Marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos

fev 22, 2023 | 0 - 3 anos, Bebê

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Embora cada criança tenha seu próprio ritmo de aprendizado e de crescimento, quando falamos em desenvolvimento infantil também é importante considerar os chamados marcos do desenvolvimento. 

São as mudanças físicas, psicológicas, sociais e emocionais que são esperadas e costumam marcar cada etapa da vida dos pequenos. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre os marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos.👶

Quais são os marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos?

A primeira infância é uma etapa crucial para o desenvolvimento humano. Essa fase, que se estende da gestação ao sexto ano de vida das crianças, compreende um período de intensas mudanças. E os bebês, em especial, adquirem habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais em um curto período!

Durante o primeiro ano de vida, por exemplo, os sentidos do bebê são desenvolvidos e aprimorados. Por isso, todos os dias, eles exploram, fazem descobertas e superam obstáculos, que são momentos importantes do crescimento e desenvolvimento infantil. 🧠💪 

Vale lembrar que segundo os estudos do psicólogo Jean Piaget, há quatro fases do desenvolvimento infantil quanto à cognição: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. 

A primeira fase — que se alinha com o marco do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos sensório-motor — está diretamente relacionada a sensações e movimentos 🏃🏽, como o próprio nome destaca. Nesse período, a criança percebe que seus movimentos geram resultados. Por exemplo: quando ela toca em diferentes objetos, diferencia suas texturas. 

Assim, os laços afetivos 💕 ganham ainda mais importância nesse momento, afinal, estar próximo do bebê para que ele sinta segurança em explorar o ambiente ao seu redor faz toda a diferença. 

Dessa maneira, o aprendizado é o foco desses anos iniciais! No entanto, diante de tantas mudanças e novidades, como saber se o seu bebê está se desenvolvendo conforme o esperado? ➡️ Para isso, os marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos podem ajudar. Confira!

Do nascimento a 1 ano

O bebê se desenvolve intensamente — ao nascer, ele já consegue reconhecer a voz de quem o cerca e se recordar dos sons que ouvia na vida intrauterina, como a voz materna. 🗣️ Já a visão do bebê é desenvolvida ao longo dos meses, tornando-se nítida apenas por volta do oitavo mês de vida.

Os movimentos, inicialmente desordenados, aos poucos se tornam mais elaborados, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento infantil. E o bebê passa a demonstrar cada vez mais interesse e intenção! 

Por fim, o desenvolvimento do tônus postural já possibilita o sustento da cabeça por volta dos três meses. Isso permite que a criança comece a se sentar🪑com apoio aos 6 meses; sem apoio aos 9 meses; e manter-se em pé quando apoiada aos 11 meses.

De 1 a 2 anos

Em média, os bebês começam a andar com 1 ano e 3 meses. Esse progresso das habilidades motoras permite que a criança consiga subir em móveis 🛋️, por exemplo, até 1 ano e 6 meses. Além disso, ela já poderá correr e descer escadas até completar 2 anos.

Ainda, entre 1 e 2 anos, a criança adquire maior vocabulário para seu desenvolvimento cognitivo infantil. Assim, consegue arriscar alguns sons mais parecidos com palavras, o que poderá ocorrer logo aos 12 meses, evoluindo até os 24 meses. 💬 Em seguida, a criança já poderá começar a formar pequenas frases, que podem ser incentivadas por meio de atividades para desenvolver o vocabulário

Entre o primeiro e o segundo ano de vida, costuma ocorrer também o desmame 🍼. Para finalizar, nessa segunda etapa do desenvolvimento infantil, a criança mostra-se mais sociável e poderá realizar pequenas atividades com ajuda dos adultos, tais como vestir-se, escovar os dentes e desenhar.

De 2 a 3 anos

Entre 2 e 3 anos, a criança mostra um melhor controle do seu corpo, já sendo possível o desfralde.🤗 Além disso, ela já poderá se alimentar sozinha e começa a ter predileção pelo lado esquerdo ou direito do seu próprio corpo, descobertas valiosas para o desenvolvimento infantil.

Nesse período, as crianças também apresentam um maior domínio e entendimento da fala 🗣️. Assim, aos 3 anos, é comum que os pequenos consigam cantar, contar histórias e manter pequenos diálogos, destacando a importância do brincar para o desenvolvimento infantil

Nessa fase, o tempo de concentração aumenta.🤔Então, as crianças já conseguem aprender alguns conceitos, imaginar histórias e brincar com outras crianças de forma lúdica e espontânea.

Como estimular o bebê em cada fase do desenvolvimento infantil?

Ao compreender os marcos e saltos de desenvolvimento, fica muito mais fácil para os pais entenderem as mudanças e transformações pelas quais os bebês passam nos seus primeiros períodos de vida. 

✅ Além disso, é possível estimular o desenvolvimento e o crescimento infantil por meio de ações simples. 

0-3 meses

A questão afetiva 🤗 é superimportante neste início, então converse e faça carinho no seu bebê. Esse contato é essencial para reforçar vínculos e estimular os sentidos, favorecendo um desenvolvimento infantil saudável. Além disso, incentive-o a perceber de onde vem o som e a pegar objetos, por exemplo.

3-6 meses

Agora que o bebê já tem maior tônus postural, encoraje-o a mudar de posição e interagir com diferentes brinquedos e objetos. Lembre-se de dar preferência para materiais com cores chamativas e vibrantes 🟢🟡🟣, que despertem a atenção e auxiliem no desenvolvimento cognitivo infantil.

6-12 meses

Leia fábulas, lendas, contos clássicos e outras histórias infantis 📚 e invista em músicas para cantar e dançar com o bebê. Essas situações são fundamentais para estimular a criatividade, a imaginação, o raciocínio lógico e incentivar habilidades motoras e cognitivas no desenvolvimento infantil.

Ainda, pais, mães e pessoas responsáveis podem ensinar brincadeiras e gestos para a criança, como dar oi, dar tchau, mandar beijos e bater palmas 👋🏼. Por fim, não deixe de apresentar comandos simples para os bebês. É o caso de “pegue o brinquedo” ou “pegue a colher”, por exemplo.

1 ano – 3 anos

Ensine diferentes palavras e apresente diversos contextos para o bebê, por livros infantis e músicas. 🎵 E estimule a criança a falar por si mesma! Ou seja, converse com ela, evitando falar por ela.

Como um dos marcos do desenvolvimento infantil é a importância do seu bebê brincar; você deve permitir que a criança brinque bastante. Seja sozinha, com os adultos ou com outras crianças, deixe que ela explore o ambiente e os materiais! 🧸🛴 Afinal, esse é um momento especial para criar histórias, praticar o faz de conta e viver o lúdico.

Para finalizar, comece a dar pequenas tarefas domésticas para ele, como guardar os objetos após a brincadeira. Aqui, é fundamental que a criança já comece a ter algumas responsabilidades. Esse é um ponto de grande importância para seu crescimento e desenvolvimento.

Dicas de livros infantis para o bebê

Os livros infantis são indispensáveis para qualquer fase do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos.👶Mesmo que possa parecer muito cedo, os livros para crianças são estímulos que fazem a diferença para que o bebê crie percepções sobre si mesmo e sobre o ambiente ao seu redor. 

Além disso, também se trata de um instrumento para o desenvolvimento cognitivo infantil, que auxilia pais e responsáveis. 

O Menino Marrom

O livro “O Menino Marrom” trata sobre a importância da diversidade. Ele apresenta crianças diversas, com diferentes cores e cabelos, o que é essencial para o desenvolvimento infantil.

Esta é a história de um menino marrom, mas fala também de um menino cor-de-rosa. São dois perguntadores inveterados que querem descobrir juntos os mistérios das cores.

👉 Compre o livro “O Menino Marrom” na Loja Leiturinha! 

Tchau, Chupeta!

Conforme vão crescendo, é hora de apresentar o livro “Tchau, Chupeta!”. 🚼 Afinal, dentre as fases do desenvolvimento infantil, esse momento de largar a chupeta pode ser um período difícil, tanto para as crianças quanto para os adultos, não é mesmo?

De forma lúdica e visual, esse livro traz uma história para os pequenos avançarem nos marcos de desenvolvimento infantil. Com muitas dicas, a obra mostra como os adultos podem auxiliar a criança a passar por essa etapa com leveza e diversão!

👉 Confira o livro “Tchau, Chupeta!” na Loja Leiturinha!

Desenvolvimento infantil: diversão e descoberta

Os desafios do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos são intensos para o bebê e para quem o rodeia, não é mesmo? Cada dia é uma transformação, uma descoberta, e cabe aos pais vivenciar esse momento porque ele passa muito rápido!⏳

Ainda bem que você pode contar com o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina, com opções de planos que cabem no seu bolso, fazem a diversão das crianças e são um suporte incrível no desenvolvimento do seu bebê. 

📲 Acesse o site, escolha um plano e faça sua assinatura! 

 Leia mais!

👉 Tummy Time: o que é, benefícios e dicas para praticar com seu bebê 

👉 Como o sono do bebê pode ajudar no desenvolvimento?

👉 A adolescência dos bebês: descubra como lidar com os terrible twos

Nathalia Pontes

Mestre em Psicologia da Educação, educadora e escritora, acredita que aprender é uma combinação entre autoconhecimento, troca e curiosidade pelo novo. É apaixonada por educação, desenhos, viagens e literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais