Oferecer uma educação de qualidade para os filhos é uma das principais preocupações dos pais. Afinal, o futuro profissional e pessoal das crianças começa, em grande parte, na escola. Assim, com diferentes linhas pedagógicas possíveis, se informar é fundamental para que a escolha da escola seja condizente às ideologias e interesses da família. A seguir, apresentamos uma das metodologias adotadas em algumas escolas brasileiras. A Pedagogia Waldorf tem como principal premissa formar seres humanos. Saiba mais sobre ela!
O que é Pedagogia Waldorf?
Em 1919, o filósofo alemão Rudolf Steiner, a pedido do dono de uma fábrica de cigarros, a Waldorf, no pós-guerra, desenvolveu a pedagogia com o mesmo nome da empresa. A Pedagogia Waldorf acredita que para conseguir um bom desenvolvimento intelectual é necessário existir uma base emocional sólida. Por isso, aposta em ambientes livres e cooperativos, sem provas e com forte apoio nos trabalhos manuais e na arte. Nesse sentido, o método se baseia no apoio ao desenvolvimento psíquico, espiritual e fisiológico das crianças. Hoje, já está implantado em 80 países dos cinco continentes. Com centros educativos em países como Estados Unidos, Chile, Argentina, México, Peru, Brasil, Colômbia, Equador e outros.
Quais as principais características e diferenciais do método?
Semelhante ao sistema de ensino da Finlândia, nos primeiros anos da criança na escola, trabalha-se sua base emocional. Portanto, no primeiro ciclo, de 0 a 7 anos, os pequenos aprendem através de jogos e brincadeiras ao ar livre, focando no estímulo dos seus sentidos, imaginação e criatividade. Apenas a partir dos 7 anos, inicia-se o processo de alfabetização, sempre buscando promover o desenvolvimento das capacidades de pensar e sentir, e fortalecendo sua autonomia e independência. Cada turma tem por volta de 20 crianças e, além das disciplinas do currículo educacional oficial, a grade inclui também aulas de artes, como música, teatro, dança, pintura, e também aulas de idiomas, como inglês e alemão.
Além disso, toda a arquitetura e estrutura da escola é cuidadosamente pensada, levando em conta o livre brincar, que coloca pequenos desafios de autonomia e desenvolvimento corpóreo a favor do autoconhecimento dos pequenos. Outros pontos importantes deste método são o fortalecimento do vínculo entre a escola e as famílias dos alunos, o estímulo a uma alimentação mais natural e saudável e o respeito a individualidade de cada criança, defendendo que os pequenos precisam se sentir seguros e apoiados para que suas virtudes possam aflorar.
Quais os benefícios desta metodologia?
– Há uma efetiva participação da família no dia a dia da escola.
– Aos professores, é oferecida uma formação e atualização permanente. Além disso, o vínculo entre professor e aluno é maior, pois existe apenas um tutor para cada etapa educativa.
– Forte estímulo ao respeito, autonomia, solidariedade e cooperação entre as crianças.
– O método acredita que uma criança compreendida e aceita rende muito mais. Por isso, as atividades escolares são personalizadas, permitindo que os pequenos levem tarefas escolares para casa de acordo com suas capacidades e interesses.
Leia também: