Meu bebê não dorme: o que fazer?

por | mar 11, 2021 | 38 Comentários

Meu bebê não dorme: essa costuma ser uma queixa comum entre os pais e responsáveis. Mas, afinal, existe alguma fórmula mágica para lidar com isso? Como vencer a privação de sono e aprender a dormir junto com o seu bebê? Embora as noites em claro sejam constantes durante os primeiros meses de vida dos recém-nascidos, é importante estar alerta às noites mal dormidas e ao sono agitado dos bebês. Afinal, essa fase deve ser temporária. Pensando nisso, o que fazer para ajudar os bebês a dormirem melhor? Veja nossas dicas!

Meu bebê não dorme: o que fazer?

Se fizeram noites infinitas desde que o meu bebê nasceu. Quando ele estava prestes a completar um ano de vida, nós já havíamos experimentado fórmulas e incansáveis rituais do sono. Hora em hora, noite adentro, eu e meu companheiro usamos de técnicas para tentar fazer com que o menino adormecesse… E nos privilegiasse com o descanso necessário para seguir a dura rotina que é cuidar de um bebê! Algumas vezes funcionou. Mas, em grande parte das vezes, as tentativas apenas fizeram com que a noite se tornasse mais dolorosa e cansativa.

Por isso, depois de tanto ler, estudar sobre o desenvolvimento na infância e buscar nos livros receitas mágicas para que ele dormisse em paz, finalmente, cheguei a algumas conclusões que podem te ajudar se esse for o seu caso. Acompanhe!

1. Bebês muito pequenos precisam acordar mais vezes

Se o processo de amadurecimento já é difícil para nós, adultos, imagine para os bebês que acabaram de nascer! Aprender a dormir, driblando os incômodos do desenvolvimento, é muito difícil. E assim como alguns de nós possuem mais habilidades para encarar os desafios da vida, existem sim alguns bebês que lidam com tudo isso com mais facilidade. E dormem melhor!

Além disso, nos primeiros meses de vida os bebês precisam mamar com maior frequência. No entanto, dar um super banquete antes do seu bebê dormir não irá resolver essa situação. A tarefa costuma ser cíclica mesmo. Por isso, na maioria das vezes, as noites dos primeiros anos de vida são sim turbulentas. E o seu leite não está fraco: enquanto uns mamam mais, outros precisam se alimentar com menor frequência. Bebês também possuem necessidades diferentes uns dos outros!

Nesse sentido, é a nossa expectativa que mais nos frustra nessa época. Afinal, esperar um bebê que durma a noite toda, faz com que o nosso bebê agitado seja visto como imperfeito. Contudo, eles são mesmo diferentes uns dos outros. E tudo bem! Nesta fase, é importante esquecer a frase “meu bebê não dorme” e mentalizar o mantra “vai passar”. E para o bebê dormir melhor vale tudo, até colocar o “som do útero” para embalar o sono dos pequenos e pequenas, por exemplo.

Uma hora ou outra, mais cedo ou mais tarde, isso se ajeita. Mas lembre-se de que existem dicas para ajudar a educar o sono do bebê, que podem contribuir para o estabelecimento de uma rotina de sono e ajudar a diminuir os incômodos causados pela privação de sono.

2. Saiba como funciona o sono do bebê

O sono do bebê possui alguns ciclos. E compreender como funciona cada um deles pode ajudar bastante! Por isso, esteja atento(a) aos movimentos dos pequenos e pequenas em cada um desses momentos.

O primeiro ciclo é conhecido como o sono ligeiro. Nessa fase do sono, o bebê ainda não dorme profundamente. Geralmente, ele está com as mãozinhas fechadas e reage quando você tenta tirar o peito da sua boca, por exemplo. Além disso, é possível notar que a sua respiração é irregular: ora acelerada, ora lenta. E há também a fase do sono profundo, na qual o bebê está totalmente relaxado e tranquilo. Ou seja, dormindo profundamente.

No entanto, essas duas fases se revezam e, durante a noite, o bebê transita entre os estágios de sono ligeiro e profundo. Ainda, é provável que, em alguns momentos do sono ligeiro, ele acorde e chore, pedindo cuidado.

3. Se possível, estabeleça uma rotina de sono e bons hábitos

De forma geral, uma rotina transmite segurança. Logo, bebês adoram rotinas! Por isso, é importante que, aos poucos, horários e rituais sejam definidos para que o bebê se acostume com o momento de dormir. Diversos teóricos e estudiosos do desenvolvimento infantil desenvolveram teorias que contribuem para o estudo do sono, e é quase unânime a defesa de uma rotina na hora de dormir.

Nesse sentido, o primeiro passo é definir quais serão os horários dedicados ao sono na noite da família. Por exemplo, das 23h às 6h da manhã. Então, duas horas antes desse período, inicie o ritual do sono. Às 21h, você deve começar a diminuir a luz e também os sons do ambiente, de forma gradual. Vá falando mais baixo e desligando os eletrônicos, por exemplo. Próximo às 22h, você pode começar a amamentar, caso o faça, ou a dar a mamadeira. Em seguida, leia uma história, comece a ninar o bebê ou coloque uma canção específica. Por fim, coloque o bebê no berço e permaneça ali fazendo carinho, para que ele adormeça na sua presença.

Além disso, durante o dia, olhe para seu bebê com atenção: alguém o estimula muito durante à noite? Ele tem tirado as sonecas corretamente durante o dia? Vocês usam telas no fim da tarde? Para além da rotina do sono, experimente incentivar também a autorregulação do seu bebê. Ou seja, é importante que ele durma na hora que ele quiser dormir. Assim como é importante aprender a mamar quando ele tiver fome. Afinal, a autorregulação é um aprendizado para toda a vida.

4. Esteja presente e dê segurança ao bebê

Deixar o bebê chorando sozinho não costuma ser uma boa opção. O momento de dormir já representa uma separação, pois é necessário se ausentar da presença do pai, da mãe ou responsável para adormecer. E isso pode ser difícil para os bebês. Imagine você acordar, sozinho, em um mundo que você mal conhece, sem suas figuras de referência?

Por isso, mesmo que você prefira não pegar o bebê no colo ou amamentá-lo, coloque sua mão sobre ele e fale baixinho, usando poucas palavras. Assim, ele saberá que você estará ali sempre e, aos poucos, sentirá mais segurança em adormecer.

5. Esteja confortável no momento de dormir

Nós sabemos o quanto é difícil levantar diversas vezes à noite para pegar o bebê no colo ou amamentá-lo. Por isso, coloque-o para dormir em um lugar que seja de fácil acesso para vocês. Lá em casa, nós optamos pela cama compartilhada, mas a fizemos de forma extremamente segura. Então, caso essa opção não seja possível para a sua realidade, opte por acoplar o berço à cama, por exemplo. Ou, então, coloque-0 no mesmo quarto ou em um cômodo próximo.

6. Pare de tentar receitas que te angustiam

Ver o nosso filho ou filha chorando não é legal. Por isso, se você estiver tentando alguma fórmula ou receita que está te angustiando, pare já. Siga seu coração! Por mais que pareça que essa situação irá te enlouquecer, não se esqueça que isso também vai passar.

Invista, então, em uma rede de apoio e comunique a sua dor para o seu companheiro ou para alguém que possa te ajudar. Além disso, durante o dia, invista em manter a sua mente sã, fazendo coisas que te dão prazer. Assim, será mais fácil enfrentar essa fase. E lembre-se de que não existe prova de amor maior do que deixar quem você ama dormir um pouquinho mais no sábado ou domingo, depois de incessantes despertares na madrugada.

Por fim, faça o seu melhor, sem se preocupar em acostumar mal a criança ou algo do tipo. Faça o que você acredita que é melhor para você, sua família e o seu bebê!

7. Cuide da sua saúde mental e, se preciso, procure ajuda profissional

Existem diversos profissionais bastante sérios e extremamente capacitados, que estudam o sono durante toda uma vida. Não estamos falando de pessoas que usam apenas métodos de extinção, baseados em cursos breves de treinamento para o sono. De fato, existem pessoas que realmente se dedicam à compreensão dos processos de sono na primeira infância e que podem te ajudar muito. Então, não receio ou mesmo vergonha de procurar por ajuda profissional, caso seja necessário.

Como a literatura pode ajudar?

Que tal ler um livro com o seu bebê antes de dormir? Ouvir uma história ajuda a relaxar e pode embalar o sono dos pequenos e pequenas. Além disso, esse momento de afeto e carinho pode ser importante para a troca entre adulto e bebê. Então, confira algumas sugestões da Leiturinha para que a hora de dormir seja mais tranquila!

Hora do Soninho

Meu bebê não dorme: Capa do livro Hora do Soninho

O livro Hora do Soninho, da editora Todolivro, é um livro de pano. Com uma narrativa simples e lúdica, e ilustrações coloridas e contrastantes, é ideal para os primeiros meses de vida do seu bebê. Além disso, o livro aborda o ritual de sono, sendo perfeito para esse momento do dia!

Por isso, leia o livro com o bebê, mostre as ilustrações, as ações dos personagens e aproveite para ensiná-lo sobre a hora de dormir.

Para comprar o livro Hora do Soninho, acesse o site da Loja Leiturinha. Para isso, clique aqui!

Hora de Dormir: Meu Primeiro Pop-Up

Meu bebê não dorme: Capa do livro Hora de Dormir - Meu Primeiro Pop-Up

Chegou a hora de dormir e o urso já se prepara para descansar. Para isso, ele toma um banho, escova os dentes e coloca o seu pijama! Que tal apresentar essa rotina de sono para o seu bebê através de um livro cheio de interatividade?

O livro Hora de Dormir: Meu Primeiro Pop-Up é um livro brinquedo, cheio de abas para as crianças descobrirem. Por isso, além de divertido, o livro estimula a imaginação dos pequenos e pequenas!

Se você gostou e quer levar o livro Hora de Dormir: Meu Primeiro Pop-Up para a sua casa, é só clicar aqui.

A Loja Leiturinha possui a melhor seleção de livros para bebês e crianças! Navegue pelas categorias e descubra livros incríveis sobre alimentação, emoções e sentimentos e clássicos literários para todas as idades!

Leia mais: 

Categorias:
0 - 3 | Bebês
Escrito por Caroline Lara
Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!
Relacionados
Você já fez simpatia para descobrir o sexo do bebê?

Você já fez simpatia para descobrir o sexo do bebê?

Assim que a gravidez é anunciada, o casal, os amigos e toda a família ficam sedentos por uma coisa: descobrir o sexo do bebê! Mas até a tão esperada resposta chegar, como segurar a ansiedade e a curiosidade? Afinal, antes do veredito do ultrassom, é possível...

Você já fez simpatia para descobrir o sexo do bebê?

Você já fez simpatia para descobrir o sexo do bebê?

Assim que a gravidez é anunciada, o casal, os amigos e toda a família ficam sedentos por uma coisa: descobrir o sexo do bebê! Mas até a tão esperada resposta chegar, como segurar a ansiedade e a curiosidade? Afinal, antes do veredito do ultrassom, é possível...

38 Comentários

  1. Raquel Cesconete

    Caroline eu faço exatamente tudo o que disse acima e meu bebê continua sem dormir direito.
    Minha percepção é que ele não chega no sono profundo na fase que chamo de segunda fase da noite.
    Nas três primeiras horas ele dorme bem, depois fica se mechendo o tempo todo, mais precisamente com as mãozinhas, ele tenta pegar as mesmas o tempo todo, tenho o costume de dar linhas mãos para ele se acalmar, ele se acalma mas demora demais a pegar no sono e logo acorda novamente.
    Um detalhe é: quase nunca ele chora, mas estou cansada, preocupada e com dó dele, pois não descansa.
    Obrigada

    Responder
    • Camila Beatriz

      Se ele sempre mexe com as mãos tenta dar paninho pra ele segurar , ou acostumar ele sempre com paninho na mão, assim ele quando despertar vai segurar o paninho e dormir novamente .

      Responder
  2. Adriana França de Medeiros

    Mamãe, um santo remédio pra mim, é dar banho!
    Mesmo à noite, fecho todas as correntes de ar, preparo um banho morno e isso estimula o embalo do sono longo e reparador

    Responder
  3. Amanda

    Minha bebê ate dorme normal a noite mas de dia ela não tira varias sonecas, ela dorme 1h ou max 2h , ela só tem 2 meses e meio. Sera q é normal?

    Responder
  4. Raquel

    Olá, meu bebê tem 2 meses, e na madrugada ele nunca dorme umq noite completa, isso é possível nessa idade?
    Ele sempre dorme no máximo duas horas, depois acorda totalmente disposto a ficar acordado por mais duas ou até três horas. Isso é muito desgastante.
    Estou tentando implantar a rotina do sono, mas tenho dificuldades em manter os horários.

    Responder
  5. Patrícia

    Minha bebê acorda umas 08:30, fica acordada até umas 11:00 deixo ela dormir um soninho rápido até 12:30 mais ou menos, as 14:45 deixo ela dormir outro soninho rápido (EU NÃO ACORDO ELA ) daí brinco com ela assim que ela acorda. Dai dou banho umas 18:30 hs todos os dias, lá pelas 19:30 vou escurecendo o quarto, lá pelas 20;30 dou mama e depois de arrotar deixo ela no meu colo por uns 30 min. para ela não vomitar e vou mimando ela., Quanfo percebo que ela está em um sono profundo coloco ela no berço. Ela acorda umas 3 vezes pra mamar e dorme de novo. Ela acorda na madrugada umas 00:00 as 4:00 e as 7:00 mais ou menos nesses horários aí. Todo dia faço a mesma coisa. Dou mama em livre demanda, assim que ela quer eu dou. Minha bebê tem 2 meses e 8 dias!

    Responder
  6. Cristiane

    Me identifiquei com a Fernanda, meu pequeno está com 34 dias e durante o dia dorme, somando todas as cochiladas que faz durante o dia, deve totalizar umas duas horas, só dorme no meu colo. Durante a noite, dorme umas três a quatro horas direto. Não ganhou muito peso no primeiro mês, mesmo amamentando livre, depois da consulta, o máximo que fica sem mamar é 45 minutos, estou cansada, mas principalmente preocupada com ele.

    Responder
  7. Pai com insônia

    Chega a ser engraçado pessoas com bebês de 2 meses reclamando que não dormem, que estão muito cansados. A minha tem 1 ano e não dorme desde sempre! Acostumem-se!!! Provavelmente, vai só piorar daqui pra frente.
    E nada disso aí que os sites falam dá certo. Gostei daqui pq não tenta ensinar fórmula mágica e fala apenas o óbvio: é preciso se conformar que há bebês que não dormem!

    Responder
  8. fabiane

    o meu bebe de 1 e 2 meses ate hoje nao dorme direito nem de dia nem de noite ele janta e pra dormir so no peito passa a noite toda acortando resmungando pra parar so o peito nao esta querendio pegar mamadeira nao sei se devo tira-lo do peito pra ver se dorme melhor

    Responder
  9. Taizes

    Meu filho te 1 anos e 4 meses, e desde que nasceu não tem uma noite de sono tranquila. Acabou dormindo comigo pois a livre demanda é até hoje, já tivemos problemas inclusive com a perca de peso por não se alimentar a não ser do leite materno. Técnicas não sei se testei muitas mas as que fiz com minha outra filha nunca deram certo. Ele se joga tanto que com menos de um mês quase caiu do berço em minha cama, um mundo completamente novo para mim. Ele nunca dormiu uma noite no berço, e ele não separa de mim nem para eu ir em outro cômodo da casa. Grita e chora demais se ver eu me afastando seja apenas para pegar um copo de água na frente dele. É muito desgastante. Meus braços ficam roxos e doem demais. Infelizmente perdi o pai dos meu filhos quando estava com 5 meses de gestação dele então minha vida está completamente do avesso até hoje. Mas quando dá eu respiro e penso que logo sentirei saudades dos meus pequenos partindo para suas vidas.

    Responder
  10. Rosana

    Parabéns pelo artigo, muito bem explicado. É possível sim ter um bebê calmo, relaxado e que durma bem. É necessário ensiná-lo a dormir. Como foi mencionado existe curso de treinamento do sono, curso rápido e online. Não se conforme com a irregularidade de sono do seu bebê. Lembrando que o sono é importantíssimo para a saúde mental dos pais, logo, se o bebê não dorme bem, mamãe e papai também não.

    Responder
  11. Nathiely Cristina e Silva Borges

    Minha bebê tem 9 meses, e ela tá numa fase meio complicada. Não sei se é gengivas coçando, se é manhaeo..Mas sei que faço todo ritual do sono ela dorme e passa uns 15 minutos 20 no máximo e acorda. Assim sucessivamente.. até perto das 4:30 da manhã, depois disso ela dorme até 6 horas…. To tentando desmamar a noite pra vê se o sono dela melhora. Mas realmente tá muito difícil
    Eu tô realmente virando um Zumbi. S.O.S

    Responder
  12. Naiana

    Procure o banco de leite, neném que mama o tempo todo, está com fome – mamando de forma incorreta – este foi o meu caso! Mas pode ter vários motivos, então sempre informe o pediatra de qualquer queixa.

    Responder
  13. Mila

    Gente estou com um bebe que vai completar 2 meses dia 29 de março. Tem noites que ele dorme bem mais outras não, no começo tinha dias que era cólicas outros dias gases até hoje ele dá muitos gases tem fez que percebo que ele fica com a barriguinha muito estufada, então eu dou o semeticona, deve ser a pega errada nas madruga. Bon agora estou vindo de três noites consecutivas que ele só quer dormi em cima de mim ou do pai, quando colocamos ele no berço ele acorda. Não é fácil. Até tento colocar uma rotina mais por eu ter um outro filho de 6 anos meu esposo uma noite sim outra não trabalha a noite fica bem complicado para mim . Mais para as mamães que estão bem cansadas olha realmente tudo passa fiquem em paz ,meu filho que hoje tem 6 anos não dormia até 1 ano de idade direito a noite hoje ele tá aí grandão dormindo bastante nada afetou o desenvolvimento dele e detalhe ele era de 7 meses nasceu com um 1kg. Então fiquem em paz tudo passa vamos vencer essas etapas delicadas da maternidade. Beijão a todas

    Responder
  14. Luiza

    tô igual você @Mila minha neném vai fazer 2 meses dia 6 de abril, ela dormia super bem, tinha uma rotina ótima! Agora já faz três dias que ela não dorme nada nem de dia nem de noite, só quer dormir se for em mim ou no pai se colocar no berço ou no carrinho acorda na hora. Eu não sei o que fazer, não sei se ela está sentindo algo. Realmente estou perdida e super exausta.

    Responder
  15. Ana Bispo

    Minha filha está fazendo 3 meses hj e, de umas duas semanas pra cá, ela está acordando mais vezes durante a noite. Antes tomava o complemento só na hora de dormir e fazia 4 a 5 horas sem acordar, agora está rejeitando o leite e só quer peito. Só que tenho a sensação de não satisfaze-la, já que ela dorme mamando e no colo, mas qdo coloco na cama, ela acorda e quer mais peito. Durante o dia ela só dorme no colo, de vez em qdo dorme de 3 a 4 horas, mas ela demonstra cansaço. Estou preocupada com o desenvolvimento dela.

    Responder
  16. Thaynara

    Meu filho trm 5 meses e de uns dias pra ca ele n para de chorar, ja levei ao pediatra e me disseram ser normal. Ele nao dorme direito, a não ser que esteja deitado de barriga oara baixo em cima de mim. Essa noite ele foi dormir 00h e acordou as 1h e pouca dormiu as 3h da manha e acordou chorando muito as 4h… dali pra ca, ele ficou acordando de 5 em 5 minutos chorando. Ja tentei dar remedio pra dor/cólica/entre outros q ele ja toma… e nada, dei chá de camomila e nao deu jeito.
    Ele mama peito em livre demanda

    Responder
  17. Camila Herculano da Silva

    Meu bebê faz um mês amanhã e de dia só mama e dormi quase não fica acordado,já anoite fica até altas horas acordado vai dormir quase 3 da manhã e acorda às seis

    Responder
  18. Cleidiane

    Mamães com bebês de 2 meses vocês precisam ter calma. Já ouviram falar em exterogestacao? Pesquisem e entendam. Antes dos 3 meses para o bebê ele ainda está no útero.

    A minha filha está com 7 meses, agora que já comece papinha e frustas que estou começando o processo de desmame noturno pra ver se ela come melhor. Também estou cansada, mas querer que bebês menores durmam uma noite inteira acho demais.

    Há dias que acho que vou enlouquecer, mas todos os dias minha filha me sorrir e vale a pena. Esperem no mínimo uns 6 meses para dizer se o bebê dorme bem ou não. E avaliem que as vezes a expectativa e nossa e a gente acha que o problema é o bebê.

    Responder
  19. IVANI GONCALVES CEZAR

    Tenho uma bebê de 7 meses. Desde sempre ela acorda mais de 5 vezes a noite. Agora o sono está ainda mais agitado e ela acorda chorando. Falam da crise dos 6 meses, do triângulo familiar, diminuição do apetite, crescimento dos dentes, mas na verdade nada disso explica essa falta de sono. Fico tão mal durante o dia por não dormir e fico pensando pq o bebê nao fica, pelo contrário, é cheio de energia.

    Responder
  20. Kelly

    A minha filha tem 10 meses até hoje nunca dormiu uma noite inteira, uma única vez quando tinha uns 4 meses lembro que ela deve ter dormido umas 10 da noite e acordado 4 da manhã… Nunca mais isso kkk. Aqui é desgastante, pavoroso, tem horas que vem aquele pensando de como que justo a minha filha não dorme, tantas mães por aí com seus filhos bonzinhos. Mas aí tbm já penso o outro lado que graças a Deus ela é super saudável, nunca teve nem gripe… Só sofre dos dentinhos qdn tão pra nascer, do contrário muito sadia. Só que eu sei como è difícil isso de não dormir, a minha faço cama compartilhada pq no berço tem espinho kk Gente só eu sei como é cansativo, é igual a moça ali do comentário falou tem que aceitar que sei filho é o da porcentagem que não dorme e que com o tempo só piora e pronto a gnt sofre menos quando aceita mas tenho fé que com uns 3 anos me de paz e uma noite toda de sono kkkkk Mas mãe é aquela história padecer no paraíso rsrs. Abraços mãezinhas guerreiras e adorei o texto!

    Responder
  21. Andressa

    Minha bebê tem 2 meses e faz os soninhos de no máximo 15 minutos e se ponha no berço já acorda, parece que tem espinhos🤭🤭🤭, já entei impor rotinas mas não tá fácil ela dorme só quando quer, pela manhã ela é mais tranquila mas a tarde fica muito brava e chora muito acho que é pelo fato de não dormir ai ela fica cansadinha fica brava e chora. A noite dorme melhor mas de madrugada costuma acordar e ficar até 3 horas acordada, estou muito desgastada😞

    Responder
  22. Pai com insônia 2

    Parabéns pelo blog, muito bom o texto.
    Mas rito algum funciona com meu filho.
    Ele está com 1 ano e meio e nunca dormiu uma noite inteira, e pra pegar no sono é uma luta.
    Já tentei diversos métodos, sucos, chás, banhos, música, nada funciona.
    O menino percebe que estamos apagando as luzes, diminuindo as atividades, ele já começa ficar irritado, correr e balançar a cabeça, faz de tudo pra não dormir.
    Com muito custo, depois de horas se debatendo, correndo, balançando a cabeça, as vezes até puxando o cabelo ou se beliscando, pega no sono (sempre quando se dá por vencido pede colo e dorme no colo), aí começa a segunda guerra. Não sai do colo por nada, vc tenta colocar ele no berço ou na cama e ele arregala os olhos como se nem estivesse dormindo. Depois de muito agaixa e levanta, consigo colocá-lo as vezes no berço, as vezes comigo na cama.
    Mas não dura nem 2h, se não estiver por perto ele logo acorda, se ficar por perto ou deitado ao lado dele em no máximo 2hs lá está o menino se revirando, subindo em cima, dando cabeçadas e tudo mais.
    O pediatra já passou diversos remédios para auxiliar, mas nada resolve, é o mesmo que dar água pro menino.
    Sigo rigorosamente a rotina, hora de mamar, de fruta, de almoço, de banho, de dormir.
    Mas desde sempre é muita luta pra fazê-lo dormir.
    (Hj mesmo, estou desde as 3h da manhã com o menino no colo, pq se coloca na cama ou berço ou sofá, o menino acorda)

    Responder
  23. Ilma

    Meu filho deste que nasceu numa dormiu a noite toda sempre acordar umas 4 vezes, ele tem 1ano é 6 meses, também a noite só quer ficar no peito, estou muito cansada

    Responder
  24. Leidiane

    Olá. Minha pequena tem 10 meses. Alguns dias pra cá ela nao esta dormindo direito quer dizer no berço dela. Mas isso é so a noite porque durante o dia nas suas sonecas ela dorme tranquila e serena. So a noite quando coloco ela no berço dorme umas 2 horas e dps acorda num choro. Pego no colo dou peito e faço dormi novamente na hr em q coloco no berço passa uns minutos ta ela chorando novamente. Ja nao sei mais o que fazer. Pego ela no colo e so assim ela dorme.

    Responder
  25. Tcheis

    Nossa, lendo esses relatos vejo o quanto casam bebê é único e como é difícil essa jornada. Tenhamos uma filha de 5 meses e gracas a deus ela dorme bem a noite. Acorda apenas uma vez pra amar. Dorme pelo menos 6 horas seguidas mas já chegou a dormir 8 horas direto. Agora de dia ela não cochila nada. No máximo 40 minutos no colo. Se colocar no berço ela acorda. Mas como dorme bem de noite e o desenvolvimento estão normal, o pediatra disse que tem bebês que não cochilam mesmo. E sei que sou abençoada por conseguir descansar a noite. E com ela funciona a rotina mesmo. Ela geralmente dorme entre 20:30 e 21h e desde as 19h já começo a rotina de dormir no escuro, mais calmo e dou de mamãe até dormir.

    Responder
  26. T.Ferreira

    Estava vendo o site para me ajudar a lembrar os motivos do bebê não dormir bem.
    Estou com um garoto de 2 meses e houve mudanças no sono dele.
    Mas, sei que vai passar.
    No entanto, o que me chamou a atenção foram os comentários.
    A minha primeira, sofreu também com o pouco sono noturno e diurno. Perdeu peso. Foram 1 ano e 9 meses.
    Após orientações, fiz duas coisas que acredito ter resolvido.
    Levei ela em uma pediatra homeopata e coloquei a situação e, principalmente, a saúde dela em oração.
    Graças a Deus, em menos de 2 semanas ela dormiu a noite e passou a ter cochilos diurnos melhores.

    Responder
  27. Lilian T L Freitas

    Tenho gêmeos de 11 meses, até hoje eles nao dormi a noite toda e bem boa parte dela,algumas raras vezes eles dormiram umas 5 horas direto mais nem lembro mais a última vez que isso aconteceu. De uma semana pra cá eles acordam a cada uma hora ,e nao dorme nem 2 horas durante o dia,e no meu caço a noite quando um acorda meu marido pega pra mim da peito ,quando ele dorme que nos deita o outro tbm acorda ai quando finalmente ele dorme passa umas meia hora e outro acorda de novo não sei mais o que fazer , dorme pra mim parece um sonho muito longe da realidade,nada funciona , rotina nenhuma funciona.

    Responder
  28. Sheila

    Meu bebê vai fazer dois meses sexta-feira. Ele nunca dormiu uma noite direto e é normal por que os bebês sentem fome, faz parte do processo de segurança deles. Ele costuma mamar a cada duas horas. Nos primeiros dias de vida ele passava mais tempo pra dormir, agora ele já está habituado e dorme relativamente rápido entre as mamadas, mas é isso, está cedo demais pra dizer que ele dorme bem…. acredito que precisamos ser pacientes até os pequenos se acostumarem

    Responder
  29. Bruna

    Meninas, li alguns comentários de bebês que dormem no peito e que quando são colocados no berço acordam querendo voltar a mamar. Acho muito valido essas mamães passsarem por uma consultoria de amamentação! Eu fiz e foi a melhor coisa!
    Muitas vezes a gente tira o bebê com do de acorda-lo, mas ainda falta a “sobremesa”.
    É importante sabermos identificar e entender esse processo. Ajuda muito na regulação da fome e do soninho do bebê!

    Responder
  30. Talita

    Minha filha tem 9 meses, ela trocou o dia pela noite. Faço de tudo pra ela dormir a noite toda, só tira uns cochilo rapidinho e acorda. Vai dormir umas 7horas da manhã e acorda umas 14h. Nao sei o que fazer, to virando um zumbi. Já faz 1 Mês que isso acontece. S.O.S

    Responder
  31. LIDIANE TIBOLA

    Meu bebê tem 1 ano e 4 meses e tem um sono muito agitado, se vira de um lado para outro a noite toda, estou muito cansada, não sei o que fazer para ele dormir um pouco mais

    Responder
  32. Lusinete

    Meu bebê tem 6 meses, e não dorme quase nada,desde quando nasceu,e hj com 6 meses está do mesmo jeito…quase não dorme…estou muito cansada.mais no meu caso,acho q é genética, pois meu primeiro filho também dormia muito pouco,começou a dormir bem,depois dos 2 anos e meio…hj ele tem 6 anos e dorme a noite toda…meu bebê acorda umas 10 vezes toda noite…aí eu durmo pouco,e meu pai e minha avó também, dormem pouco…por isso acho q é genética de família .

    Responder
  33. JOANA

    Minha filha tem 1 mês, de 1 semana pra cá, ela literalmente, não dorme das 23:00 até 5 da manhã. Ela mama, na hora de botar pra arrotar ela relaxa, depois dos 10 min. agita, começa a chorar, quer mamar novamente, tem que trocar a fralda.. fica nesse ciclo vicioso.. mama, arrota, desperta chora mama… quando dorme muito ê 30 min. Umas 2 a 3 vezes nesse período todo da madrugada

    Responder
  34. Adriana

    Minha bebê tem 1ano e 4 meses e ainda acorda muuuuuuito durante madrugada. Estou exausta. SOCORRO!!!

    Responder
  35. Gabrieli Oliveira

    Meu bebe também não dormia, era muito agitado então conheci o âmbar e deixou ele bem mais calminho, reduziu a febre.

    Responder
  36. Daniel

    Excelente texto. Meu filho tem 3 meses e dorme muito pouco. Minha esposa e eu cuidamos dele sem nenhuma ajuda, pois moramos em estado bem longe de nossos familiares. Ele acorda em intervalos de 3 em 3 horas a noite e pelo dia dorme em média 2 horas pela manhã e 2 horas a tarde, quase que sagradamente. Revezamos em tudo, desde a limpeza da casa… Em se tratar do nosso filho, vimos que há um limite muito tênue entre o que deveríamos impor ao bebê quanto horários rígidos, e o que eles necessitam de atividades para consumo de energia (já que as atividades são limitadas nessa fase), além de atenção e cuidados. Buscamos fortalecer o vínculo em atividades e cuidar para fornecer as mamadas e descansos o mais próximo do ideal possível, tentando criar certo equilíbrio. Vimos em diversos estudos que alguns bebês requerem mais atividade e atenção que outros, por isso evitamos comparações e padrões rígidos, apesar de inevitáveis. Uma coisa que ajudou muito foi criar harmonia entre ambiente e atividade. Usamos música, leitura e iluminação de acordo com o momento. Não forneço nenhum medicamento ou receita para sono, somente em caso de indicação médica ou doença, na imensa maioria das vezes são apenas medidas comportamentais não medicamentosas. Bebês não referem dor, não sabem se expressar. Aprendemos a reconhecer alguns sinais e sabemos que ao adequarmos temperatura, ampliarmos cuidados de higiene e alimentação adequada (no momento aleitamento materno exclusivo), já ajuda evitar problemas levando em conta que queixas comuns como cólicas são esperadas, até certo ponto, pela imaturidade digestiva. Realmente é um desafio. É um prazer termos como curadora a Dra Caroline Lara. Agradeço pelo texto.

    Responder
  37. talita

    oi meninas tudo bem eu também fui mãe recentemente e meu bebe já esta fazendo agora dois meses e ele não dormia, eu achei um metodo que resolveu os meus problemas agora meu bebe esta domindo 8 horas por dia, não sei se acontece o mesmo com voces mas espero de verdade que tenha sucesso assim como eu tive uhulll!!! rs
    bjinhos

    Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *