Bett Educar 2019: PlayKids marca presença no maior evento de educação e tecnologia da América Latina

maio 21, 2019 | Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Entre os dias 14 e 17 maio, São Paulo recebeu, no espaço Transamerica Expo Center, o maior evento de educação e tecnologia da América Latina, a Bett Educar 2019. O evento contou com a participação de mais de 230 empresas nacionais e internacionais, diversas palestras sobre temas relacionadas à educação, como práticas em sala de aula, inclusão, formação de professores, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Gestão; além de palestras inspiradoras com ícones como Augusto Cury, Leo Fraiman e Tânia Queiroz.

Na Bett, acreditamos em criar um futuro melhor pela transformação da educação. Nossa missão é reunir pessoas, práticas e tecnologias para propiciar o desenvolvimento dos educadores, maximizando a aprendizagem dos alunos. – Missão Bett Educar

Entre as ruas e pavilhões, cerca de 22 mil participantes da comunidade educacional de todos os estados brasileiros ávidos para conhecer as novidades tecnológicas, socioemocionais e as práticas e metodologias que despontam e inovam o mercado do ensino.

PlayKids marca presença no maior evento da educação e tecnologia da América Latina

E claro que, se falou em transformar o mundo através da educação, falou em PlayKids! Com representantes da área de Conteúdo e Comunicação, estivemos por lá para garimpar e ficar por dentro dos debates mais atuais acerca de educação e tecnologia. Confira tudo o que vimos e ouvimos durante os quatro dias da Bett Educar 2019!

BNCC e Habilidades Socioemocionais

A Base Nacional Comum Curricular que entrará em vigor em 2021 era tema constante nos stands e palestras. A grande novidade advinda da mudança é o trabalho focado e pautado pelas Habilidades Socioemocionais, que atribuem características de autoconhecimento, empatia, comunicação e auto imagem associadas às matérias curriculares como português, matemática e geografia.

A preocupação com as habilidades socioemocionais é tema mundialmente em pauta, posto que, com cada vez mais frequência, vemos o mercado de trabalho dando atenção à inteligência emocional e ao modo de agir e se colocar do indivíduo, considerando as habilidades cognitivas como algo que pode ser ensinado e moldado através de cursos e formação. Em um mundo que exige criatividade e inovação, não adianta ter apenas conhecimento isolado do modo de ser e agir do indivíduo, e é nesse contexto que as escolas mais respeitadas, como em países como a Finlândia, se pautam.

Inclusão

Outro tema bastante discutido foi inclusão, em todos os sentidos, desde as deficiências cognitivas e motoras até a oportunidade semelhante de aprendizado para todos os alunos.

Afinal, a sala de aula é e será sempre composta de indivíduos diferentes, indivíduos portando ou não de alguma habilidade especial, já são diferentes por natureza. E o professor, cada vez mais, precisa se capacitar para lidar e atender às diferentes demandas. Eliminar a sociedade segregacionista é a etapa inicial para que as pessoas tenham “direito a diferença na igualdade de direitos”, como falado por Ana Mayra Samuel da Silva, em sua palestra sobre o tema.

Tecnologia e Educação

Posto que motivação e a vontade são os principais precursores do aprender, a tecnologia, por despertar interesse nato e conversar diretamente com os jovens, desponta como forte aliada na educação. Cada vez mais as escolas procuram se inovar em todos os sentidos, desde a comunicação com os pais, a parte financeira, e principalmente, na sala de aula. Com mecanismos que facilitam a sala de aula invertida, gamificação e outros recursos que tornam o aprendizado significativo.

Cultura Maker

Colocar o aluno como protagonista do aprender é eficiente por inúmeros motivos, o principal deles é que motiva no jovem senso de responsabilidade e o aprender sinestésico (misturando diferentes sentidos), é o tal da mão na massa. Além disso, esse aprendizado torna o contexto multidisciplinar, pois aplica a metodologia STEAM, que consiste em ensinar conceitos de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemáticas simultâneamente. Tem a ver com colocar um contexto real, na qual as matérias conversam e se auxiliam, contrapondo o ensino “antigo”, de matérias individuais.

Inspirados para continuar empenhados na missão de ensinar com diversão para fazer um mundo melhor

Após tantos dias e tanto aprendizado, o sentimento que fica é de que estamos no caminho certo com o trabalho que realizamos tão cuidadosamente em cada um dos produtos PlayKids. Afinal, muito mais do que profissionais capacitados, precisamos formar seres humanos melhores, mais completos e mais felizes. E para isso, nada melhor do que educação, literatura, tecnologia e momentos compartilhados em família!  

Leia também:

Nathalia Pontes

Mestre em Psicologia da Educação, educadora e escritora, acredita que aprender é uma combinação entre autoconhecimento, troca e curiosidade pelo novo. É apaixonada por educação, desenhos, viagens e literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais