Meu bebê demora para dormir, e agora, o que fazer?

abr 27, 2023 | 0 - 3 anos, Bebê

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Meu bebê demora para dormir!😫 Essa costuma ser uma queixa comum entre pais, mães e pessoas responsáveis. Embora as noites em claro sejam constantes durante os primeiros meses de vida dos recém-nascidos, é importante estar alerta às noites mal dormidas e ao sono agitado dos bebês. 

Isso porque, assim como para os adultos, o sono do bebê😴 é o momento em que ele recupera as energias. Como tudo é novo, a descoberta do mundo também contribui para que ele use sua energia e, por consequência, fique cansado. 

Entender como funciona o sono do bebê e estar atento ao que pode ser feito para melhorá-lo é essencial nesse processo. A seguir, você confere essas e outras informações importantes! 

Meu bebê demora para dormir: o que fazer?

Os pais sentem que são noites infinitas desde que o bebê nasceu. E quando ele estava prestes a completar um ano de vida, possivelmente você já havia experimentado fórmulas e incansáveis rituais do sono.😴

Alguns deles funcionaram, mas, em grande parte dos casos, as tentativas apenas fizeram com que a noite se tornasse mais dolorosa e cansativa. E agora?😟 A verdade é que não existe receita de sucesso única para isso. Você já deve saber, mas a questão é que o que funciona para um bebê pode não ser tão eficiente para outro. 

👩🏻‍🍼Conhecer o seu bebê, criar um vínculo com ele e estar atento aos sinais que ele dá são algumas das dicas que podem iniciar essa jornada. São os primeiros passos para tornar o sono mais tranquilo. 

Informações importantes sobre o sono dos bebês

Em livros sobre desenvolvimento na infância encontramos dicas valiosas sobre essa fase do bebê. Por isso, se você também se preocupa pensando “meu bebê não dorme”, acompanhe o texto abaixo!👇🏼

Bebês muito pequenos precisam acordar mais vezes

Não há como negar: os recém-nascidos, em geral, não têm longos períodos de sono nos primeiros meses de vida. A mudança drástica do nascimento traz consigo uma nova adaptação ao mundo aqui fora.🌏

Aprender a dormir driblando os incômodos do desenvolvimento é muito difícil. Assim, se o bebê demora para dormir, por exemplo, ele possivelmente está lidando com uma grande carga de informação totalmente desconhecida para ele.😢 

Além disso, nos primeiros meses de vida, os bebês precisam mamar com maior frequência. 🍼👶 No entanto, dar um super banquete antes de ele dormir não resolverá essa situação! A tarefa costuma ser cíclica mesmo.

Outro ponto que merece atenção é a importância da higiene do sono. Trata-se de uma série de dicas e cuidados de preparação — não só da criança — mas também do ambiente e dos pais para a rotina do sono do bebê

Saiba como funciona o sono do bebê 

O sono do bebê 😴 tem alguns ciclos. Então, antes de concluir que “meu bebê não dorme”, é importante compreender como funciona cada um deles. Por isso, tenha atenção aos movimentos em cada um desses momentos.

✅ O primeiro ciclo é conhecido como o sono ligeiro. Nessa fase, o bebê ainda não dorme profundamente. Geralmente, ele está com as mãozinhas fechadas e reage quando você tenta tirar o peito da sua boca, por exemplo. Além disso, é possível notar que a sua respiração é irregular: ora acelerada, ora lenta.

✅ Em seguida, há a fase do sono profundo, na qual o bebê está totalmente relaxado e tranquilo. Ou seja, dormindo profundamente.💤

No entanto, essas duas fases se revezam e, durante a noite, o bebê transita entre os estágios de sono ligeiro e profundo. Ainda é provável que, em alguns momentos do sono ligeiro, ele acorde e chore, pedindo cuidado.

O sono do bebê ajuda no seu desenvolvimento, então, quanto mais você puder respeitar cada momento e auxiliá-lo a relaxar, melhor ele vai se desenvolver e mais ele vai crescer saudável e feliz!👶🏼

Se possível, estabeleça uma rotina de sono e bons hábitos

Não é somente o sono, a importância da rotina é largamente reconhecida na vida do bebê, ⏰pois transmite segurança; logo, os bebês adoram rotinas! Por isso, é importante que, aos poucos, horários e rituais sejam definidos para que eles se acostumem com o momento de dormir.

Diversos teóricos e estudiosos do desenvolvimento infantil elaboraram teorias que contribuem para o estudo do sono. E é quase unânime a defesa de uma rotina na hora de dormir!

🕗 Nesse sentido, o primeiro passo é definir quais serão os horários dedicados ao sono na noite da família. Por exemplo, das 23h às 6h da manhã. Então, duas horas antes desse período, inicie o ritual do sono. Às 21h, você pode começar a diminuir a luz e também os sons do ambiente, de forma gradual.

Vá falando mais baixo e desligando os eletrônicos📵, por exemplo. Próximo às 22h, você pode começar a amamentar (caso o faça) ou a dar a mamadeira. Em seguida, leia uma história, comece a ninar o bebê ou coloque uma canção específica.🎶Por fim, coloque-o no berço e permaneça ali fazendo carinho, para que ele adormeça na sua presença.

Além da rotina do sono, experimente incentivar também a autorregulação do seu bebê. Ou seja, é importante que ele durma na hora que ele quiser dormir, assim como é importante aprender a mamar quando ele tiver fome. Afinal, a autorregulação é um aprendizado para toda a vida.😉

Esteja presente e dê segurança ao bebê 

Deixar o bebê chorando sozinho😭 não costuma ser uma boa opção. O momento de dormir já representa uma separação, pois é necessário se ausentar da presença do pai, da mãe ou do responsável para adormecer. E isso pode ser difícil para eles. Imagine acordar sozinho em um lugar que você mal conhece, sem suas figuras de referência?

Por isso, mesmo que você prefira não pegá-lo no colo ou amamentá-lo, coloque sua mão sobre ele e fale baixinho, usando poucas palavras. Assim, ele saberá que você estará ali sempre e, aos poucos, sentirá mais segurança em adormecer.💕

Esse cuidado é muito importante e certamente diminuirá o tempo que seu bebê demora para dormir!🛏️

Esteja confortável no momento de dormir

É muito difícil levantar diversas vezes à noite para pegar o bebê no colo ou amamentá-lo. Por isso, coloque-o para dormir em um lugar que seja de fácil acesso para vocês!

Seja com a cama compartilhada, acoplando o berço à cama, colocando-o no mesmo quarto ou em um cômodo próximo, é preciso que você entenda o que funciona melhor para a rotina e para os hábitos de toda a família. 

As dicas para noites mais tranquilas devem considerar a realidade de vocês: precisa ser confortável para todos!💤

Pare de tentar receitas que te angustiam 

Ver o filho ou a filha chorando não é legal. Por isso, se você estiver tentando alguma fórmula ou receita que está te angustiando, pare já. Siga seu coração! Por mais que pareça que essa situação vai te enlouquecer, não se esqueça de que isso também vai passar.❤️

Invista em uma rede de apoio 👥e comunique a sua dor para o seu companheiro ou para alguém que possa te ajudar. Além disso, durante o dia, invista em manter a sua mente sã, fazendo coisas que te dão prazer na medida do possível. Assim, será mais fácil enfrentar essa fase.

Faça o seu melhor sem se preocupar em acostumar mal a criança ou algo do tipo. Faça o que você acredita que é melhor para você, sua família e o seu bebê!🧑🏻‍🍼

Cuide da sua saúde mental e, se preciso, procure ajuda profissional

Os pais transmitem para a criança tudo que eles sentem. Assim, cuidar da saúde mental🧠 é também garantir mais tranquilidade para elas. Durante a janela do sono do bebê, por exemplo, tente ao máximo criar um tempo de qualidade: isso garante segurança para ele e diminui a sua autocobrança. 

E quando o bebê dormir, se puder, utilize esse tempo para dormir com ele ou para fazer algo leve. Evite pensar em fazer atividades de obrigação: lembre-se da rede de apoio👭🏻e acione-a se necessário. 

⚠️ Mas, se você sentir que não está dando conta, é hora de buscar ajuda profissional. Não espere sentir que está no seu limite: nos primeiros sinais de esgotamento, peça ajuda. Só assim você poderá estar bem para ajudar seu bebê também! 

Meu bebê não dorme: como a literatura pode ajudar?

Se você também costuma repetir a frase “meu bebê não dorme”, que tal ler um livro 📚com ele antes de dormir?👂🏼Ouvir uma história também ajuda a relaxar e pode embalar os sonhos!

Além disso, esse momento de afeto e carinho pode ser bastante importante para o vínculo entre o adulto e a criança. Então, confira uma sugestão da Loja Leiturinha para que a hora de dormir seja mais tranquila!🌛

Livro Branca de Neve: Hora de Dormir

Uma obra interativa para dar um toque especial à rotina do sono do seu bebê é o livro “Branca de Neve: Hora de Dormir”; é a história clássica 📖contada de uma maneira única. 

O livro vem com fantoches de dedos 🤗que tornam o momento mais lúdico e divertido para os bebês e também para os pais. 

👉🏼Entre na loja Leiturinha e conheça o livro Branca de Neve: Hora de Dormir 

Rotina do sono do bebê: cuidado, paciência e amor

🌒Um bebê que demora para dormir e que não tem uma rotina de sono de qualidade não cresce de forma saudável, além de gerar uma autocobrança muito grande sobre os pais. Não há fórmula de sucesso ou fórmula mágica para lidar com essa situação: é preciso cuidado, paciência e muito amor. 

Acolher seu bebê, passar segurança e respeitar seu tempo🫶🏼é o melhor que você pode fazer para garantir que ele tenha um sono tranquilo, dentro das suas possibilidades e dos seus limites. 

A leitura é um dos recursos para criar esse vínculo nesse momento do sono e o Clube Leiturinha é o seu parceiro no desenvolvimento do seu bebê em todas as fases da infância. 

➡️ Conheça e faça parte do maior clube de livros infantis da América Latina!

Leia Mais!

👉🏼 Tummy Time: o que é, benefícios e dicas para praticar com seu bebê | Blog Leiturinha

👉🏼 Descubra o que é o salto do desenvolvimento do bebê | Blog Leiturinha

👉🏼 Alfabetização infantil com as melhores dicas | Blog Leiturinha 00

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais