O frio chegou e é muito comum que os pequenos fiquem mais doentes. Isso porque, nesta época do ano, costumamos ficar em ambientes mais fechados, o que facilita o contato com vírus e bactérias. Os pequenos, por sua vez, ainda estão em fase de construção do sistema imunológico. Portanto, é muito comum que eles fiquem mais gripados, por exemplo, que os adultos. Até os seis meses de idade, os pequenos ainda contam com o auxílio da imunidade das mães, que se dá durante a gravidez e amamentação. Depois eles precisam fortalecer suas próprias imunidades. Para isso, a alimentação é um fator primordial e que vai ser uma ótima aliada nesta missão. Então, para te ajudar, preparamos uma lista com 11 alimentos para fortalecer a imunidade das crianças nesse inverno!

1. Amamentação

Segundo a OMS, o ideal é que os pequenos se alimentem exclusivamente do leite materno até os seis meses. Depois disso, vem a introdução alimentar, mas ainda é recomendado que as crianças continuem mamando até os dois anos mais ou menos. Através do seu leite, as mamães passam aos pequenos os anticorpos que elas já adquiriram ao longo da vida. Assim, os pequenos ficam seguros de vários vírus e bactérias.

2. Água

Manter-se hidratado é sempre importante. A água traz diversos benefícios para saúde e, entre eles, para o sistema imunológico. Pois é como se fizesse uma “faxina” das toxinas no corpo. Além de ser rica em cálcio e magnésio, vitaminas essenciais para fortalecer a imunidade dos pequenos.

3. Frutas cítricas

Elas geralmente são ricas em vitamina C. A laranja, manga, abacaxi, morango, kiwi, goiaba, mamão, groselha, acerola, maracujá, limão, são frutas deliciosas e que fazem muito bem à saúde! Quem aí não gosta de um suco dessas frutas ou delas misturadas? Embora a vitamina C seja famosa por sua ação antioxidante e para a prevenção de gripes e resfriados, ela também traz diversos outros benefícios para a saúde. As frutas também são ricas em fibras, que auxilia o sistema digestivo, além de facilitar a absorção de ferro pelas paredes gástricas.

4. Vegetais verde escuros

O brócolis, rúcula, agrião, couve e todos os outros vegetais que têm essa coloração, possuem grande quantidade de ácido fólico e vitamina B9. Eles ajudam na formação e fortalecimento dos glóbulos brancos, que são responsáveis pelo sistema de defesa do corpo humano.

5. Sementes 

Aqui falamos de dois tipos de sementes: oleaginosas e leguminosas. Nos dois tipos estão inclusas: nozes, amêndoas, chia, linhaça, castanha de caju e do pará, feijão, vagem, grão de bico, lentilha e ervilha. Todas elas possuem bastante selênio,  zinco, vitamina E e ácidos graxos, todos esses compostos fortalecem o sistema imunológico.

6. Ômega 3

Alimentos como azeite, canola, peixes e as sementes oleaginosas (que falamos ali em cima) são muito ricos em ômega 3. Essa gordura é benéfica para o organismo, claro que em dosagens equilibradas, e possui ação antiinflamatória, o que ajuda muito a imunidade.

7. Alimentos probióticos

Estes são alimentos ricos em organismos vivos, o que ajuda a equilibrar as bactérias do intestino. Assim, fortalece a imunidade e também auxilia na absorção de vitaminas. Não são alimentos difíceis de serem encontrados, mas também existe a possibilidade de fazê-los em casa!

8. Alho e cebola

Geralmente, estas plantas são utilizadas como temperos. Mas, o que muita gente não sabe, é que são muito ricos em antioxidantes, rutina e quercetina, que também são antiinflamatórios naturais. 

9. Tomate

O tomate é um conhecido protetor do coração, pois é rico em licopeno. Ao combater os radicais livres, ele também ajuda no fortalecimento da imunidade.

10. Cogumelos

Os cogumelos comestíveis, como o shimeji, shiitake e o champignon, são ricos em proteínas, zinco e vitamina B12. Eles têm ação microbiana, antiinflamatória e antioxidante, além de combaterem o colesterol e diabetes.

11. Raízes

Inhame e gengibre são raízes muito benéficas para o sistema imunológico. Elas fortalecem as defesas do nosso corpo, além de eliminar toxinas. São super fáceis de misturar em sucos e vitaminas, fica ainda mais gostoso!

Todos esses alimentos são ótimos para o fortalecimento da imunidade do seu pequeno. Porém, é sempre importante lembrar que não é a quantidade consumida que tem essa função, e sim a variedade e qualidade. Também é importante ressaltar que um sistema imunológico saudável não se conquista de um dia para o outro, precisa de frequência, consistência  e equilíbrio!

Leia mais:

Profile photo of Paula Piffer

Estudante de Comunicação, faz parte do time de Conteúdo da PlayKids. Acredita que a literatura transforma as pessoas e a educação transforma o mundo!