Aniversário da Leiturinha, os melhores descontos pra incentivar a leitura infantil. Vem pro Clube! Assine agora

A leitura para crianças de 6 a 8 anos

por | fev 22, 2022 | 2 Comentários

Dos 6 aos 8 anos, as crianças começam a ler com maior autonomia, além de definirem melhor seus próprios gostos literários. Por isso, chamamos os pequenos e pequenas leitoras desta faixa etária de leitores iniciantes! Quer saber mais sobre os benefícios da leitura para crianças de 6 a 8 anos e como apoiá-las nessa jornada? Descubra agora mesmo! 📚🧒🏽

Leia mais:
👉 Como gostar de ler?
👉 A leitura para crianças de 3 a 6 anos
👉 A leitura para crianças de 9 a 10 anos

A leitura para crianças de 6 a 8 anos

Na fase de construção dos leitores iniciantes, que vai dos 6 aos 8 anos de idade, além de toda a imaginação, criatividade e energia, os pequenos e pequenas também passam a indicar de forma mais clara as suas próprias preferências, como em relação aos livros e temas que mais lhes interessam. Além disso, é aqui que as crianças criam uma visão mais crítica e também curiosa sobre o mundo que as cercam.

Por exemplo, é quando a famosa fase dos porquês está mais aflorada, e as crianças querem saber e compreender tudo! Também é nessa fase que o processo de alfabetização se dá de maneira mais intensa. Por isso, é justamente neste momento que acontecem as primeiras leituras autônomas. Ou seja, sem a necessidade da presença dos adultos.

Contudo, embora as crianças comecem a dar seus primeiros passos rumo à independência, os leitores iniciantes ainda devem ser acompanhados de perto pelos pais, mães e demais responsáveis. Isso porque cabe aos adultos fazer perguntas e guiar reflexões acerca das leituras infantis. 🤝

Ainda, vale lembrar que, dos 6 aos 8 anos, pode tornar-se um pouco mais difícil identificar as melhores opções de livros para as crianças. Sobretudo porque, quanto mais elas são expostas ao mundo, mais elas aprendem e seus gostos mudam. Por isso, é fundamental apresentar os pequenos leitores a diferentes tipos textuais, como livros clássicos, fábulas e contos, histórias em quadrinhos e muito mais!

Os benefícios da leitura para leitores iniciantes

Sabemos que a leitura e as histórias infantis proporcionam diversos benefícios, ao longo de toda a infância. Porém, dos 6 aos 8 anos de idade, os livros infantis também têm um papel fundamental no auxílio ao processo de alfabetização. Afinal, nesta faixa etária, a leitura incentiva as brincadeiras com as letras e palavras, amplia o vocabulário e estimula a organização do pensamento sequencial. 🧩

Além disso, a literatura infantil é uma ferramental fundamental para as famílias, já que ampara os pequenos e pequenas em diversas situações, como o dia a dia na escola, a chegada de um novo irmão ou irmã ou até a separação dos pais, por exemplo. Ainda, os ajuda a encontrar as respostas para seus tantos porquês e também traz novas questões a serem exploradas. Tudo isso de forma lúdica, divertida, com muita aventura e uma linguagem acessível para as crianças!

No entanto, é preciso que saibamos exatamente o que oferecer aos nossos pequenos leitores, não é mesmo? Afinal, a leitura deve ser estimulante e educativa, na medida certa. Então, como apoiar os leitores iniciantes? Como apoiar a leitura para crianças de 6 a 8 anos? Confira nossas dicas a seguir!

Como apoiar os leitores iniciantes?

Como a criança de 6 a 8 anos está em pleno processo de alfabetização, é interessante que o adulto mediador encoraje os pequenos e pequenas a ler e interpretar a história. Faça isso sempre que possível, pois assim vocês exercitam a leitura e a compreensão do texto!

Uma outra ideia para colocar tal sugestão em prática é revezar a contação da história. Isto é, primeiro, o adulto. E depois, a criança! Essa atividade também fortalece os vínculos familiares e pode ser um ótimo momento em família. 🥰

Além disso, essa experiência de leitura compartilhada pode ser bastante divertida. Afinal, poderão dar novos sentidos à história! Vocês podem contar e recontar a história, alterando os nomes dos personagens, suas características e muito mais. E se determinada personagem fizesse outra coisa, ao invés de ter feito o que fez? E se a resposta tivesse sido diferente daquela que foi dada? Essa brincadeira do “E se…” é uma excelente maneira de explorar toda a potencialidade do livro, sem perder a linha da brincadeira.

Ainda, como nessa fase a criança já está mais madura, aproveite as temáticas dos livros infantis para terem conversas mais complexas. Utilize a leitura para falar sobre comportamentos, emoções e sentimentos ou questões do dia a dia. É o caso do bullying, das amizades, da saudade e até do luto, por exemplo.

Ainda com dúvidas? Confira abaixo as principais questões de pais, mães e responsáveis na hora de ler para pequenos e pequenas de 6 a 8 anos de idade:

Meu filho não gosta de ler e não se interessa pelos livros. O que fazer para incentivá-lo?

Primeiro, busque conhecer os personagens favoritos de seu pequeno ou pequena, e procure livros infantis com eles! Esta pode ser uma boa maneira de tornar a leitura mais atrativa nesta fase. Lembre-se que toda literatura é válida, desde que ela desperte o interesse e o gosto pela leitura.

Depois, explore com sua criança os diferentes gêneros: quadrinhos, livros interativos, livros de contos e pequenas narrativas, livros de fábulas… Sempre atento(a) ao que mais lhe chama atenção!

E, claro, é preciso lembrar que a leitura para crianças de 6 a 8 anos deve ser sempre desafiadora e empolgante. Os leitores iniciantes podem se sentir mais animados com aqueles livros que os desafiam. Então, que tal tentar? 😉

Minha filha já está começando a ler, qual o melhor tipo de livro para ela?

Livros em caixa alta são ideais para que os pequenos e pequenas em fase de alfabetização reconheçam as letras e as palavras. Mas, de forma geral, fazer uma leitura pausada, apontando as palavras com o dedo, para que a criança também possa acompanhar, também pode contribuir para a alfabetização infantil.

Ainda, livros infantis que dão ênfase na formação das palavras também ajudam, como trava-línguas, rimas e onomatopeias, por exemplo. Isso porque eles auxiliam na identificação da sonoridade das palavras e da formação silábica!

Outro ponto que pode contribuir e estimular os leitores iniciantes, é buscar por livros que também sejam paradidáticos ou complementares àquilo que é estudado em sala de aula. Sobretudo, porque conseguimos incentivar ainda mais a curiosidade da criança!

Assim, que tal um livro sobre números quando as primeiras aulas sobre matemática surgirem? Ou, até mesmo, um livro sobre literatura brasileira, quando começarmos a tratar da história do Brasil? 😁 São algumas das nossas sugestões!

Já lemos em casa, mas gostaria de continuar incentivando o amor pelos livros. O que fazer?

Para apoiar os leitores iniciantes, visitar uma biblioteca ou livraria pode ser uma ótima ideia! Por meio desta visita, a criança poderá conhecer e entender melhor as estruturas destes espaços, além de aprender a buscar sozinho os seus livros favoritos!

Dessa forma, é possível tornar o momento da leitura ainda mais divertido, sem que isso soe apenas como mais uma atividade a ser cumprida. Pelo contrário, os livros irão se tornar parte da vida da criança! E ela poderá se tornar uma leitora porque, de fato, gosta de ler. ❤️

#ParaGostarDeLer: um guia completo de incentivo à leitura

Confira essas e muitas outras informações no guia exclusivo que preparamos para pais, mães e educadores(as) incentivarem a leitura entre pequenos e pequenas! 🤩 Para conhecer e baixar grátis este material e aproveitar todas as dicas e informações que nossas especialistas em desenvolvimento infantil prepararam com muito carinho, basta acessar #ParaGostarDeLer: Um guia completo de incentivo à leitura de 0 a 10 anos!

Dicas de leitura para crianças de 6 a 8 anos

Agora que você já sabe sobre os benefícios e a importância da leitura para crianças de 6 a 8 anos, confira as dicas da Leitura para sua família! A seguir, você descobre alguns livros fantásticos da Loja Leiturinha para incentivar a leitura nessa faixa etária:

O Tigre Que Veio Para o Chá da Tarde

O Tigre Que Veio Para o Chá da Tarde

Imagine só ter um tigre como companhia do chá ou café da tarde? 🐯 Foi exatamente isso que aconteceu com Sofia e sua mãe nesta divertida história! A imaginação infantil toma conta dessa narrativa inusitada em que o tigre toma chá e come uma porção de outras comidas deliciosas. Mas, e esse gatinho na rua? Como se parece com o Senhor Tigre! Bem, deixa para lá. Afinal, é bem mais interessante contar como foi quando o tigre veio para o chá da tarde! Com o livro O Tigre Que Veio Para o Chá da Tarde, as crianças irão se divertir com essa possibilidade, pois a fantasia recheia o imaginário dos pequenos e torna a vida mais prazerosa!

Publicado pela primeira vez em 1968, O Tigre Que Veio Para o Chá da Tarde é um verdadeiro sucesso mundial. O livro já foi traduzido para diversos idiomas e acompanhou várias gerações de leitores. Estima-se, inclusive, que já foram vendidos mais de 10 milhões de exemplares da obra em todo o mundo. Dessa forma, O Tigre Que Veio para o Chá tornou-se um dos livros mais populares e famosos para as crianças!

👉 Clique aqui para conferir o livro “O Tigre Que Veio Para o Chá da Tarde” na Loja Leiturinha!

O Mistério do Rino Sério

O Mistério do Rino Sério

O escritor Fernando Nuno desenvolveu o livro O Mistério do Rino Sério, um livro Original Leiturinha, pensando exatamente no gosto dos nossos pequenos leitores! Por isso, temos certeza que a criança irá se identificar com Zionte, um rinoceronte que prefere ficar quietinho, no seu canto. Mesmo que essa não seja a maior característica do(a) seu(a) pequeno(a), a introspecção está presente de forma unânime em alguns momentos da nossa vida!

👉 Clique aqui para comprar o livro “O Mistério do Rino Sério” na Loja Leiturinha!

Uma História para Ana

Uma História para Ana

O livro Uma História para Ana, também um livro Original Leiturinha, conta a história da Ana (uma menina curiosa que só ela!) e de seu pai, que no final aprende a gostar de contar histórias até virar um escritor, inspirado na sua pequena aventureira. Essa obra é uma homenagem à grande Ana Maria Machado! 😍

👉 Clique aqui para ver o livro “Uma História para Ana” na Loja Leiturinha!

Você gostou das nossas dicas de leitura para crianças de 6 a 8 anos? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, chegou a hora de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Categorias:
Leitura
Escrito por Sarah Helena
Mãe da Cecília, formada em psicologia, especialista em filosofia e mestranda em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.
E-book exclusivo Leiturinha
Relacionados
4 coleções de livros sobre meio ambiente para crianças

4 coleções de livros sobre meio ambiente para crianças

A preservação do meio ambiente é uma pauta importantíssima, que deve sempre ser levada em consideração em qualquer âmbito, seja ele familiar, social, individual, coletivo ou institucional. Há muitos anos, inclusive, esse assunto tem sido uma das principais...

O que é mediação de leitura?

O que é mediação de leitura?

Quais memórias você tem das histórias que ouvia na infância? Com certeza, havia ali uma outra pessoa te apresentando essa história, não é mesmo? Um pai, uma mãe, um avô ou uma avó, nossos irmãos ou até uma professora. Mesmo para crianças que já sabem ler sozinhas,...

Era uma vez uma família feliz: leia contos infantis para seu filho!

Era uma vez uma família feliz: leia contos infantis para seu filho!

Você já deve ter ouvido a expressão: o melhor presente é estar presente! Apesar de muitas vezes repetida, sobretudo em datas comemorativas, essa frase carrega um lembrete para pais, mães e pessoas responsáveis. Afinal, sua presença e participação ativa na criação dos...

4 coleções de livros sobre meio ambiente para crianças

4 coleções de livros sobre meio ambiente para crianças

A preservação do meio ambiente é uma pauta importantíssima, que deve sempre ser levada em consideração em qualquer âmbito, seja ele familiar, social, individual, coletivo ou institucional. Há muitos anos, inclusive, esse assunto tem sido uma das principais...

O que é mediação de leitura?

O que é mediação de leitura?

Quais memórias você tem das histórias que ouvia na infância? Com certeza, havia ali uma outra pessoa te apresentando essa história, não é mesmo? Um pai, uma mãe, um avô ou uma avó, nossos irmãos ou até uma professora. Mesmo para crianças que já sabem ler sozinhas,...

Era uma vez uma família feliz: leia contos infantis para seu filho!

Era uma vez uma família feliz: leia contos infantis para seu filho!

Você já deve ter ouvido a expressão: o melhor presente é estar presente! Apesar de muitas vezes repetida, sobretudo em datas comemorativas, essa frase carrega um lembrete para pais, mães e pessoas responsáveis. Afinal, sua presença e participação ativa na criação dos...

Como os livros infantis ajudam a criar crianças corajosas?

Como os livros infantis ajudam a criar crianças corajosas?

Por vezes, as crianças sentem medo: medo do escuro, de dormir sozinha, de trovões, de pessoas estranhas ou fantasiadas e de mudanças, por exemplo. Além disso, muitas crianças sentem medo de monstros, já que são criaturas assustadoras e ameaçadoras para muitas delas....

2 Comentários

  1. Alessandra

    Parabéns pelo blog! Sempre mostrando o melhora da leitura para o aluno o prazer da leitura entre as diversas formas de se ler!

    Responder
  2. MARCO AURÉLIO VIANA DOS REIS

    parabéns e muito obrigado pelo e-book .

    Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book gratuito! Vamos falar de conscientização ambiental com as crianças?

Descubra a importância do tema e o papel da literatura nessa jornada!

Boa leitura!