Conheça as Surpresinhas Leiturinha do mês de julho

Jul 23, 2020 | Clube Leiturinha, Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Hoje vamos provar que as melhores duplas não são apenas as dos famosos da música. Quando o assunto é literatura, quais são as duplas que vêm à sua mente? Dom Quixote e Sancho Pança? Romeu e Julieta? Mônica e Cascão? Chapeuzinho Vermelho e Lobo Mau? Gepeto e Pinóquio? Os livros são como portas para o conhecimento e desenvolvimento de infinitas novas combinações. 

Pensando em outras duplas fundamentais para o desenvolvimento de seu pequeno, como a criatividade e a imaginação; a alfabetização e a ludicidade, criamos outra dupla incrível para a Surpresinhas Leiturinha deste mês: atividades para colorir e adesivos! 

A diversão e o aprendizado estão garantidos

Os primeiros traços e as primeiras combinações de cores; canetinha e lápis de cor; tinta guache e giz de cera são alguns exemplos de duplas que auxiliam no desenvolvimento da expressão artística. Eles devem fazer parte da vida dos pequenos desde cedo. Por isso, para os nossos Leitores Brincantes, a Surpresinha é a Fazenda Leiturinha: são duas folhas de adesivos com algumas partes já coloridas, para incentivar seu pequeno a completar com as cores. Elas têm o tamanho ideal para os pequenos dessa categoria. Eles ainda estão treinando sua coordenação motora e não conseguem adequar seus rabiscos e pinturas às folhas pequenas, como o papel sulfite.

Para os Pré-leitores e Leitores Iniciantes, a viagem é pelo espaço, numa combinação de planetas e letras, que auxiliarão na etapa de letramento. A arte proporciona aos pequenos o desenvolvimento de outras duplas importantes como a sensibilidade e as habilidades cognitivas; a criatividade e a paciência. Nesta idade, o pequeno já passa a se reconhecer como um indivíduo com personalidade, visão de mundo e habilidades próprias. Também começa a manifestar seus desejos, sentimentos e necessidades de outras maneiras e a expressão artística é uma delas. 

Já para os Leitores em Processo, Fluentes e Críticos, a brincadeira está completa com uma ilustração em doodle art (rabisco em inglês). Eles podem ser desenhos bem simples com significados ou apenas representar figuras abstratas. Normalmente, em doodle art encontramos caricaturas, personagens, formas geométricas e algumas frases. Na Surpresinha dessa categoria, apresentamos para seu pequeno uma nova dupla: arte e protagonismo.

O desenvolvimento também está garantido 

A dupla que usamos para a criação das brincadeiras propostas na Surpresinha Leiturinha é sempre: diversão e desenvolvimento. Sabemos que é por meio do brincar que as crianças reconhecem seus lugares no mundo, se organizam, treinam novas habilidades, se comunicam, expõem os seus sentimentos e pensamentos. O seu papel como adulto é garantir um ambiente seguro para que as crianças consigam aproveitar esse momento de brincadeira da melhor forma. Por isso, separamos outras duplas que podem te ajudar na mediação com a Surpresinha:

1. Atenção e cuidado

Atente-se à altura do seu pequeno para que a colagem do adesivo fique em uma altura confortável para que a brincadeira seja feita em pé ou sentado. 

2. Paciência e desapego

Sim, provavelmente alguns rabiscos sairão do adesivo e vão acabar pintando  a superfície onde ele estará colado. 

3. Criatividade e descobertas

Indique para seu pequeno quais os materiais que ele pode usar na brincadeira (indicamos o lápis de cor e o giz de cera). Pinte junto com ele, a fim de fazer combinações diferentes e novas pinturas, como pintar de olhos fechados ou com a mão que ele não costuma escrever.

4. Relaxamento e diversão

Peça para que o pequeno  pinte um pouco por dia, assim a brincadeira durará mais tempo. Ou então, deixe que ele pinte livremente, a fim de liberar a tensão e a ansiedade. 

Espero que tenham gostado das nossas dicas e das novas possibilidades de brincadeira. Conte para nós como seu pequeno brincou com os adesivos, onde colou e quais foram as descobertas nesse mês. 

Para receber Surpresinhas incríveis como essa e incentivar a leitura, a diversão e o aprendizado em sua casa desde cedo, faça parte do Clube Leiturinha!

Marina Monteiro

Sonha com um mundo onde todo mundo tenha acesso à educação. Publicitária que produz conteúdo e entrega, de maneira criativa, conhecimento e diversão.

    Acompanhe nossas redes sociais