O que é salto do desenvolvimento do bebê?

fev 3, 2023 | 0 - 3 anos, Bebê

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Quem tem um bebê em casa sabe o quanto eles mudam de forma rápida e constante! Isso acontece por conta do salto de desenvolvimento, um fenômeno do desenvolvimento infantil. 

Assim, todos os dias são recheados de novos aprendizados e de novas caras e bocas, não é mesmo?😍Quer saber quais são os saltos do desenvolvimento? Continue a leitura e saiba mais sobre cada uma dessas fases do desenvolvimento infantil!

O que são saltos de desenvolvimento do bebê 

São chamados saltos de desenvolvimento aqueles momentos em que o bebê está adquirindo novas habilidades.

Normalmente, esses saltos do desenvolvimento do bebê são acompanhados de algumas alterações comportamentais, que podem gerar desconfortos — tanto para os adultos quanto, sobretudo, para os bebês!😟 Afinal, apesar de perfeitamente normais, essas mudanças podem trazer sentimentos e sensações desconhecidas, mudando a visão do bebê sobre si mesmo e sobre o ambiente que o rodeia.

O amadurecimento do sistema nervoso, por exemplo, aflora as sensações. E, na cognição, as mudanças são tamanhas que os adultos chegam a pensar: meu bebê não é mais o mesmo! De fato, o mundo, aquele ao qual o bebê parecia estar cada vez mais adaptado, passa a ser um lugar estranho, no qual ele não se sente pertencente. E então toda a adaptação parece ter que recomeçar!

No entanto, antes de verificar se o seu bebê está agindo conforme cada salto, é importante reforçar que cada criança tem um tempo de desenvolvimento. Por isso, esses são apenas padrões, o primeiro salto de desenvolvimento pode acontecer em épocas diferentes para cada um. 

Os bebês podem se desenvolver em um espaço de tempo de um mês ou até mais, sem que isso signifique que a criança tenha alguma especificidade a ser investigada, tudo bem?😉

👉 Também é válido lembrar que existem situações especiais que fazem com que a criança não desenvolva algum desses aspectos, por exemplo. Nesse sentido, o acompanhamento de profissionais especialistas em infância, como pediatras, é de grande importância para o desenvolvimento do seu bebê.

Mas, afinal, quais são os saltos de desenvolvimento do bebê?

O salto de desenvolvimento pode variar de criança para criança, no entanto, alguns marcos podem orientar os pais e responsáveis na identificação de cada desenvolvimento do bebê.👶

  • 1° mês de vida do bebê;
  • 2°mês de vida do bebê;
  • 3° mês de vida do bebê;
  • 4° mês de vida do bebê;
  • 5° mês de vida do bebê;
  • 7° mês de vida do bebê;
  • 10° mês de vida do bebê;
  • 11° mês de vida do bebê;
  • 13° mês de vida do bebê;
  • 17° mês de vida do bebê.

Salto de desenvolvimento 1 mês: descobrindo sensações e paisagens

É neste momento que o bebê consegue fixar o olhar por mais tempo.👀 Além disso, ele também passa a responder mais ao toque dos pais, mães e pessoas responsáveis.

No primeiro salto de desenvolvimento, o bebê poderá ficar acordado por mais tempo e é possível que ele possa até dar o seu primeiro sorriso social; ou seja, aquele que é intencional e não apenas um reflexo. Apesar disso, o bebê poderá chorar mais facilmente, exigir mais contato físico e poderá mamar por mais vezes e por mais tempo.

Salto de desenvolvimento 2 meses: compreendendo padrões

Esta é a oportunidade para apostar em livros infantis com bastante contraste!📚 Afinal, a visão do bebê está mais apurada e, por isso, ele já fixa o olhar, sobretudo nas figuras em preto e branco.

A partir do salto de desenvolvimento 2 meses, você pode estimular também o seu bebê colocando-o de bruços, praticando o tummy time. Você perceberá que, ao colocar um brinquedo na frente dele, ele já será capaz de bater suas mãozinhas no objeto. Por tudo isso, o bebê poderá mamar com mais frequência e ficar mais calmo quando está com você.

Salto de desenvolvimento 3 meses: aprimorando habilidades

Nesta fase do desenvolvimento infantil, além de conseguir ver os objetos mais claramente, o bebê tentará acompanhá-lo, movimentando os olhos e a cabeça na direção do item. Aos poucos, seu bebê também será capaz de agarrar um chocalho e bater com ele na mesa, por exemplo.

No salto de desenvolvimento 3 meses, o bebê poderá chorar ainda mais alto, como se estivesse gritando mesmo!😭 Você notará também que ele poderá começar a chupar o dedo.

Salto de desenvolvimento 4 meses: que som é esse?

Você se lembra daqueles grunhidos fofos, típicos dos bebês? Nesta etapa do desenvolvimento do bebê, a criança começará a emiti-los. E eles serão cada vez mais agudos e altos!💬

O bebê também procurará o pai ou a mãe quando estiverem fora do campo de visão. Apesar disso, é comum que o bebê passe mais tempo brincando sozinho. No salto de desenvolvimento 4 meses, é possível que a criança exija mais atenção e que tenha mudanças de humor mais bruscas.

Salto de desenvolvimento 5 meses: fazendo relações

Seu bebê começará a testar as consequências de algumas ações, como jogar um objeto no chão. Agora, ele também mostrará insatisfação, especialmente quando o pai, mãe ou pessoa responsável se ausenta.😰

Pouco a pouco, detalhes como etiquetas chamarão ainda mais atenção dele. Nesta fase, seu bebê poderá aparentar estar incomodado, chorando ainda mais. Por isso, o colo e a amamentação poderão ser grandes aliados nessa etapa do desenvolvimento infantil.

Salto de desenvolvimento 6 meses: começando a se integrar

Neste estágio, as pessoas poderão atrair ainda mais a atenção do seu bebê. As palavras também passarão a ter mais significado e ele poderá inclusive compreender algumas e evidenciar isso!

No salto de desenvolvimento 6 meses, o bebê começará a bater palminhas e a tentar engatinhar.👏 Seu bebê ficará mais carinhoso, demonstrando mais afeto e necessidade de passar tempo com você.

Salto de desenvolvimento 7 meses: o que é e para que serve?

Seu bebê passará a entender a função de alguns objetos e a tentar utilizá-los corretamente — tentar comer com uma colher, por exemplo. Ele também passará a pedir mais comida quando assim desejar, pois essa é uma fase em que o bebê apresenta mais suas vontades individuais. É um grande salto de desenvolvimento para os pais também!

Por isso, quando você o deitar, é possível que fique mais bravo ou incomodado. E ele poderá resmungar mais e com maior frequência!😩

Salto de desenvolvimento 10 meses: brincando com objetos

Agora, seu bebê poderá brincar e imaginar situações, exercitando o faz de conta.🌈Com quase um ano de vida, ele também observa mais o que os adultos fazem e tenta imitá-los. Assim, a visão do bebê está bastante apurada. 

A criança poderá ter ataques de raiva, mas isso é normal, tudo bem? O sono do bebê poderá ser abalado e, assim, ele costuma chorar com maior frequência.

Salto de desenvolvimento 17 meses: controle do seu corpo

Lentamente, seu bebê aprenderá a reconhecer suas emoções. Dessa forma, o período da desobediência poderá se iniciar justamente aqui, nesse período do desenvolvimento do bebê. Afinal, o pequeno ou pequena ainda não tem pleno controle da linguagem, mas deseja se comunicar!

Além disso, suas vontades são cada vez mais evidentes para si mesmo, ainda que o bebê tenha dificuldades de se expressar claramente. Possivelmente, haverá então um atrito na comunicação. Durante esse salto do desenvolvimento, seu bebê poderá ficar com menos apetite e também ter mais pesadelos.😴

5 dicas de como lidar com as mudanças durante o salto de desenvolvimento

➡ Durante os saltos do desenvolvimento do bebê, a criança poderá apresentar muitos incômodos e alterações no comportamento, como mudanças no apetite e no sono. Por isso, algumas dicas podem ajudar a amenizar os desconfortos de cada um desses saltos de desenvolvimento! 

1. Proporcione mais aconchego e proteção

Seu bebê se sente inseguro a cada salto de desenvolvimento, afinal, é tudo novo para ele e para você. Assim, é a hora para mantê-lo bastante protegido e dar muito carinho. 💞 Por exemplo, no salto de desenvolvimento 4 meses, ele poderá ter mudanças de humor — acolhê-lo nesses períodos é essencial!

Crie ocasiões de interação e ofereça tempo de qualidade, isso também auxilia no desenvolvimento infantil!

2. Crie uma rotina 

Apesar de parecer cedo, a rotina é essencial desde os primeiros saltos de desenvolvimento. É a rotina que trará segurança para o bebê mesmo nas horas de atrito. 

Por exemplo, no salto de desenvolvimento 7 meses, em que o bebê começa a comer com os talheres, é ideal que — mesmo com bagunça — os pais continuem permitindo que ele use a colher ou o garfinho.🍴

3. Estimule habilidades para cada salto

Novas habilidades são desenvolvidas pelo bebê a cada salto de desenvolvimento. Assim, conforme a característica de cada etapa, os pais podem estimular a interação e a descoberta com a ajuda de materiais específicos. 

Um exemplo é no salto de desenvolvimento 2 meses, no qual você pode dar um livro a ele já que sua visão está mais apurada, principalmente para imagens em preto e branco.📚

4. Faça cama compartilhada

Realizada de maneira segura e responsável, a cama compartilhada propicia segurança para o bebê. Durante cada salto de desenvolvimento, são tantas transformações que a cama compartilhada torna-se um lugar de conforto.🛌

Assim, no salto de desenvolvimento 17 meses, em que a criança pode ter pesadelos, fazer a cama compartilhada ajuda a acalmá-lo.

5. Mantenha a tranquilidade!

Os pais são o porto seguro do bebê: ele não consegue compreender o que acontece a cada salto de desenvolvimento; assim, cabe aos papais e mamães reconhecer cada etapa e tranquilizar-se e, acima de qualquer coisa, tranquilizar as crianças.

Acolhimento, proteção, carinho e amor ❣ são os ingredientes essenciais para superar e aproveitar o desenvolvimento do bebê. 

Tabela dos saltos do desenvolvimento

Existem estudos muito relevantes sobre os saltos do desenvolvimento infantil. Inúmeros pesquisadores, como Frans Plooij, se dedicaram a traçar de forma precisa esses padrões entre as crianças. Essas teorias podem ser encontradas facilmente na internet, por exemplo.

No entanto, para que você possa conhecer as habilidades correspondentes a cada salto do desenvolvimento do bebê, preparamos uma tabela com todas as informações que você precisa saber.❤️ Faça o download gratuito da tabela da Leiturinha e utilize-a no seu dia a dia em família.

Como a literatura pode ajudar em cada fase?

Os livros infantis são grandes aliados das famílias e ótimos companheiros para as crianças desde o primeiro salto de desenvolvimento!😌 Assim, os bebês já podem praticar a leitura compartilhada com seus pais, mães e pessoas responsáveis. Afinal, existem obras que estimulam os sentidos dos bebês! 🧠

Abaixo, confira algumas sugestões da Loja Leiturinha para sua família, que são apostas certas para agradar e se divertir com os bebês no desenvolvimento infantil

Tá na Hora do Banho: Lari, a Lagosta

Os livros de banho são outra opção maravilhosa para os saltos do desenvolvimento dos bebês! Por isso, Tá na Hora do Banho: Lari, a Lagosta é um livrinho que traz lindas ilustrações e textos que facilitam o entendimento dos bebês, além de um bichinho que acende em contato com a água. Os pequenos vão amar! 

👉 Veja o livro “Tá na Hora do Banho: Lari, a Lagosta” na Loja Leiturinha!

Luvinha: Animais do Brasil

As crianças irão amar conhecer e interagir com os animais do Brasil, enquanto leem as belas rimas escritas em uma linguagem simples!

👉 Confira o livro “Luvinha: Animais do Brasil” na Loja Leiturinha!

Leia mais

👉 Como o sono do bebê pode ajudar no desenvolvimento? 

👉 Tummy Time: o que é, benefícios e dicas para praticar com seu bebê 

👉 Como saber se é a hora certa para o desfralde?

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais