Nessa fase, além de toda a imaginação, criatividade e energia, os pequenos também passam a definir melhor seus gostos e a terem uma visão mais crítica e curiosa sobre o mundo que os cercam. É quando a famosa fase dos porquês está aflorada e as crianças querem saber e entender sobre tudo. Também é nessa fase que o processo de alfabetização se dá de maneira mais intensa, propiciando as primeiras leituras autônomas.

Os benefícios da leitura para crianças de 6 a 8 anos

Além dos benefícios que a leitura e a mediação de histórias proporcionam ao longo de todas as idades, nessa faixa etária os livros infantis também têm um papel fundamental no auxílio ao processo de alfabetização. Além disso, a literatura infantil pode ajudar os pequenos a encontrarem as respostas para os seus tantos porquês e novas questões a serem exploradas. Tudo isso de forma lúdica, divertida, com muita aventura e uma linguagem acessível!

Como fazer?

– Como a criança está no processo de alfabetização, é interessante que o adulto mediador a encoraje a ler a história e a interpretá-la, sempre que ela tiver vontade, pois assim exercita a leitura e a compreensão do texto. Uma ideia para colocar isso em prática é revezar a mediação da leitura, sendo que a cada hora um conta a história para o outro! Isso também fortalece os vínculos e pode ser um ótimo momento em família.

– Como nessa fase a criança já está mais madura, vocês podem aproveitar as temáticas dos livros para terem conversas francas sobre comportamentos, sentimentos ou questões do dia a dia.

– Aqui, a ideia de visitar a biblioteca ainda está valendo! O pequeno já é maior e pode conhecer e entender melhor a estrutura da biblioteca e, conseguindo buscar por si mesmo seus livros favoritos nas seções! Caso o cadastro de seu pequeno ainda não tenha sido feito, este é um ótimo para fazê-lo. Com certeza ele vai se sentir muito importante e independente!

Principais dúvidas na hora de ler para pequenos desta faixa etária

Meu filho não gosta de ler, não se interessa pelos livros, o que fazer para incentivá-lo?

Busque conhecer quem são os personagens favoritos de seu pequeno e procure livros com eles. Esta pode ser uma boa maneira de tornar a leitura mais atrativa nesta fase. Toda literatura é válida, desde que ela desperte o interesse e o gosto pela leitura. Explore com seu pequeno diferentes gêneros: quadrinhos, livros interativos, livros de contos e pequenas narrativas, livros de fábulas, sempre atento ao que mais lhe chama atenção.

Meu filho já está começando a ler, qual o melhor tipo de livro para ele?

Livros em caixa alta são ideais para que os pequenos em fase de alfabetização reconheçam as letras e as palavras. Mas, de forma geral, fazer uma leitura pausada, apontando as palavras com o dedo, para que a criança também possa acompanhar, contribui para a alfabetização infantil. Livros que dão ênfase na formação das palavras também ajudam, como trava línguas, rimas, onomatopéias, pois auxiliam na identificação da sonoridade das palavras e da formação silábica.

#ParaGostarDeLer: Um guia completo de incentivo à leitura de 0 a 10 anos

Confira essas e muitas outras informações no guia exclusivo que preparamos para pais, mães e educadores(as) incentivarem a leitura entre pequenos e pequenas! Para conhecer e baixar grátis este material e aproveitar todas as dicas e informações que nossas especialistas em desenvolvimento infantil prepararam com muito carinho, basta acessar #ParaGostarDeLer: Um guia completo de incentivo à leitura de 0 a 10 anos!

Profile photo of Sarah Helena

Mãe da Cecília, formada em Psicologia, especialista em Filosofia, sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, ela colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.