Como lidar com o Terrible twos, a fase da adolescência dos bebês

fev 26, 2022 | 0 - 3 anos, Bebê

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Você sabe o que são os terrible twos? De uma hora para a outra, aquele anjinho ou anjinha, que até outro dia era só amor e carinho, decide que a sua nova palavra favorita é “não”. Além disso, desenvolve alguns hábitos um tanto quanto difíceis de lidar, como se jogar no chão ou fazer a maior birra diante de uma frustração! 😩 Seja por não conseguir colocar as próprias meias, não poder escalar um móvel da casa ou não ganhar uma comida que deseja, por exemplo.

Se você se identificou com alguma dessas situações, é provável que seu pequeno ou pequena esteja passando pela adolescência dos bebês, fase também conhecida como terrible twos ou os terríveis dois anos. Por isso, vamos conversar sobre o tema e descobrir como lidar com essa fase tão desafiadora do desenvolvimento infantil? Acompanhe!

Leia mais:
👉 Meu bebê não dorme: o que fazer?
👉 Como ensinar seu filho a lidar com as emoções?
👉 O que fazer quando a criança tem ansiedade de separação?

Clube Leiturinha: assine já!

O que são os terrible twos?

De forma geral, os terrible twos podem acontecer entre 1 ano e meio e 3 anos de idade, quando os pequenos e pequenas ainda são chamados de toddlers. 👶 No entanto, essa fase costuma ter seu auge justamente quando os bebês completam 2 anos.

Neste momento, a criança passa a se perceber como um indivíduo, com desejos e opiniões próprias. Por isso, ela sente uma enorme necessidade de tomar decisões e fazer escolhas por si mesma. E isso faz com que, muitas vezes, os pequenos e pequenas se oponham às solicitações dos adultos.

Contudo, como os bebês ainda estão compreendendo suas emoções e sentimentos, ser contrariado também pode ser motivo para espernear, choramingar, se irritar e até gritar, por exemplo. Nesse sentido, a tranquilidade de outrora costuma ser substituída por uma explosão de rebeldia! 💥

Ao mesmo tempo, o pequeno ou pequena se desenvolve tão depressa, que você se pega o tempo todo surpreendido(a) com sua autonomia, não é mesmo? Ou, então, com suas frases e perguntas espertas, que deixam qualquer adulto encantado. Por tudo isso, os terribles twos costumam ser uma fase desafiadora, mas muito importante para o desenvolvimento infantil!

4 dicas para lidar com os terrible twos

De fato, não é nada fácil lidar com os altos e baixos dos terrible twos. Mas nós queremos ajudar: preparamos uma série de dicas para pais, mães e pessoas responsáveis lidarem melhor com essa fase tão cheia de emoções. Confira!

1. Organize a rotina com as crianças

A chance dos pequenos e pequenas ficarem irritados, e até explodirem em uma birra, é maior quando eles estão cansados, com fome ou frustrados. Por isso, manter uma rotina saudável e organizada diminui o estresse e a agitação dos bebês. Sobretudo, aquelas que estão passando pelos terrible twos.

Dessa forma, uma sugestão é estar sempre prevenido(a), com lanchinhos e frutas na bolsa. 🍎 Principalmente, se vocês forem ficar muito tempo fora de casa. Além disso, procure planejar o dia a dia da família, para que seu pequeno ou pequena não fique muito tempo sem dormir ou sem comer. Com certeza, isso deixará seu bebê mais tranquilo!

2. Acalme os pequenos e pequenas

Quando o bebê ficar irritado, por qualquer que seja o motivo, escolha conversar com calma. É fundamental manter a tranquilidade no momento de lidar com alguma birra ou frustração dos pequenos e pequenas. Afinal, você é o adulto e deve administrar a situação como maturidade, tudo bem? 😉

Para isso, explique com clareza que você entende os sentimentos da sua criança. Se possível, se abaixe e olhe nos olhos dos pequenos e pequenas. No entanto, explique por que ela não pode fazer determinada ação, já que pode se machucar, por exemplo. Então, ofereça alternativas, se coloque à disposição para ajudá-la ou tente distraí-la com músicas ou histórias.

Lembre-se de que o diálogo é sempre o melhor caminho para resolver conflitos, seja com adultos ou crianças. Além disso, conversar e não “bater de frente” ajuda o bebê a se acalmar e, aos poucos, compreender melhor suas próprias emoções.

3. Seja paciente e respeitoso(a)

Por mais difícil que seja manter a calma, é muito importante se esforçar para ser paciente com as crianças, sobretudo durante uma crise. Afinal, os terrible twos são apenas uma fase e muitos bebês passam por ela para construir sua identidade. Portanto, apesar de cansativa, é também uma fase fundamental para o desenvolvimento infantil.

Por isso, saiba que o seu pequeno ou pequena não age de tal forma apenas para te provocar, como se agisse de propósito. Faz parte do processo testar os limites dos pais, mães e pessoas responsáveis e buscar autonomia e independência, ainda que nas pequenas ações do cotidiano. Como ao se vestir, comer ou tomar banho sozinho(a), por exemplo.

Então, quando o bebê fizer uma birra, trate-o com respeito e carinho. Tente ver a situação através da sua perspectiva e lembre-se de acolher os pequenos e pequenas. ❤️ Gritar, ameaçar e até agredir as crianças são comportamentos violentos e não devem fazer parte do dia a dia de nenhuma família.

4. Não poupe carinhos, abraços e beijinhos

Em alguns casos, o bebê pode ficar tão nervoso e frustrado que machuca os outros e a si mesmo. Nesse momento, uma opção que pode funcionar é abraçar, pegar no colo e confortar os pequenos e pequenas. 🥰 Reforce que você entende que ela está sofrendo e que você está ali para ajudá-la. Então, faça carinho e dê beijinhos. Pouco a pouco, ela irá se tranquilizar.

No entanto, se você tentar trazer a criança para os seus braços e ela continuar agitada, deixe-a se acalmar. Se ela não estiver confortável, permita que ela fique mais afastada e não force os pequenos e pequenas a nada, ok?

“O melhor a fazer é esperar o momento crítico passar, sem dar muita atenção à criança. Normalmente, quando a birra acaba, elas sentem-se carentes e pedem colo”, afirma Sarah Helena, psicóloga, curadora na Leiturinha e mãe da pequena adolescente Cecília, de 1 ano e meio.

De forma geral, as birras acontecem porque o pequeno ou pequena não consegue lidar com suas próprias emoções, extravasando sua exaustão com choros e gritos. Por isso, depois que a criança estiver mais calma, aproveite este momento para conversar sobre seus sentimentos e ajude-a a compreendê-los melhor. Em seguida, proponha uma atividade ou uma brincadeira, como a leitura compartilhada de um livro especial, que envolva toda a família! 

Outras dicas que podem ajudar!

Como lidar com crianças desobedientes?

Quando a criança já é mais velha e compreende melhor as regras, seus direitos e deveres, e, mesmo assim, escolhe confrontá-los (seja em casa ou na escola), é importante que os adultos conversem com os pequenos e pequenas. Sempre de forma calma, colocando-se na mesma altura, e, principalmente, ouvindo-os.

Muitas vezes, um comportamento de desobediência está associado a causas secundárias. Por exemplo, o desejo por atenção. Ou, então, sentimentos e emoções com os quais a criança não está conseguindo lidar, como o medo, a raiva, a tristeza.

📚 Aprenda como lidar com crianças desobedientes.

O que você precisa saber para lidar com as birras?

A criança começa a chorar e, em poucos minutos, já está gritando, esperneando e se jogando no chão. Quem nunca passou ou presenciou uma cena dessas não sabe o que é sentir um misto de emoções, difícil de explicar e também de lidar, não é mesmo?

De fato, as birras dos pequenos conseguem deixar qualquer adulto sem ação. Principalmente, quando acontecem em público. Seja porque a criança quer um brinquedo ou porque não quer terminar a refeição. Então, como lidar com essas famosas crises de choro?

📚 Confira 8 coisas que você precisa saber para lidar com as birras do seu filho.

Morder, bater e xingar: quando devemos nos preocupar?

Conforme a criança cresce, ela aprende a falar, a expressar suas vontades de maneira mais eficiente e também passa a compreender melhor o que é certo e errado. Por isso, nesse momento, é fundamental que os adultos expliquem para os pequenos e pequenas que determinados comportamentos não são saudáveis. E que podem, inclusive, magoar ou machucar outras pessoas.

📚 Descubra como lidar com comportamentos agressivos na infância.

Dicas da Leiturinha para lidar com os terrible twos

E você, também tem uma pequena ou pequeno adolescente em casa? Então, que tal trabalhar os sentimentos com os pequenos e pequenas que estão passando justamente pelas diversas emoções dos terrible twos? Confira a seguir uma seleção especial da Loja Leiturinha para sua família enfrentar esta fase:

 Dance com as girafas

Aperte os botões deste livro musical e se prepare para dançar com as girafas e seus amigos! Em cada página dupla, além de encontrar um botão que toca uma melodia, cada grupo de animal ensina um simples passo de dança para você. No final você verá todos os passos juntos e poderá fazer a coreografia inteira. Uma forma perfeita para os bebês e pequeninos ficarem ativos e se divertirem! 😉

👉 Clique aqui para conferir o livro “Dance com as girafas” na Loja Leiturinha!

Luvinha: Animais do Brasil

As crianças irão amar conhecer e interagir com os animais do Brasil, enquanto leem as belas rimas escritas em uma linguagem simples! Luvinha com dedoches e livro de história acoplado.

👉 Clique aqui para conferir “Luvinha: Animais do Brasil” na Loja Leiturinha!

Meu Primeiro Teclado Musical – Vaquinha

Brinquedos que estimulam o desenvolvimento sensorial e a imaginação do bebê! O Meu Primeiro Teclado Vaquinha auxilia no desenvolvimento da visão, audição e tato da criança por meio de uma brincadeira divertida e musical. Possui diversas melodias, 13 teclas de notas musicais e 8 sons de animais! Estimula o aprendizado musical e reconhecimento de sons.

👉 Clique aqui para ver o “Meu Primeiro Teclado Vaquinha” na Loja Leiturinha!

Você gostou das nossas dicas para lidar com toda a fúria (e fofura) dos terrible twos? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, chegou a hora de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o melhor plano para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Ainda não sabe se um clube de livros é a opção certa para a sua família? Clique no banner abaixo e saiba todas as vantagens de fazer parte de um com as crianças! 😉

Por que fazer parte de um clube de livros com as crianças? Descubra!

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais