente, os irmãos têm na vida das pessoas autistas, já que são essenciais para o seu desenvolvimento. Em todos os sentidos!
👉 Confira o depoimento de Luciana Mendina sobre a relação da sua filha mais velha com seu pequeno autista.
Livros infantis para falar sobre autismo
Por vezes, uma dúvida comum entre pais, mães e cuidadores é se existem livros específicos para pequenos e pequenas autistas. A resposta é não! Isso porque as crianças autistas vão muito além do diagnóstico. Para saber se um livro é ideal para uma criança, seja ela autista ou não, é preciso conhecer seus gostos, preferências e personalidade, por exemplo.
Apesar disso, existem livros infantis que abordam o autismo, inclusive o autismo infantil. São obras poéticas e sensíveis, que abordam o autismo de forma lúdica e divertida para todos os pequenos e pequenas. Pensando nisso, vamos conhecer alguns exemplos da Loja Leiturinha?
O Menino Só
A infância é a época de se expressar livremente! Nessa fase, reagimos de forma surpreendente e espontânea diante de tudo que é novo, não é mesmo? Dentre tantos jeitos e formas de ser, existem alguns traços especiais, que caracterizam “o menino só” – único, como tantos outros iguais a ele. Em O Menino Só, a sensibilidade das palavras de Andrea Viviana Taubman tecem a história de um menino em seu próprio mundo de introspecção e transformação.
A Escova de Dentes Azul
Algumas pessoas vivenciam as diferenças de forma mais assídua, e é preciso que olhemos suas individualidades com amor e delicadeza. Marcos Chaib Mion é um apresentador de televisão, ator, dublador, empresário e blogueiro. Em seu livro “Lições que Aprendi com meu Filho Autista”, o autor traz algumas passagens sobre a aventura de ser pai do Romeo. Mas uma passagem em especial despertou a comoção de toda a família e do público em geral. Foi assim que nasceu A Escova de Dentes Azul, que também irá emocionar você e seu pequeno ou pequena!
👉 Clique aqui para comprar os livros “O Menino Só” e “A Escova de Dentes Azul” na Loja Leiturinha!
Você gostou das nossas dicas para falar sobre autismo? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️